Copa do Rei

Barcelona recupera título espanhol quebrando recorde; Young Boys festeja fim do jejum de três décadas na Suíça; AEK Atenas, Celtic e Estrela Vermelha também se sagram campeões

Barcelona vs La Coruña
Foto: Quality Sport Images/Getty Images

Conhecemos mais oito campeões da temporada 2017/18 da Europa

Semana passada, falamos no show que o Barcelona deu ao golear o Sevilla na grande final da Copa do Rei por 5 a 0. Ontem, foi confirmado o que todo mundo já sabia há muitos meses. Os culés recuperariam a taça perdida em 2016/17 para o arquirrival Real Madrid. O fim de semana foi de festa em várias cidades europeias. A um mês do fim da temporada futebolística, os medalhistas de ouro começam a surgir por todos os cantos.

 

Barcelona campeão espanhol

O Barcelona venceu o La Coruña por 4 a 2 na Galícia e confirmou que não pode ser mais alcançado pelo Atlético de Madrid. Os blaugranas completam com uma dobradinha o ciclo de Andrés Iniesta no clube. Além das voltas olímpicas, o Barcelona aumenta a cada rodada seu recorde de invencibilidade na primeira divisão: 41 partidas por enquanto.

Atlético de Madrid e Real Madrid estão garantidos na Champions League. O Valencia deve se juntar ao trio. Betis e Villarreal estão próximos da Liga Europa, deixando a última vaga para um destes quadros: Getafe, Girona, Sevilla ou Real Sociedad.

A Espanha já conhece seus três condenados à Segunda División: Málaga, Las Palmas e La Coruña.

 

Young Boys campeão suíço

O Young Boys, da capital Berna, não vencia a liga suíça desde 1985/86. Neste período os aureonegros perderam o protagonismo para a Basileia, figura constante na Champions League dos últimos anos. Mesmo assim, os Jovens Meninos ainda são o quarto maior laureado da Terra do Chocolate, com doze troféus.

No dia 27 de maio, o Young Boys tenta acabar com outro jejum. Ele está na decisão da Copa da Suíça, título que não é festejado desde 1986/87. Seu adversário será o Zurique.

O Lausanne caiu para a segunda divisão.

 

Celtic heptacampeão escocês

Com direito a humilhar o Rangers por 5 a 0, o Celtic pôde festejar mais um título escocês. Os carrascos dos de azul foram Odsonne Édouard (dois), James Forrest, Tom Rogic e Callum McGregor.

A próxima festa da nação alviverde está prevista para 19 de maio. Nesta data, os católicos encaram o Motherwell na decisão da FA Cup.

 

Estrela Vermelha campeão sérvio

O Estrela Vermelha impediu o bicampeonato do Partizan e coloriu de vermelho e branco as ruas de Belgrado com três semanas de antecipação. Ao ver seu maior adversário alcançar os 51 pontos, o Crno-beli, que tem 39, terá de se contentar em participar da Liga Europa.

As vagas na UEFA e os rebaixados ainda não foram definidos.

 

AEK Atenas campeão grego

O AEK Atenas impediu o octacampeonato do Olympiacos e seus torcedores puderam soltar o grito de “é campeão” que estava entalado desde 1993/94 na garganta.

A uma jornada do final da liga, a Grécia indica AEK Atenas e PAOK para a Champions League. Olympiacos e Atromitos estão garantidos na Liga Europa. A última vaga está entre Asteras Tripoli e Xanthi.

Lá em baixo, Kerkyra e Platanias foram guilhotinados.

O Estádio Olímpico de Atenas abre suas portas para a final da Copa da Grécia em 12 de maio. Estarão frente a frente os dois melhores times do país: AEK Atenas e PAOK.

 

Azerbaijão, Bulgária, Irlanda do Norte, Macedônia e Malta reverenciam seus campeões

O Ludogorets Razgrad venceu a disputa com o CSKA Sófia e faturou o heptacampeonato búlgaro. Fernando Karanga ainda pode se tornar artilheiro do certame.

O Qarabag empatou duas vezes com o Atlético de Madrid pela atual edição da Champions League. Seu pentacampeonato azeri o recoloca na principal competição interclubes do planeta.

O Sutjeska Niksic faturou pela primeira vez em sua história o Campeonato da Macedônia.

O Crusaders se sagrou campeão da Irlanda do Norte pela sétima vez desde que foi fundado.

O Valletta é o novo campeão maltês.