Pernambucano

Com Náutico, Central, Sport e Santa Cruz, começa o mata-mata pelo título de Pernambuco

Foto: Léo Lemos/@nauticope

Quartas de final começam nesta quarta-feira

O Sport é o único representante de Pernambuco na elite do futebol brasileiro. Esclarecido isto, pode-se dizer que é uma surpresa vermos o Náutico e o Central terminarem à frente do Leão na fase de classificação. Agora, os oito sobreviventes, independentemente da posição alcançada, lutam no mata-mata para ficar com o título. Um detalhe: não há duelos de volta!

 

Náutico x Afogados

O Náutico faz uma grande campanha neste início de temporada e sonha em quebrar o jejum de títulos estaduais. A última vez que o Timbu foi campeão foi em 2004. Os alvirrubros enfrentam uma verdadeira maratona saudável que envolve a Copa do Brasil e o Nordestão, além do Estadual. Por este último, os alvirrubros bateram o Bahia no fim de semana por 1 a 0, gol de Robinho. No certame nacional, decide a vaga na quarta fase com o Cuiabá.

O Afogados faz a sua melhor participação na história. O treinador Pedro Manta garante saber surpreender o Náutico, mesmo após a derrota de 2 a 1 para o mesmo adversário na primeira etapa.

Acredito que o Náutico goleie: 4 a 0.

 

Sport x Santa Cruz

Mais importante que falarmos deste jogo é pedir paz às torcidas e que as autoridades consigam manter calmo os ânimos. Esperamos que as cenas lamentáveis do último clássico não se repitam.

Invicto há dez compromissos e vindo de um empate em 1 a 1 com o CRB pelo Nordestão, Júnior Rocha ganhou uma ótima dor de cabeça. É que os reservas do Tricolor estão com ótimo rendimento em campo, bom preparo físico e estão fazendo por merecer serem titulares. A questão é que apenas onze podem jogar e o treinador ganhou um “problemão”. A Cobra Coral tratou de enfatizar que o Sport é favorito, pois atua na Ilha do Retiro e está na Série A nacional, dois níveis acima do Santinha.

O Leão modifica seu plantel. Emprestou Rithely ao Internacional e trouxe Ruy, do Coritiba, também por empréstimo. A diretoria rubro-negra teme ficar muitos meses se atividade do futebol profissional, caso perca o dérbi. É que o Sport já caiu na Copa do Brasil e optou por ficar de fora do Nordestão. Nelsinho Baptista pode contar com vários atletas que estavam sendo poupados ou que eram tratados no departamento médico. São eles Rogério, Anselmo, Fabrício e Fellipe Bastos.

O Santa Cruz está em ascensão e deve surpreender o Sport, que está em queda livre. Para apimentar ainda mais o clássico, lembro que quem for desclassificado ficará de fora da Copa do Brasil de 2019, pois apenas os três primeiros se classificam para ela. Para o Nordestão, a vaga ainda pode vir pelo ranking da CBF, pois o “Pernambucanão” classifica apenas seu campeão e vice para a edição do regional de 2019.

 

Central x América

O Central voltou a ganhar destaque no cenário futebolístico. Há muito tempo que os alvinegros não tinham um time tão bom. Alcançou as semifinais na segunda posição e já assegurou presença na Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. O América também se garantiu na contenda nacional, graças à sétima posição.

Em Caruaru, o Central ganha: 2 a 0. Vale lembrar que no turno, a Patativa do Agreste venceu em Recife por 1 a 0.

 

Salgueiro x Vitória das Tabocas

Quando se chocaram pela primeira fase, eles não saíram do 0 a 0. Agora, apenas um seguirá adiante rumo às semifinais. No Cornélio de Barros, o mais experiente Carcará deve espantar a zebra. O Taboquito já se contenta com a classificação para a quarta divisão do Brasileirão.

 

Série A-2

O Campeonato Pernambucano da segunda divisão será disputado no segundo semestre. Atlético Pernambucano (de Carpina) e Serra Talhada, que desceram da elite ao final da edição de 2017, tentam retornar rapidamente ao andar de cima.

Os demais concorrentes são Cabense (de Cabo de Santo Agostinho), Centro Limoeirense (de Limoeiro), Chã Grande, Decisão (de Bonito), Ferroviário (de Cabo de Santo Agostinho), Íbis (de Paulista), Petrolina (de Pesqueira), Porto (de Caruaru), Sete de Setembro (de Garanhuns) e Vera Cruz (de Vitória de Santo Antão).

Apenas o campeão será promovido.

 

Quartas de final do Campeonato Pernambucano de 2018

Quarta-feira, 14 de março:

  • 20h00: Salgueiro x Vitória das Tabocas – palpite:
  • 20h00: Central x América – palpite: Central.
  • 21h45: Sport x Santa Cruz – palpite: Santa Cruz.

Domingo, 18 de março:

  • 16h00: Náutico x Afogados – palpite: Náutico.

 

Classificação final da 1ª fase

  1. Náutico, 19 – Quartas de final.
  2. Central, 19 – Quartas de final.
  3. Sport, 17 – Quartas de final.
  4. Salgueiro, 14 – Quartas de final.
  5. Vitória das Tabocas, 13 – Quartas de final.
  6. Santa Cruz, 13 – Quartas de final.
  7. América, 12 – Quartas de final.
  8. Afogados, 12 – Quartas de final.
  9. Flamengo de Arco Verde – 9
  10. Pesqueira – 6 – Série A-2.
  11. Belo Jardim – 6 – Série A-2.