La Liga

Barcelona x Real Madrid: já campeão, Barça tem como meta terminar La Liga invicto; será que os Merengues vão deixar?

Foto: FC Barcelona/Site Oficial

Na prática, próxima edição do Superclássico da Espanha, que acontece neste domingo, no Camp Nou, é um amistoso de luxo entre os arquirrivais; porém, ainda há muita coisa em jogo

O próximo domingo (06) é dia de Barcelona e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. O Superclássico será disputado no Camp Nou, às 15h45 (horário de Brasília), com uma expectativa diferente. Afinal, como o Barça se sagrou campeão na rodada passada, com a vitória por 4 a 2 sobre o La Coruña – que acabou rebaixado –, e o Real já garantiu a pontuação necessária por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, teremos, na prática, um amistoso de luxo entre os gigantes espanhóis. No entanto, o próximo encontro entre os arquirrivais vale muito mais do que você imagina.

36ª rodada de La Liga: Barcelona x Real Madrid

Acima de qualquer coisa, o dérbi entre Blaugranas e Merengues será sempre marcado pelo orgulho. Enquanto os barcelonistas gabam-se de terem faturado o “doblete” – troféus de La Liga e da Copa do Rei –, os Madridistas conseguiram o incrível feito de se classificarem para a terceira decisão de Champions de forma consecutiva, depois que o time comandado por Zinèdine Zidane eliminou o Bayern de Munique nas semifinais, na última terça-feira (01).

Apesar de ter faturado seu 25º título espanhol no último fim de semana, o Barça ainda busca cumprir objetivos representativos nesta temporada. Apesar da frustração com a surpreendente eliminação para a Roma, nas quartas de final da Liga dos Campeões, os culés fazem uma excelente jornada em 2017/2018, primeiro ano do técnico Ernesto Valverde à frente da equipe.

Hoje, a principal missão dos Blaugranas é terminar o Campeonato Espanhol de forma invicta pela primeira vez em sua história. Aliás, o Real Madrid tem muito interesse em impedir o feito do arquirrival. O motivo? Os Merengues e o Athletic Bilbao são os únicos clubes que conquistaram o caneco em La Liga sem perderem um jogo sequer. O feito do gigante da capital aconteceu na longínqua temporada 1931/1932.

Torcedor do Real Madrid na infância, Iniesta participará do Superclássico pela última vez

Depois de anunciar que irá deixar o Barcelona, após 22 anos vestindo a camisa do clube, Andrés Iniesta fará seu último jogo contra o Real Madrid com o manto azul e grená. Intensamente identificado com o Barça, muitas pessoas não sabem que o craque era torcedor do Real Madrid na infância. A revelação aconteceu quando ele tinha apenas 12 anos, logo que chegou em La Masia, a academia de formação de jogadores do gigante catalão.

Recorde de pontos sobre o Real

A rivalidade entre os maiores clubes de Madrid e da Catalunha reserva outros objetivos na próxima edição do Superclássico. É que o Barça pode impor a maior diferença de pontos sobre o Real em uma edição de La Liga. Na temporada 1984/1985, os barcelonistas, então treinados pelo inglês Terry Venables, conseguiram terminar a disputa com a distância de 17 pontos para o arquirrival em um tempo em que a vitória valia dois pontos. Atualmente, os Culés têm a chance de completarem o Campeonato Espanhol com 18 pontos à frente dos Merengues. Em 1973/1974, quando contava com a lenda Johan Cruyff, os Blaugranas conseguiram uma vantagem de 16 pontos, mas o Real ficou 23 à frente, na temporada 1987/1988.

Palpite

Independente dos inúmeros objetivos que listamos acima, a vitória por si só no Superclássico já vale muito para Barcelona e Real Madrid. Na maior rivalidade da Espanha e uma das mais intensas do mundo, o resultado faz muita diferença na sequência dos dois. O fato de poder impedir a conquista do inédito título invicto em La Liga traria uma enorme satisfação aos torcedores madridistas, assim como uma possível goleada do Barça faria o Real disputar a decisão da Champions com a moral abalada.

Enfim, são muitos ingredientes e motivos para ganhar. Porém, as metas dos mandantes são mais representativas. Com Messi perto de confirmar a artilharia e na despedida de Iniesta, os comandados de Ernesto Valverde irão se superar e sairão de campo com os três pontos.

Jogos da 36ª rodada do Campeonato Espanhol 2017/2018

Sexta-feira, 04 de maio

  • 16:00 – Sevilla x Real Sociedad – Palpite: Real Sociedad

Sábado, 05 de maio

  • 08:00 – Girona x Eibar – Palpite: empate
  • 11:15 – Athletic Bilbao x Betis – Palpite: Betis
  • 13:30 – Celta x Dep. La Coruña – Palpite: empate
  • 15:45 – Villarreal x Valencia – Palpite: Villarreal

Domingo, 06 de maio

  • 07:00 – Málaga x Alavés – Palpite: Alavés
  • 11:15 – Atlético de Madrid x Espanyol – Palpite: Atlético de Madrid
  • 13:30 – Las Palmas x Getafe – Palpite: Getafe
  • 15:45 – Barcelona x Real Madrid – Palpite: Barcelona

Segunda-feira, 07 de maio

  • 16:00 – Leganés x Levante – Palpite: Levante