Paulista A3

Campeonato Paulista da Série A3: Combinação de resultados pode fazer o Atibaia disparar na liderança

Foto: Eduardo Lustosa/Atibaia

Falcão precisa vencer e torcer contra Portuguesa Santista e Rio Preto

O Atibaia foi o grande beneficiado pelos resultados da oitava rodada do Campeonato Paulista da Série A3. Além de emendar sua quarta vitória consecutiva em uma difícil partida contra o Barretos, o Falcão ainda contou com um tropeço da Portuguesa Santista, sua principal perseguidora, que empatou com a Matonense em 2×2. Assim, tornou-se o primeiro time a abrir três pontos de vantagem na liderança, e terá a chance de ampliar nesta quarta-feira de cinzas (14), às 16 horas (horário de Brasília), quando medirá forças fora de casa com o Monte Azul.

 

Monte Azul x Atibaia

Depois de passar as rodadas iniciais rondando o topo da tabela, o Atibaia finalmente alcançou a primeira colocação na sétima rodada, e com a vitória sobre o ascendente Barretos deu mostras de que chegou para ficar. Em um campeonato com constantes mudanças de líder, o Falcão se desgarrou um pouco da concorrência depois de quatro vitórias consecutivas, chegou aos 19 pontos, e se tudo der errado poderá no máximo ser igualado por Portuguesa Santista e Rio Preto, que somam 16.

Mesmo jogando no Ninho do Azulão, o Atibaia é o grande favorito para um novo triunfo. O  Monte Azul é uma das equipes mais irregulares do campeonato, e já transitou por diferentes pontos da tábua de classificação. Sem vencer há três jogos, o time deixou o G-8 e despencou para a 11ª colocação, com 11 pontos. Contudo, poderá retornar ao grupo dos classificados se conseguir superar os lideres.

 

Prováveis Escalações

Monte Azul: Caio; Gustavo Henrique, Lucas Cezane, Wesley e Ian; Cristiano, Anderson Brito, Diego e Bruno Ceará; Jhonatan e Hayllan. Técnico: José Francisco Oliveira

Atibaia: Cairo; Nando, Júnior, Danilo e Matheus; Gledson, Rogério Maranhão, Paraíba e Danilo Pereira; Igor e Washington. Técnico: Betão Alcântara

 

Palpite

Agora que o Atibaia chegou à liderança, será difícil quebrar sua boa sequência. Em quatro partidas disputadas longe de seus domínios, o time somou dez pontos, com um empate e três vitórias, uma delas obtida de forma épica, com uma virada para 4×3 após estar perdendo por 3×1 para o Mogi Mirim até os 40 minutos do segundo tempo.

O Monte Azul, por sua vez, jogou quatro partidas no Ninho do Azulão, com um saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota. O time, no entanto, não conseguiu levar a melhor sobre nenhum dos adversários que brigam na parte de cima.

Acredito que o Falcão, que já não leva gols há três rodadas, conseguirá segurar o ataque do Monte Azul e a pressão da torcida, e chegará à vitória com um gol solitário, a exemplo do que aconteceu no jogo contra o Barretos.

 

Outros destaques da rodada

Os dois principais concorrentes do Atibaia também jogarão fora de casa no sábado, às 16 horas. A invicta Portuguesa Santista vai até o Estádio Prefeito José Liberatti para encarar o Grêmio Osasco, que sofreu apenas uma derrota no campeonato, na estreia contra o Capivariano, e com o empate do último sábado frente a União Barbarense entrou no G-8. Para voltar a triunfar, a Briosa conta com nova grande atuação do meia Sérgio Guedes, autor de dois gols contra o Olímpia e a Matonense.

O Rio Preto, que também não conheceu derrotas neste Paulista da Série A3, ficará frente a frente com o Rio Branco na Toca do Leão, em Santa Bárbara do Oeste, onde o time de Americana tem mandado seus jogos. O Verdão da Vila Universitária ganhou três posições na última rodada, e em seus compromissos mais recentes superou Mogi Mirim, Velo Clube e Marília. O Rio Branco, por seu turno, promoverá a estreia de um novo treinador para tentar sair da zona de rebaixamento. Jânio Fialho, ex- auxiliar técnico do Dimensão Saúde, de Alagoas, assumiu a batuta, e o time ao menos deverá mostrar mais empenho, como costuma acontecer após trocas de comando.

Na última sexta-feira, eu errei meu palpite ao defender que o Velo Clube perderia para o Capivariano. O Rubro Verde não apenas venceu em plena Arena Capivari como ficou em boas condições para retornar ao grupo dos oito primeiro colocados. Para isso, precisará superar em casa o lanterna Mogi Mirim, que tem apenas 4% de aproveitamento. Desta vez, boto fé no time de Rio Claro.

 

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3

Quarta-feira, 14 de fevereiro

  • 16:00 – Taboão da Serra x União Barbarense – Palpite: Empate
  • 16:00 – Rio Branco x Rio Preto – Palpite: Rio Preto
  • 16:00 – Monte Azul x Atibaia – Palpite: Atibaia
  • 17:00 – Grêmio Osasco x Portuguesa Santista – Palpite: Portuguesa Santista
  • 19:30 – São Carlos x Olímpia – Palpite: São Carlos
  • 20:00 – Marília x Desportivo Brasil – Palpite: Empate
  • 20:00 – São Bernardo x Noroeste – Palpite: Noroeste
  • 20:00 – Barretos x Matonense – Palpite: Barretos
  • 20:00 – Velo Clube x Mogi Mirim – Palpite: Mogi Mirim
  • 20:00 – Manthiqueira x Capivariano – Palpite: Capivariano

 

Classificação do Campeonato Paulista da Série A3

  1. Atibaia, 19 – Classificação para a fase final
  2. Portuguesa Santista, 16 – Classificação para a fase final
  3. Rio Preto, 16 – Classificação para a fase final
  4. Capivariano, 15 – Classificação para a fase final
  5. São Bernardo, 14 – Classificação para a fase final
  6. Noroeste, 14 – Classificação para a fase final
  7. São Carlos, 13 – Classificação para a fase final
  8. Grêmio Osasco, 13 – Classificação para a fase final
  9. Taboão da Serra, 12
  10. Barretos, 12
  11. Monte Azul, 11
  12. Velo Clube, 11
  13. Desportivo Brasil, 11
  14. Olímpia-SP, 10
  15. Marília, 8 – Zona de Rebaixamento
  16. União Barbarense, 7 – Zona de Rebaixamento
  17. Matonense, 6 – Zona de Rebaixamento
  18. Rio Branco-SP, 5 – Zona de Rebaixamento
  19. Manthiqueira, 4 – Zona de Rebaixamento
  20. Mogi Mirim, 1 – Zona de Rebaixamento