Copa Libertadores

Classificados, Flamengo e River lutam pelo 1º lugar no Grupo 4 da Libertadores

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Reprodução

Repleto de desfalques, mas em paz com a torcida, Rubro-Negro quer a vitória hoje à noite no Monumental de Nuñez para jogar com vantagem a próxima fase da competição.

Diferente do clima tenso de 2017, quando encerrou sua participação na fase de grupos da Libertadores com uma derrota para o San Lorenzo e, pela terceira vez seguida deixou a competição continental antes do mata-mata, o Flamengo desembarcou em Buenos Aires leve, trazendo na bagagem a classificação antecipada às oitavas de final e a vice-liderança no Campeonato Brasileiro.

O confronto direto de logo mais vale a liderança do Grupo 4 e a chance de decidir o primeiro mata-mata em casa. Com 2 pontos a menos que o River Plate (são 9 contra 11), o time carioca joga por uma vitória e nada mais enquanto que os argentinos precisam apenas de um empate. O duelo marcará também o reencontro do espirituoso Lucas Pratto – que não deixou passar a oportunidade de alfinetar o Urubu no primeiro jogo, no Engenhão – com o “mais amado do Brasil”.

Mas, apesar do bom momento, o Flamengo irá a campo com uma lista grande de desfalques.

 

Uma Gávea de desfalques

A parte boa para o torcedor do Flamengo em relação ao jogo de logo mais é que, não importa o resultado, o Rubro-Negro está nas oitavas de final da Libertadores. Não precisar do resultado para garantir sua classificação tira do desfalcado time de Maurício Barbieri um enorme peso das costas. O que é ótimo.

A lista de ausências começa com o próprio Barbieri que cumpre suspensão após sua expulsão no jogo contra o Emelec e segue com a fila sendo puxada pelo também suspenso Diego e os lesionados Réver, Juan, Pará e Geuvânio. Henrique Dourado – que, segundo informes pouco confiáveis, desembarcou em Buenos Aires ainda comemorando seu gol contra o Vasco – e Lucas Paquetá estão pendurados e podem virar desfalques para o primeiro jogo das oitavas de final.

Apesar de todos estes problemas, o invicto Flamengo – com 2 vitórias e 3 empates e um aproveitamento de 60% dos pontos disputados – ainda tem condições de surpreender, na Argentina, o River – também invicto com 3 vitórias, 2 empates e um aproveitamento de 73,3% dos pontos.

Melhor ataque do Grupo 4 com 7 gols marcados, o Flamengo terá pela frente a missão de “furar” a boa defesa do River Plate que sofreu apenas 3 gols até aqui e é a melhor do grupo ao lado da defesa do desclassificado Santa Fe.

 

River chega completo

Com o fim do Campeonato Argentino, o técnico Marcelo Gallardo poderá usar força máxima contra o Flamengo logo mais. Seus únicos desfalques serão os meias Pitty Martinez (lesionado) e Quintero que já se apresentou à Seleção Colombiana para a disputa da Copa do Mundo. Convocado para fazer parte da Seleção Argentina, o goleiro Franco Armani se apresentará a Jorge Sampaoli após o jogo.

No mais, o River será aquele que vem atuando com regularidade na competição.

 

Na televisão

River Plate x Flamengo terá transmissão da TV Globo para RJ, RS, SC, PR, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF à partir das 21:45.

 

Possíveis escalações

Cheio de problemas para montar o time de logo mais, Maurício Barbieri deverá colocar o Flamengo em campo com: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Jean Lucas e Lucas Paquetá; Éverton Ribeiro, Vinícius Júnior e Henrique Dourado.

Com a vida mais tranquila em relanção ao seu elenco, Marcelo Gallardo deverá mandar a campo o River Plate com a seguinte formação: Armani; Montiel, Pinola, Maidana e Saracchi; Ponzio, Ignacio Fernández, Ezequiel Palácios e Enzo Pérez; Scocco e Lucas Pratto.

 

Palpite para River Plate x Flamengo

O fato de os dois times entrarem em campo já classificados pode ser benéfico para o futebol. A vitória, evidentemente é o objetivo de ambos, mas não precisar do resultado pode fazer com que o “futebol” prevaleça sobre a pontuação e a expectativa para hoje é de um grande jogo. Pena que o Flamengo está muito desfalcado.

Claro que esta é uma projeção de um jogo onde o Urubu não levará para campo nenhum revanchismo em relação ao jogo de ida no Engenhão. Se entrar em campo com este espírito, é certo que teremos um jogo bem feio logo mais.

Mas, independente da beleza ou não da partida, é certo que pelo fato de jogar em casa, sem desfalques e precisando de apenas um empate para atingir seu objetivo, o River Plate tem todos os elementos para fechar sua participação na fase de grupos da Libertadores com uma vitória sobre o remendado Flamengo.

 

Outros resultados

Cruzeiro 2 x 1 Racing

Confirmando sua boa fase, o Cruzeiro recebeu o Racing ontem, dia 22, no Mineirão e liquidou o time argentino nos primeiros 10 minutos de jogo com Thiago Neves e Lucas Silva. – Centurión descontou para os argentinos. O resultado garantiu ao Cruzeiro o 1º lugar no Grupo 5 – coisa que poucos achavam possível após o péssimo início de Libertadores da Raposa.

Universidad de Chile 0 x 2 Vasco

Outro brasileiro no Grupo 5, o Vasco levou seus intermináveis problemas técnicos, políticos e administrativos para o Chile onde conseguiu o improvável: uma vitória por 2 a 0 que lhe deu dignidade na sua despedida da Libertadores 2018 e uma vaga na Copa Sul-Americana – mais do que o mais fanático dos vascaínos poderia imaginar com tudo que o clube vem passando nos últimos meses. Bruno Silva e Yago Pikachu foram os heróis da noite.

 

Jogos, palpites e resultados desta semana pela 6ª rodada da Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 22 de maio

  • 21:30 – Cruzeiro (BRA) 2 x 0 Racing Club (ARG)
  • 21:30 – U. De Chile (CHI) 0 x 1 Vasco (BRA)

Quarta-feira, 23 de maio

  • 19:15 – Cerro Porteño (PAR) x Monagas (VEN) – Palpite: Cerro Porteño
  • 19:15 – Grêmio (BRA) x Defensor (URU) – Palpite: Grêmio
  • 21:45 – Emelec (EQU) x Santa Fe (COL) – Palpite: Santa Fe
  • 21:45 – River Plate (ARG) x Flamengo (BRA) – Palpite: River

Quinta-feira, 24 de maio

  • 19:15 – Estudiantes (ARG) x Nacional (URU) – Palpite: Estudiantes
  • 19:15 – Santos (BRA) x Real Garcilaso (PER) – Palpite: Santos
  • 21:30 – Atlético Nacional (COL) x Colo-Colo (CHI) – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:30 – Bolívar (BOL) x Delfín (EQU) – Palpite: empate
  • 21:30 – Corinthians (BRA) x Millonarios (COL) – Palpite: Corinthians
  • 21:30 – Independiente (ARG) x Deportivo Lara (VEN) – Palpite: Independiente