Copinha

Com Corinthians eliminado, pega fogo a briga pelo título da Copa São Paulo

Foto: São Paulo FC - Facebook oficial

Quartas-de final da Copinha começam nesta quinta-feira, e têm Palmeiras, Flamengo e Inter como favoritos

As partidas desta quinta-feira definiram mais quatro equipes que seguem vivas para a disputa das quartas-de-final da Copa São Paulo. A grande surpresa ficou por conta do Corinthians, que era o favorito para conquistar o título pela 11ª vez, mas foi eliminado ao perder por 2×0 para o Avaí. O Palmeiras superou o Vasco pelo mesmo placar, e ainda sonha com uma conquista inédita. Na Arena Barueri, o Flamengo fez o que se esperava, e levou a melhor sobre o Audax pela contagem mínima. A Portuguesa fez o mesmo contra o Goiás, e também conseguiu cavar sua vaga entre os oito melhores da Copinha.

Confira como ficou a configuração para a próxima fase e saiba o que esperar de cada um dos jogos.

 

São Paulo x Vitória

Logo na abertura dos trabalhos, teremos um embate entre dois times que até aqui se caracterizaram pelo futebol ofensivo. São Paulo e Vitória têm um encontro marcado na quinta-feira (18), às 16 horas (horário de Brasília), em Ribeirão Preto.

O Tricolor paulista terminou a fase de grupos como o time de ataque mais positivo, com um total de 13 gols anotados em três partidas. O ritmo diminuiu um pouco na segunda fase, mas ainda assim venceu com muita autoridade a Chapecoense (2×0), o Botafogo-SP (1×0), e em seu mais recente compromisso, levou a melhor sobre o Cruzeiro (1×0).

O Vitória teve um início fulminante com duas goleadas sobre o Atibaia (5×2) e o Globo FC (5×0), mas deu um susto no seu torcedor ao tropeçar diante do Primavera-SP (1×0). Na segunda fase, recuperou o bom futebol para golear o Ituano (4×1), devolver o resultado contra o Primavera-SP (1×0), e, finalmente, despachar o Londrina com um placar apertado (2×1)

O favoritismo é do São Paulo, que já ficou com o título em 1993, 2000 e 2010, mas o Rubro-Negro baiano conta com dois dos maiores artilheiros das competição, Luan, autor de seis gols, e Eron, que já anotou cinco, e tem todas as condições de surpreender.

 

Santos x Internacional

Ainda no sábado, Santos e Internacional se enfrentam às 18:30, em Franca. Os dois times fizeram campanhas muito parecidas na fase de grupos. O Alvinegro Praiano venceu o América-RN (3×0), o Aliança-CE (3×0), e o Novorizontino (3×1), e terminou na primeira colocação do Grupo 04. Já o Colorado, superou o Boavista (2×0), o Capital-FC (2×1) e o Osvaldo Cruz (6×1), para também concluir a primeira fase como líder da Chave 06.

A partir da terceira fase, porém, o time gaúcho deslanchou, e aplicou duas goleadas consecutivas sobre o Boavista (5×1) e a Desportiva Paraense (4×0). Com o atacante Brenner iluminado, o Internacional chega em um melhor momento para esta disputa.

O Santos não foi mal na fase de mata-mata, passou nos pênaltis pelo Mirassol (1×1- 5×4), e posteriormente superou Figueirense (3×1), e Atlético Paranaense (2×0). As três atuações foram corretas, mas sem o mesmo brilho apresentado pelos adversários.

O Peixe foi um dos poucos times que desbancaram o Corinthians nos últimos anos, e venceu a Copinha pela terceira vez em 2011. O Inter tem uma conquista a mais, mas não levanta a taça desde 1998.

 

Palmeiras x Portuguesa

Na sexta-feira, a bola rola à partir das 19:20 para Palmeiras x Portuguesa no palco histórico do Pacaembu. Graças aos seus garotos, a Lusa está de volta aos holofotes depois passar os últimos anos às voltas com questões judiciais.

A Portuguesa fez uma campanha impecável na primeira fase, e com três vitórias sobre Teixeira de Freitas (1×0), Remo (2×0), e América (4×2), foi a primeira colocada do Grupo 32. Entretanto, teve bem mais dificuldades na segunda fase, precisou das penalidades para passar por São Paulo-AP e Atlético Mineiro, e por pouco não deixou escapar uma vitória que parecia garantida diante do Goiás (1×0).

A vitória sobre o Vasco nas oitavas consolidou o Palmeiras como grande favorito para conquistar o título da Copinha pela primeira vez. Em mais uma grande atuação, o Verdão não deu chance aos cariocas, e venceu por 2×0. O artilheiro Fernando voltou a deixar sua marca, e anotou o gol que deu números finais ao duelo. Antes, a equipe já havia superado Luverdense (3×0), Moto Clube (5×0), e Botafogo-PB (2×0), além de um empate com o Taubaté (1×1). O ponto alto de sua campanha, entretanto, foi a goleada por 7×0 imposta em seu segundo duelo contra o time taubateano. Sob o comando de Wesley Carvalho, a garotada palmeirense tem tudo para avançar de fase.

 

Avaí x Flamengo

No jogo que fecha a rodada, na sexta-feira, às 21:30, a expectativa era pela presença do Corinthians na Arena Barueri. O Timão é o maior vencedor da competição, com dez títulos, e ficou com o caneco quatro vezes na última década.

Ignorando este retrospecto, o Avaí contrariou os prognósticos para vencer o duelo das oitavas-de-final pelo placar de 2×0. Sem grande alarde, o time catarinense construiu uma trajetória muito interessante, com triunfos sobre RB Brasil (1×0), São José-RS (2×1), e Paulista (1×0).

O Flamengo, por seu turno, mostrou ótima capacidade de superação depois de perder Hugo Souza, Pepê Vilardi, Lucas, Wendell, Patrick e Michael, atletas que deixaram o plantel para se juntar aos profissionais. Ao longo da competição, o time tropeçou apenas uma vez, quando enfrentou o Aimoré, pela segunda rodada, e ficou no 1×1. Nas outras partidas, goleou o Ji-Paraná (6×0) e o Elosport (5×0), além de vencer o Oeste (2×0), o Coritiba (1×0), e o Goiás  (1×0) por margens mais modestas.

O Mengão conquistou o tricampeonato da Copinha em 2016, e é um dos times mais cotados para ficar com o título novamente. Contudo, depois que o Avaí aprontou para cima do Corinthians, todo cuidado é pouco com o Leão da Ilha.

 

Jogos das quartas-de-final da Copa São Paulo 2018

Quinta-feira, 18 de janeiro

  • 16:00 – São Paulo x Vitória – Palpite: São Paulo
  • 18:30 – Santos x Internacional – Palpite: Internacional

Sexta-feira, 19 de janeiro

  • 19:20 – Palmeiras x Portuguesa – Palpite: Palmeiras
  • 21:30 – Avaí x Flamengo – Palpite: Flamengo