Copa do Mundo Rússia 2018

Cavani decide, frustra Cristiano Ronaldo e leva Uruguai para encarar a França nas quartas da Copa do Mundo

Portugal é eliminado pelo Uruguai
Foto: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Defesa uruguaia para o melhor do mundo

Foi um sábado agitado na Rússia, com as duas partidas das oitavas de final da Copa do Mundo 2018. Na primeira, Lionel Messi se despediu ao perder com a sua Argentina para a França por 4 a 3. Na segunda, Cristiano Ronaldo também saiu frustrado ao cair com Portugal diante do Uruguai, por 2 a 1. O resultado veio com dois gols de Cavani, mas o que chamou a atenção foi a defesa. Exatamente como previ aqui antes da bola rolar, o setor segurou o resultado e garantiu a classificação.

 

Primeiro tempo

Quem esperava um jogo amarrado ficou surpreso quando com apenas sete minutos Cavani abriu o placar, completando o cruzamento de Suárez. O gol logo de início foi a senha para o Uruguai ter mais tranquilidade na partida. Com a vantagem, a seleção teve o controle da bola e avançava sem se arriscar, usando sempre sua dupla de ataque na construção das jogadas.

Com o time em baixa e Cristiano Ronaldo discreto, Portugal pouco ameaçava. A seleção até tinha maior posse de bola – chegando a 60% -, mas encontrava enorme dificuldade para superar a defesa uruguaia. Prova disso é que das oito finalizações dos primeiros 45 minutos quatro foram bloqueadas pelos adversários.

 

Segundo tempo

A volta do intervalo foi bem mais animada, principalmente porque os portugueses pagaram os uruguaios com a mesma moeda. Com apenas 10 minutos de bola rolando pela segunda etapa, a equipe europeia empatou o jogo. O gol saiu com Pepe, após cruzamento de Guerreiro. Depois disso, o que se viu foi uma pressão de Portugal. O problema é que aos 17 minutos este esquema ofensivo deixou brecha e Cavani fez mais um.

Novamente na frente do placar, o Uruguai recuou e deixou a bola com o adversário. Tanto que após o gol a seleção não deu mais nenhum chute as traves de Rui Patrício. No entanto, os portugueses tiveram enorme dificuldade para chegarem na área e quando conseguiam desperdiçavam com péssimas finalizações. No segundo tempo, foram mais quatro chutes bloqueados e cinco que saíram sem direção.

Outro sinal da muralha que Portugal teve pela frente é que mesmo com 63% da posse de bola no período e trocando 315 passes, o time europeu obrigou Muslera a fazer apenas duas defesas.

 

Cristiano Ronaldo

O melhor de mundo nem de longe lembrou o jogador que marcou três gols na estreia. Parecendo cansado pela longa temporada, Cristiano Ronaldo não teve nenhum momento de brilho e poucas vezes deu prosseguimento nas jogadas.

 

Ponto forte

Apesar de ter permitido o gol de Pepe, a defesa do Uruguai mostrou mais uma vez que é muito forte.  Foram poucos lances de perigo para as traves defendidas por Muslera. Levando a melhor tanto por cima, quanto por baixo, além de estacionarem um ônibus em frente a área, a equipe deixa os adversários perdidos. Isso tem tudo para ser um diferencial e complicar a vida da França, na próxima fase, que só conseguiu avançar nas oitavas de final porque encontrou uma zaga argentina extremamente frágil.

 

Decepções

Do lado vencedor, o meio de campo do Uruguai ainda deixa a desejar. Em todas as jogadas, Cavani e Suárez precisam fazer o trabalho de criar e de finalizar. Já Portugal dá para perdoar apenas Cristiano Ronaldo. O atacante embora tenha feito uma exibição abaixo do esperado nestas oitavas de final, ao menos brilhou nas duas primeiras partidas e se despediu com quatro gols. Os demais não corresponderam em nenhum minuto na Rússia. Neste sábado, Gonçalo Guedes e André Silva novamente mostraram que não estão à altura de atuarem ao lado de CR7.

 

Sequência

Com a vitória, o Uruguai avança para as quartas de final e vai encarar a França. Caso tenha sucesso, o chaveamento o coloca contra quem passar de Brasil, México, Bélgica ou Japão.

 

Jogos das oitavas de final da Copa do Mundo 2018

Sábado, 30 de junho

  • 11:00 – França 4 x 3 Argentina
  • 15:00 – Uruguai 2 x 1 Portugal

Domingo, 1 de julho

  • 11:00 – Espanha x Rússia. Palpite: Espanha vence por 2 a 0
  • 15:00 – Croácia x Dinamarca. Palpite: Croácia vence por 2 a 0

Segunda-feira, 2 de julho

  • 11:00 – Brasil x México. Palpite: Brasil vence por 2 a 1
  • 15:00 – Bélgica x Japão. Palpite: Bélgica vence por 3 a 0

Terça-feira, 3 de julho

  • 11:00 – Suécia x Suíça. Palpite: Suécia vence por 1 a 0
  • 15:00 – Colômbia x Inglaterra. Palpite: Inglaterra vence por 2 a 1