Paulista A1

Clássico entre São Paulo e Santos é o destaque da 8ª rodada do Paulistão; com 2 derrotas seguidas, o Corinthians precisa vencer o RBB para fugir da crise

Foto: UOL Esporte/Reprodução

Encorpados, os líderes dos grupos B e D se enfrentam no Morumbi neste domingo, a partir das 17 horas.

A velocidade do Santos será colocada à prova contra o talentoso, mas muito lento, time do São Paulo neste domingo, dia 18, no clássico de torcida única no Morumbi pela 8ª rodada do Campeonato Paulista. Com a maior parte de seus atletas à disposição – Bruno Henrique se recuperando de uma lesão no olho e Vitor Bueno recém recuperado de uma lesão no joelho direito, seguem fora da equipe –, o técnico Jair Ventura começa a dar sequência e ritmo de jogo àquele que deverá ser seu time-base na temporada.

Do outro lado, Dorival Júnior, ex-técnico do Santos, começa (finalmente) a moldar o São Paulo 2018, que conta com os talentos de Nene, Diego Souza e Cueva (que, preocupado em ficar fora da Copa voltou a mostrar serviço), mas peca pela falta de velocidade. Depois de se garantir na Copa do Brasil contra o CSA na última quinta-feira, o Tricolor volta a se apresentar diante de seu torcedor, que espera por uma boa vitória no clássico de torcida única.

 

Ganhando forma

Diferente do Santos que enfrentou o Palmeiras no clássico da 5ª rodada, o time que irá a campo contra o São Paulo neste final de semana estará mais “encorpado” e com uma “cara” mais ao estilo de Jair Ventura – que fez um trabaho excepcional no Botafogo de poucos recursos. Com Gabigol e Sasha no ataque, o Peixe ganhou velocidade na frente e bom poder de finalização. Em breve, com o retorno de Bruno Henrique, o Santos deverá ter um ataque difícil de ser parado. Com 2 gols marcados em 2 jogos, o recém-repatriado Gabigol igualou sua marca em duas temporadas e meia na Europa. Aparentemente disposto a dar a volta por cima, o jovem atacante pode vir a ser um dos protagonistas deste novo Santos, que segue tendo problemas na lateral-esquerda.

Romário, contratado junto ao Ceará para subtituir Zeca, não agradou. Caju, cria da base santista, também não encheu os olhos de ninguém na Baixada enquanto foi titular e deve ser sacado do time. A diretoria do clube corre atrás de Dodô, lateral formado na base do Corinthians, que está na Sampdoria. Enquanto o negócio não se concretiza, Copete, que terminou o jogo contra o São Caetano (vitória santista por 2 a 0) improvisado na lateral, deverá ser mantido na posição, abrindo vaga para Arthur Gomes no ataque.

No mais, o Santos deverá ir para o duelo deste domingo sem maiores supresas.

 

Lento, muito lento

O São Paulo foi poupado da rodada do meio de semana do Campeonato Paulista para realizar o jogo contra o CSA, em Alagoas, pela Copa do Brasil e, mais uma vez, não fez uma grande apresentação. Dominado em boa parte do primeiro tempo pelos donos da casa, o Tricolor conseguiu se aproveitar de um dos muitos erros de passe do time alagoano para abrir o placar com Nene aos 3 minutos do segundo tempo. O CSA seguia perigoso, mas abusava do direito de errar passes e foi castigado com um pênalti cometido pelo goleiro Mota em Diego Souza – convertido por Cueva.

Mas que o placar enganador não iluda o torcedor sãopaulino: absurdamente lento no ataque com o trio Nene, Cueva e Diego Souza, o Tricolor voltou de Alagoas classificado para a próxima fase da Copa do Brasil mais em função da má-qualidade do CSA do que por seus méritos.

Contra o Santos, enfrentará um time que faz da velocidade sua grande virtude. Dono do segundo melhor ataque do Paulistão, com 11 gols marcados – sendo 4 nos últimos 2 jogos com a dupla Sasha-Gabigol em campo –, o Peixe tentará tirar proveito da lentidão Tricolor no Morumbi em seu segundo clássico da temporada.

 

Palpite para São Paulo x Santos

Embora tenha conseguido 4 vitórias nos últimos 4 jogos, o São Paulo não é um time “pronto”. Habilidoso, mas sem nenhuma velocidade o Tricolor segue apresentando muitas falhas defensivas – como se viu no jogo contra o CSA pela Copa do Brasil. Tivesse o time alagoano pecado menos no passe final na última quinta-feira e a decisão da vaga poderia, muito bem, ter ido para os pênaltis. Este “novo Tricolor” terá seu primeiro teste de verdade neste domingo, enfrentando um time grande e –até que se prove o contrário – candidato ao título.

A velocidade do Santos – como um todo –, deve complicar as coisas para o lado do São Paulo que, mesmo contando com o apoio de sua torcida, corre sério risco de sofrer uma derrota em casa.

 

Palmeiras sem os 100% e Corinthians com 2 derrotas seguidas, também jogam

Jogando quinta-feira, dia 15, no Allianz Parque contra a Linense, vice-lanterna na classificação geral do Paulistão, o Palmeiras aproveitou sua gigantesca pontuação à frente do Grupo C e fez algumas experiências – ou como bem disse Roger Machado, “rodou o elenco” –, e como resultado, perdeu os 100% de aproveitamento. O empate em 2 a 2 não muda em nada a situação do Verdão rumo às quartas de final do campeonato e ainda serviu para testar Guerra como titular pela primeira vez na temporada e para Borja marcar 2 gols. Neste domingo, o líder do Paulistão vai até Campinas enfrentar a Ponte Preta, sem descartar novas experiências com o time  – Gustavo Scarpa titular, talvez? Por ter acumulado muita “gordura” até aqui (e de olho no clássico contra o Corinthians pela 9ª rodada, no próximo dia 24), um novo empate diante da Macaca não será um resultado improvável.

Ferido por 2 derrotas seguidas – contra Santo André e São Bento –, mas ainda líder do Grupo A e vice-líder da classifcação geral do Campeonato Paulista, o Corinthians encerra a 8ª rodada enfrentando o Red Bull Brasil segunda-feira, dia 19, no mesmo Moisés Lucarelli onde Palmeiras e Ponte se enfrentam na véspera. Sofrendo muito com os erros de posicionamento de sua defesa na bola aérea parada e sem opções no elenco para substituir Jô, o Timão chega levemente pressionado para o jogo contra o RBB e um novo resultado negativo pode tumultuar o ambiente no Parque São Jorge às vésperas do Derby contra o Palmeiras e da estreia na Libertadores no próximo dia 28, contra o Millonarios da Colômbia, em Bogotá. A fase realmente não ajuda – e a boa série de vitórias no Paulistão ajudou a disfarçar os sérios problemas do Corinthians –, mas o Alvinegro tem condições de conquistar os 3 pontos contra o RBB e alguma paz para se preparar para o clássico do próximo final de semana contra o todo-poderoso Palmeiras.

 

Jogos e palpites para a 8ª rodada do Campeonato Paulista

Sábado, 17/02/2018

  • 16:30 Santo André x Bragantino – palpite: Bragantino. Com uma campanha mais equilibrada até aqui, o time de Bragança deverá fazer valer sua maior qualidade sobre o Santo André que venceu apenas uma vez na competição – contra o Corinthians.
  • 19:00 São Caetano x Ferroviária – palpite: Ferroviária. Dono da pior campanha do Paulistão e “favorito” ao rebaixamento por tudo que mostrou na competição, o São Caetano não deverá ser capaz de fazer frente à Ferroviária – que não perde há 3 jogos.

Domingo, 18/02/2018

  • 10:00 Mirassol x Ituano – palpite: Ituano. Chegando à rodada com um jogo a menos (contra o São Paulo adiado por conta da Copa do Brasil), o Ituano viaja até Mirassol onde não deverá ter grandes problemas para vencer os donos da casa na matinê do domingo e empurrá-los, de vez, para a luta contra o rebaixamento.
  • 17:00 São Paulo x Santos – palpite: Santos.
  • 19:30 Ponte Preta x Palmeiras – palpite: empate.
  • 19:30 São Bento x Botafogo – palpite: empate. Invicto há 3 rodadas e embalado pela boa vitória sobre o Corinthians na rodada anterior, o São Bento deverá conseguir conquistar um importante empate contra o perigoso Botafogo, diante de sua torcida em Sorocaba.

Segunda-feira, 19/02/2018

  • 20:00 Red Bull Brasil x Corinthians – palpite: Corinthians.
  • 20:00 Linense x Novorizontino – palpite: Novorizontino. Enfrentando o vice-lanterna na classificação geral do Paulistão, o Novorizontino deverá colocar um fim à sua série de 3 jogos sem vitórias (1 empate e 2 derrotas).