Champions League

Champions: com Real Madrid, Barcelona, Juventus e Liverpool em campo, fase de grupos começa nesta terça

Gareth Bale do Real Madrid
Foto: Angel Martinez/Real Madrid via Getty Images

Favoritos iniciam sua caminhada rumo ao Estádio Wanda Metropolitano, onde  será disputada a grande final

A partir desta terça-feira (18), a bola vai rolar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o mais badalado torneio de clubes do futebol mundial. A briga foi acirrada até aqui nas etapas preliminares, mas com a presença dos gigantes do Velho Continente como Real Madrid, Barcelona, Juventus e Liverpool, a disputa pelo título de fato se inicia.

Confira o que vem por aí na primeira rodada e saiba como chega o seu clube favorito. Sete jogos acontecem na terça-feira, e outros oito, na quarta.

Barcelona, Inter de Milão e Liverpool estreiam em casa

Presenças certas em qualquer lista de favoritos, Barcelona, Inter de Milão e Liverpool farão os jogos de estreia diante de suas respectivas torcidas, mas enfrentarão adversários difíceis.

Pelo Grupo B, o mais forte desta edição da competição, Messi e seus companheiros medirão forças com o PSV, que lidera o Campeonato Holandês e ainda não foi derrotado na temporada. O time chegou até a fase de grupos depois de atropelar o BATE Barisov pelo placar agregado de 6×2 na rodada de playoffs, e está embalado. Entretanto, o favoritismo é dos catalães, que venceram todos os seis jogos oficiais que disputaram após a Copa do Mundo, e entram na Liga dos Campeões para brigar pelo título. Jogando no Camp Nou, o Barça dificilmente deixará de conquistar os três pontos.

O mesmo não se pode dizer da Inter de Milão, que recebe o Tottenham no Estádio Giuseppe Meazza pela mesma chave.  O Nerazzurri não  começou bem a temporada, teve apenas 33% de aproveitamento nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Italiano, e encontra-se apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Além disso, o time terá desfalques importantes, como Vrsaljko, D’Ambrosio e Lautaro Martinez. Os dois últimos ainda serão reavaliados, mas o técnico Luciano Spalletti não conta com suas presenças. O Spurs também não atravessa um grande momento, e vem de derrotas para Watford (2×1) e Liverpool (2×1), que fizeram o time despencar cinco posições no Campeonato Inglês. O Tottenham tem um bom elenco, e deve dar muito trabalho, mas é a Inter a mais cotada para conquistar os três pontos.

Em Anfield, o vice-campeão do ano passado, Liverpoool, ficará frente a frente com o PSG de Neymar. Os Reds tiveram o melhor início de temporada dos últimos anos, venceram os cinco primeiros jogos do Campeonato Inglês, o que não acontecia desde 1990/91, marcaram 11 gols e sofreram apenas dois.O único senão é a provável ausência de Firmino, que machucou o olho ao levar uma dedada de Vertonghen no clássico contra o Tottenham. O Paris Saint-Germain tem na conquista da Champions League uma obesessão, e com o time repleto de estrelas, tem boas chances de conseguir chegar lá. Neymar e Mbappé foram poupados no Campeonato Francês, e estarão fisicamente inteiros para a partida. Daniel Alves, no entanto, permencerá afastado pelo menos até novembro. Enquanto mandante, o time inglês goza de um ligeiro favoritismo.

Real Madrid e Juventus entram em campo na quarta-feira

Na quarta-feira, o Santiago Bernabéu será o palco de um jogão de bola entre Real Madrid e Roma. Os espanhóis ficaram com o título na última temporada, enquanto os italianos caíram na semifinal, diante do Liverpool. Sem Cristiano Ronaldo, que se transferiu para a Juventus, o Real Madrid de 2018 é um time que ainda busca sua identidade, e oscila entre  boas e más atuações. No último final de semana, os Merengues tropeçaram diante do Athletic Bilbao, e com isso o Barcelona assumiu a liderança da La Liga de forma isolada. Vinícius Júnior, contratado a peso de ouro junto ao Flamengo, ainda não emplacou, e foi cedido ao time B. Ainda assim, prevalece o respeito à camisa mais vitoriosa do continente, o que torna os anfitriões muito favoritos. O início de temporada da Roma foi apenas mediano até aqui, com 42% de aproveitamento no Campeonato Italiano. Uma ótima noticia para o técnico Eusebio Di Francesco é que o meia Manolas, que se contundiu quando defendia a seleção de Grécia, deve jogar. Em partida disputada em março, pela International Cup, nos Estados Unidos, o Real Madrid levou a melhor sobre a Roma pelo placar de 2×1.

Outra estreia muito aguardada é a da Juventus, que depois de bater na trave em 2015 e 2017, investiu pesado para contratar o melhor jogador do mundo e tentar sair da fila. Cristiano Ronaldo foi o autor dos dois gols da vitória sobre o Sassuolo pelo Campeonato Italiano, e começa a desencantar em seu novo clube. Na quarta-feira, o Gajo retorna à Espanha para a partida contra o Valencia, que mesmo jogando em casa, tem tudo para ser a próxima vítima da Vecchia Signora. O time ainda não venceu nesta temporada, tem apenas 25% de aproveitamento na La Liga, e está muito próximo da zona de rebaixamento. A tendência é que os espanhóis disputem a segunda vaga do Grupo H com o Manchester United. O BSC Young Boys corre por fora.

Jogos da 1ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League

Terça-feira, 18 de setembro
  • 16:55 – Barcelona x PSV   – Palpite: Barcelona
  • 16:55 – Inter de Milão x Tottenham – Palpite: empate
  • 19:00 – Club Brugge x Borussia Dortmund – Palpite: Borussia Dortmund
  • 19:00 – Galatasaray x Lokomotiv de Moscou – Palpite: empate
  • 19:00 – Liverpool x Paris Saint-Germain – Palpite: empate
  • 19:00 – Mônaco x Atlético de Madrid – Palpite: Atlético de Madrid
  • 19:00 – Schalk 04 x Porto – Palpite: Schalk 04
Quarta-feira, 19 de setembro
  • 16:55 – Ajax x AEK – Palpite: Ajax
  • 16:55 – Shakhtar Donetsk x Hoffenheim – Palpite: Shakhtar Donetsk
  • 19:00 – Benfica x Bayern de Munique – Palpite: Bayern de Munique
  • 19:00 – Manchester City x Lyon – Palpite: Manchester City
  • 19:00 – Viktoria Plzen x CSKA Moscou  – Palpite: Viktoria Plzen
  • 19:00 – Real Madrid x Roma – Palpite: Real Madrid
  • 19:00 – Valencia x Juventus –  Palpite: Juventus
  • 19:00 – BSC Young Boys x Manchester United – Palpite: Manchester United

 

Como apostar na futebol 2021