Copa do Brasil

Chapecoense x Corinthians: tropeço alvinegro hoje pela Copa do Brasil pode derrubar Osmar Loss

Em busca da paz
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians/Reprodução

Com a vantagem de 1 a 0 construída no jogo de ida no Itaquerão, o Corinthians precisa apenas de um empate hoje a noite contra a Chapecoense na Arena Condá para se garantir nas semifinais da Copa do Brasil.

O Corinthians de Osmar Loss voltou melhor para o Campeonato Brasileiro após a retomada da competição com o término da Copa do Mundo. Infelizmente, o rendimento do Timão caiu mais uma vez e a equipe acumula agora três jogos sem vitórias: derrota para o Colo-Colo pela Libertadores (fora), empate com o Atlético-PR (casa) e derrota para a Chapecoense (fora), ambos os jogos válidos pelo Brasileirão 2018. Cenário que, obviamente, aumenta a pressão em cima de Osmar Loss.

A Chapecoense por sua vez vai para o jogo modificada após a saída de Gilson Kleina e a chegada de Guto Ferreira. Dominada durante todo o primeiro tempo da partida do último domingo, a Chape voltou melhor para o segundo tempo, engoliu os reservas do Corinthians e acabou com o tabu entre as equipes – os catarinenses nunca haviam vencido o Timão pelo Campeonato Brasileiro. O resultado aumenta a confiança do Verdão para o jogo de logo mais, onde uma vitória por 1 gol de diferença levará a decisão para os pênaltis enquanto que o triunfo por 2 gols ou mais dará a vaga aos donos da casa.

Chapecoense x Corinthians terá transmissão da TV aberta (Globo) para São Paulo e Santa Catarina à partir das 21:45 de hoje, dia 15.

 

Chapecoense: muitas mudanças em pouco tempo

Da derrota da Chapecoense para o Corinthians no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil no último dia 1º para o duelo de hoje, muita coisa mudou no Verdão de Chapecó.

Gilson Kleina e Rui Costa não resistiram ao revés no Itaquerão e foram demitidos. Guto Ferreira e André Figueiredo chegaram para assumirem os cargos de, respectivamente, técnico e diretor executivo.

Como resultado imediato, o time conseguiu se afastar (um pouco) do Z-4 e conquistou uma importante vitória contra o Corinthians no Brasileirão.

Sabendo da importância de ir bem na Copa do Brasil (principalmente em termos financeiros), Guto Ferreira precisará quebrar a cabeça para montar o time que irá a campo hoje. Com Wellington Paulista sendo dúvida por conta de uma lesão na panturrilha, é possível (mas pouco provável) que a Chape vá para o jogo sem um centroavante e com um meio-campo mais compacto que pode complicar a troca de passes do Timão – que depende de um Jadson em má-fase para ter criatividade ofensiva.

Fora a dúvida em relação a Wellington Paulista, Guto Ferreira também não poderá contar com Elicarlos, Fabrício Bruno, Neto, Hiago, Khevin e Vinicius (lesionados); Leandro Pereira e Rafael Pereira (já atuaram na competição por outro clube); Diego Torres e Orzusa (que não foram inscritos); além de Moisés Ribeiro (suspenso preventivamente por doping).

 

Corinthians: Osmar Loss volta a ser pressionado

Embora tenha dado sinais de melhora no time desde a saída de Fábio Carille e de jogadores importantes como Rodriguinho e Balbuena, o Corinthians vem de duas derrotas seguidas por competições distintas (Libertadores e Brasileiro). Se somarmos o empate com o Atlético-PR são três jogos sem vitórias. O bastante para diminuir a confiança da equipe e para recolocar toda a pressão da Fiel em cima dos ombros de Loss que, sem o respaldo dos bons resultados que Fábio Carille conquistou quando esteve na mesma situação no início de sua trajetória à frente do Timão, faz o que pode com o que tem em mãos. Uma desclassificação hoje no torneio que, realisticamente, o Corinthians tem mais chances de vencer na temporada pode custar o emprego de Loss – o que seria um erro.

Para não ter nenhuma surpresa na decisão de hoje, o professor optou pela volta do esquema sem centroavante de ofício (o 4-2-4), deixando o atacante Jonathas e o volante Ralf, recuperados de lesão, como opções para o segundo tempo.

Sem poder contar com Renê Júnior (em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Sergio Díaz (aprimorando o condicionamento físico) e Matheus Matias, Roger e Rodrigo Figueiredo (que não podem defender o Timão na Copa do Brasil), é seguro acreditar que Loss instruirá sua equipe a jogar fechada na defesa e apostando nos contra-ataques rápidos com Romero e Pedrinho.

O “rei da água”, Clayson, sentiu dores na coxa esquerda durante os treinamentos nesta terça-feira e virou dúvida para o jogo. Se não puder atuar, Marquinhos Gabriel, Mateus Vital e Araos disputam a vaga.

 

Possíveis escalações

Entre dúvidas e certezas, não é difícil imaginar que Chapecoense e Corinthians apostem nas seguintes escalações:

Chapecoense

Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo e Amaral; Victor Andrade, Yann Rolim e Bruno Silva; Wellington Paulista (que com a necessidade da Chape de Fazer gols, deverá ir para o jogo mesmo no sacrifício).

Corinthians

Cássio; Wagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Pedrinho, Jadson, Clayson (Marquinhos Gabriel) e Romero.

 

Palpite para Chapecoense x Corinthians

A Chapecoense precisa fazer gols. Isto é fato. Se ficar fechada na defesa, explorando os contra-ataques, facilitará a vida do Corinthians. Pressionar a defesa do Timão – que voltou a falhar em momentos-chave – é a melhor estratégia, mesmo na eventualidade de não poder contar com Wellington Paulista.

Por ter a vantagem do empate graças à vitória por 1 a 0, o Corinthians pode se dar ao luxo de “entregar a bola” para a Chapecoense e se aproveitar dos contra-ataques que vem sendo eficientes nos pés de Pedrinho e Romero. O mais importante para o Timão, neste momento de “turbulência” é garantir-se na semifinal da Copa do Brasil e para tanto, um empate com gols é o suficiente.

E, como semifinalista da Copa do Brasil, Osmar Loss ganhará alguns dias de paz dentro do CT Joaquim Grava… até, pelo menos, o próximo tropeço.

 

Promoção Bodog na Copa do Brasil

O Bodog está com uma novidade imperdível: aproveite os jogos da Copa do Brasil para ganhar prêmios. Cadastre-se no link da promoção e passe a ganhar pontos a cada aposta. Os seus pontos acumulados viram prêmios incríveis: camisetas oficiais dos clubes, PlayStations, bolas, ingressos para os jogos e até uma viagem para a grande final da Copa do Brasil.

Não perca tempo. Clique aqui, faça seu cadastro e participe da promoção Bodog.

 

PALPITES PARA OS JOGOS DE VOLTA DAS QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL 2018

QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO
  • 19:30 – Cruzeiro x Santos – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: empate
  • 21:45 – Flamengo x Grêmio – Palpite: Flamengo
QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO
  • 19:15 – Palmeiras x Bahia – Palpite: Palmeiras