Eredivisie

Brasileiro David Neres é escolhido o melhor da Holanda

Foto: VI Images via Getty Images

Jogador é eleito o melhor do primeiro turno

O ex-são-paulino David Neres deixou para trás o ídolo mexicano Hirving “Chucky” Lozano e o holandês Joel Veltman para se tornar o atleta mais valioso do primeiro turno da Eredivisie. Com números impressionantes, o brazuca ajuda ao Ajax a perseguir o PSV no topo da classificação. Confira abaixo as últimas notícias.

 

O reconhecimento a David Neres

David Neres mal teve tempo de brilhar pelos campos do Brasil e foi vendido ao Ajax para jogar uma das principais ligas do planeta, a holandesa. O prêmio que recebeu obedece a sessenta critérios estatísticos, que incluem gols marcados, assistências, chances criadas e acerto de passes. Estes números são transformados num percentual e o atacante teve o melhor resultado.

Se o certame holandês conta com 18 agremiações e cada uma delas tem aproximadamente trinta peças no elenco, estamos falando que David Neres foi o melhor entre 540 jogadores. Isso não é pouca coisa, principalmente se considerarmos que a Holanda sempre foi uma fábrica de jovens talentos.

David Neres marcou oito gols, deu nove assistências, atuou por 1.188 minutos, criou 38 chances de balançar as redes e acertou 45 dribles.

Além disso, ele também foi premiado como o melhor novato da temporada, recebendo assim seu segundo troféu.

 

O currículo do homem

David Neres, 20 anos, começou na base do São Paulo em 2007. Passou por todas as categorias menores até se profissionalizar em 2016.

Sua primeira partida oficial foi pelo Brasileirão de 2016, quando o São Paulo derrotou o Fluminense por 2 a 1, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.

Em 31 de janeiro de 2017, o atacante foi negociado com o Ajax por € 12 milhões. Primeiro, se adaptou a Amsterdã jogando pelo Ajax II, da segunda divisão. Foi rapidamente promovido ao quadro principal, pelo qual já marcou 11 gols em 34 jogos.

Pela seleção brasileira sub-20, ele vestiu a camisa Canarinho nove vezes.

Seus principais títulos conquistados são a Taça Libertadores sub-20 de 2016 e a Copa do Brasil sub-20 de 2015.

 

A situação na Eredivisie

O PSV lidera o Campeonato Holandês com 46 pontos, cinco a mais que o Ajax. Em terceiro lugar aparece o AZ Alkmaar, com 38. O Feyenoord, detentor do título, é apenas o quarto.

Os alvirrubros se preparam para os dois grandes clássicos do returno. O primeiro é daqui a dez dias contra o Feyenoord, na Arena Johan Cruyff. O outro será em 15 de abril, contra o PSV, no Philips Stadion.

Pelo regulamento em vigor, os dois primeiros colocados se garantem nas fases preliminares da Champions League e o terceiro segue para a fase preliminar da Liga Europa.

O sonho de subir no lugar mais alto do pódio da Copa da Holanda não se concretiza mais. Os Godenzonen foram eliminados pelo Twente, nos pênaltis. O fracasso copeiro se somou aos da Champions League (superado pelo Nice) e da Liga Europa (nocauteado pelo Rosenborg).

 

Classificação do craque do turno:

  • 1º David Neres (Brasil, Ajax) – 87,5%
  • 2º Hirving “Chucky” Lozano (México, PSV) – 86,0%
  • 3º Joel Veltman (Holanda, Ajax) – 85,7%

 

Outros prêmios do turno:

  • Artilheiros: Steven Berghuis (Feyenoord) e Hirving “Chucky” Lozano (PSV), com 11 gols.
  • Líder em assistências: David Neres (Ajax), com 9.
  • Goleiros que não sofreram gols por peleja: Marco Bizot (AZ Alkmaar), Brad Jones (Feyenoord) e Jeroen Zoet (PSV), com 7.
  • Craque de agosto: Hirving “Chucky” Lozano (PSV).
  • Craque de setembro: Steven Berghuis (Feyenoord).
  • Craque de outubro: Gastón Pereira (PSV).
  • Craque de novembro: Zakaria Labyad (Utrecht).
  • Craque de dezembro: Steven Berghuis (Feyenoord).