Brasileirão Série A

Bahia x Grêmio; Ceará x Cruzeiro: em apuros, baianos e cearenses podem ampliar crise na 9ª rodada do Brasileirão

Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Equipes do Nordeste recebem dois dos adversários mais temidos do futebol brasileiro; Imortal e Raposa dependem de uma vitória para entrar no G-4

A situação dos clubes do nosso Nordeste vai ficando a cada dia pior no Brasileirão. Se já não bastasse o Ceará e o Bahia amargando a zona do rebaixamento, o Vitória está na porta e até pode fazer parte da turma dos desesperados dependendo de uma combinação de resultados na nona rodada. Enquanto a parada da Copa do Mundo não vem para as equipes tentarem se arrumar, Tricolor Baiano e Vozão têm dois confrontos para lá de complicados neste domingo (3 de junho). Os baianos recebem o poderoso Grêmio tentando sair do Z-4, enquanto os cearenses buscam a primeira vitória no campeonato diante do Cruzeiro, na Arena Castelão. Confira a prévia das partidas!

 

Bahia x Grêmio

Ainda sem pontuar fora de casa, o Bahia que vai a campo quer esquecer os resultados longe da Arena Fonte Nova. Isso porque a derrota para o Flamengo na rodada passada foi a de número quatro nesta edição da Série A. Para piorar, o time comandado por Guto Ferreira ainda não balançou as redes longe de seus domínios, o que explica a 17ª posição na tabela com oito pontos.

Por isso, nada do que um jogo em Salvador, onde o clube está invicto com dois triunfos e dois empates, para ganhar um respiro na classificação. Os Tricolores Baianos recebem o Grêmio tentando sair do Z-4. Uma vitória é mais do que suficiente para Zé Rafael, Vinicius e companhia ganharem algumas posições na tabela.

O problema é que do outro lado está o Grêmio, um dos times mais temidos do país. A trupe liderada por Renato Portaluppi quer se recuperar do amargo 0x0 em casa contra o Fluminense no meio de semana. O empate foi o quarto da equipe neste Brasileirão, todos em 0x0 – contra Paraná, Internacional e Atlético-PR.

Atualmente em nono lugar com 13 pontos, o Imortal depende de um triunfo para poder brigar pelo G-4 e até pelo título. Vale lembrar que os gaúchos não ganham o Nacional desde 1996.

 

Palpite

Se o Bahia tem mostrado sua força na Arena Fonte Nova, o Grêmio é conhecido neste Brasileirão por ser um dos visitantes mais indigestos. Luan, Everton e companhia contam com sete pontos longe da Arena Grêmio, o que fazem do clube o dono da melhor campanha fora de casa ao lado do Flamengo. É por isso que o Imortal pode arrancar um pontinho em Salvador, que apesar da possibilidade de ser o empate de número cinco na competição, não deixa de ser valioso.

 

Ceará x Cruzeiro

Quem também está em apuros é o Ceará, que é o penúltimo colocado com três pontos. Mas se pelos lados do Bahia o clube ao menos consegue se impor em casa, no Vozão a situação é bem diferente. O clube conta com dois empates e duas derrotas na Arena Castelão. Para piorar, sequer venceu em seu retorno à elite tupiniquim. Fato é que a pressão sobre os comandados do técnico Jorginho é maior a cada dia que passa.

Os alvinegros têm a oportunidade de recomeçar na competição neste domingo, quando mais uma vez jogam em Fortaleza. O adversário da vez é o Cruzeiro, que vem de quatro vitórias nos últimos cinco jogos e é o sétimo colocado com 13 pontos.

Depois de bater o Palmeiras no Mineirão, a Raposa sabe que não pode perder pontos para um adversário que luta para não cair. E, por isso, aposta em seu setor defensivo para não ser vazado e arrancar um novo triunfo. O clube tem a melhor defesa deste Brasileirão com apenas três gols sofridos.

 

Palpite

Se a fase do Ceará não é boa, o ataque não produz – quatro gols em oito jogos – , tudo pode piorar quando a equipe enfrentar a poderosa fortaleza do Cruzeiro. Apesar do jogo ser no Castelão e o clube mineiro ter três importantes desfalques – Arrascaeta, Robinho e Rafinha – , a Raposa é favorita para ampliar o drama alvinegro no Brasileirão.

 

Confira os jogos da 9ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 2 de junho de 2018

  • 16:00 – Atlético-MG x Chapecoense – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Internacional x Sport – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Vasco x Botafogo – Palpite: empate
  • 21:00 – Palmeiras x São Paulo – Palpite: empate

Domingo, 3 de junho de 2018

  • 16:00 – América-MG x Atlético-PR – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Bahia x Grêmio – Palpite: empate
  • 16:00 – Flamengo x Corinthians – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Santos x Vitória – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ceará x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro

Segunda-feira, 4 de junho de 2018

  • 20:00 – Paraná x Fluminense – Palpite: empate