Brasileirão Série A

Brasileirão 2018: Flamengo e Fluminense enfim têm chances de vencer a primeira?

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Competição começou ruim para os clubes do Rio em geral e para a dupla Fla-Flu de forma específica – é improvável, porém, que a primeira vitória dos dois escape do fim de semana                      

O Brasileirão é mesmo um enorme teste de capacidade. Basta ver o que ocorre com os times do Rio e, em especial, com Flamengo e Fluminense. De todos os quatro grandes cariocas, apenas o Vasco venceu na estreia, no último final de semana – um 2×1 em cima do Atlético-MG. Mas nem dá para falar muito de vitória do Vasco porque o time foi atropelado pelo Racing na Libertadores por 4×0 e vai certamente juntar os cacos daqui por diante. O Botafogo vai contar com o pragmatismo do seu “treinador italiano” Alberto Valentim. Resta saber então se a dupla Fla-Flu terá a capacidade de levar o sempre interessante futebol do Rio a dias melhores nesta competição nacional que recém-começa.

 

Fla encontra muitas facilidades

O que o Rubro-Negro talvez precise observar é o clima de festa que marca a despedida do goleiro Júlio César, que neste sábado (21), às 19h (de Brasília), no Maracanã, vai pendurar as suas luvas diante de um adversário dos mais acessíveis: o América-MG que por mais que se esforce não consegue se fixar na Série A do Brasileirão.

Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos, e que ninguém se assuste se a torcida do Flamengo simplesmente lotar o Maraca – até porque não pôde ocupá-lo no empate por 1×1 com o Santa Fe pela Libertadores na última quarta (18).

A torcida, claro, está impaciente com o time e com os rumos da diretoria, e as pichações nos muros da sede do clube não permitem outra coisa aos jogadores senão o esforço máximo dentro de campo diante do América. Por um lado, festa. Por outro, cobrança. Uma loucura.

Palpite

É um jogo mesmo dos mais tranquilos para o Fla, que foi realmente favorecido com dois adversários dos mais indefesos nessas duas primeiras rodadas de Brasileirão. A estreia foi contra o Vitória, que conseguiu segurar o 2×2 no Barradão. Mas agora o Fla não vai dar esta moleza. Uma vitória por dois gols de diferença sobre o América faz bastante sentido. Cravamos um 3×1. O coelho mineiro, porém, estreou com um 3×0 sobre o Sport. É bom tomar cuidado.

 

Flu confia em descanso

A situação do Fluminense parece tão acessível quanto a do Flamengo. O Tricolor também joga no Maracanã e também enfrenta um adversário mineiro – mas é o gigante Cruzeiro, que vem de derrota na primeira partida – 1×0 para o Grêmio – e certamente não vai querer acumular mais uma rodada em branco.

A partida será no horário nobre do futebol brasileiro a cada semana, o sagrado período das 16h (de Brasília) do domingo. É bem provável que o Flu conte também com um grande apoio do seu torcedor. O time está fazendo por merecer. Mesmo sem grandes investimentos e contando muito mais com a capacidade de estratégia de Abel Braga do que em jogadores diferenciados, a equipe tem realizado partidas dignas como a estreia do próprio Brasileirão, quando colocou o Corinthians nas cordas em plena Itaquera e só não segurou o 1×1 porque o Flu está realmente deixando muito a desejar em um ponto específico, que é a capacidade de “zerar o relógio” nos instantes finais. Isso já aconteceu no Carioca, quando foi eliminado pelo Vasco só nos acréscimos. Contra o Corinthians, de novo levou um gol no finalzinho. É bom prestar atenção em quais são as causas de tal problema. Falta de preparo físico? Desatenção? Com a resposta, Abel Braga e sua comissão técnica.

O Flu está reforçando o seu elenco. O atacante Kleber Gladiador seria apresentado, mas a sua negociação deu para trás e agora não sabem se ele vai chegar. O volante Douglas Moreira e o zagueiro Luan sim devem estar à disposição de Abel Braga em questão de dias.

O que favorece o otimismo tricolor é a verdadeira maratona que o Cruzeiro precisou cumprir nos últimos dias. A equipe viajou a Santiago para jogar contra a Universidad de Chile na noite desta quinta (19), e ficou no 0x0. É mesmo um intervalo muito pequeno para viajar, descansar e competir de novo.

Palpite

Mano Menezes ainda não confirmou, mas é bem provável que o Cruzeiro poupe algumas peças. Por isso, como palpite, faz sentido cravar vitória do Flu por 1×0 ou 2×1 – sempre um gol de diferença, mais que isso já seria um otimismo exagerado.

 

Jogos da 2ª rodada do Brasileirão 2018

Sábado, 21 de abril

  • 16:00 – Bahia x Santos – Palpite: Santos
  • 19:00 – Flamengo x América-MG – Palpite: Flamengo

Domingo, 22 de abril

  • 11:00 – Paraná x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Ceará x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Atlético-MG x Vitória – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Fluminense x Cruzeiro – Palpite: Fluminense
  • 16:00 – Chapecoense x Vasco – Palpite: Empate
  • 16:00 – Palmeiras x Inter – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Grêmio x Atlético-PR – Palpite: Grêmio

Segunda-feira, 23 de abril 

  • 22:30 – Sport x Botafogo – Palpite: Empate