Baiano

Bahia de Feira x Vitória e Juazeirense x Bahia: quem larga na frente semifinal do Campeonato Baiano?

Semifinal Campeonato Baiano
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Equipes da capital contam com vantagem de dois empates e histórico para alcançarem mais uma decisão

A fase de grupos do Campeonato Baiano chegou ao fim após nove rodadas e como era de se esperar Vitória e Bahia fizeram o seu papel dentro de campo, classificando-se em primeiro e segundo, respectivamente. Apesar de alguns percalços pelo caminho, como o Ba-Vi de fevereiro, que ainda rende muita discussão pela lamentável confusão entre os jogadores de ambas as equipes, e o mau início do Tricolor, o Estadual voltou à sua normalidade com as duas equipes comandando a classificação geral. Agora, é hora do mata-mata, no qual Leão e Esquadrão jogam com todo o favoritismo e a vantagem do empate para atingir mais uma decisão. Confira as análises de Bahia de Feira x Vitória e Juazeirense x Bahia pelos jogos de ida da semifinal do Baianão.

 

Bahia de Feira x Vitória

Embalado pela classificação para a quarta fase da Copa do Brasil, na qual goleou o Bragantino por 3×0 no Barradão, com direito a hat-trick de Neilton, o Vitória vive agora outro confronto decisivo. Os rubro-negros vão a Feira de Santana encarar o Bahia de Feira. Líder isolado da primeira fase com 22 pontos, o Leão só não possui uma campanha invicta porque no clássico contra o Bahia teve a derrota decretada nos tribunais pela falta de atletas – cinco foram expulsões – em campo. Senão fosse isso, o clube estaria com a invencibilidade em mãos.

Mas vida que segue e o time dirigido por Vagner Mancini quer continuar a caminhada rumo ao tricampeonato consecutivo, fato que não acontece desde 2007-2010, quando na época a equipe alcançou quatro troféus estaduais na sequência.

Para isso acontecer, o comandante rubro-negro aposta em Neilton e Denílson, dupla ofensiva que vem fazendo sucesso neste início de temporada e foi responsável por nove dos 19 gols da equipe no Estadual. Foram eles, inclusive – e Kanu – , que garantiram a goleada do Vitória sobre os rivais de logo mais por 3×0 no primeiro turno.

Já o Bahia de Feira chega com a missão cumprida: classificou-se para as semifinais. E olha que a vaga para o mata-mata ocorreu apenas ao final da derradeira rodada. Quinto colocado antes de a bola rolar, o Tremendão bateu o Jacuipense fora de casa e contou com o revés do rival Fluminense de Feira sobre o Vitória para ganhar a última vaga. Mas com o objetivo concluído, por que não sonhar mais alto? É isso que pensa o treinador Barbosinha, que espera fazer jogo duro diante do Leão no Joia da Princesa.

 

Palpite 1

As pretensões do Bahia de Feira são consideráveis, mas o clube deve começar a semifinal com um revés. Com um elenco melhor e subindo de produção ao longo das últimas semanas, o Vitória tem tudo para encaminhar a classificação com uma vitória em Feira de Santana.

 

Juazeirense x Bahia

O Bahia que chega para disputar o primeiro jogo das semifinais contra a Juazeirense, que terminou em terceiro com 19 pontos, em Juazeiro, é totalmente diferente daquele que iniciou o Baianão com derrota para o Bahia de Feira. E olha que não estamos falando da mudança de jogadores, que de fato aconteceu, como a sentida saída de Hernane Brocador e as chegadas de Nilton, Mena e Allione, por exemplo. O que vimos durante a competição foi uma evolução depois de o técnico Guto Ferreira ser constantemente criticado.

O resultado foi uma sequência avassaladora no Estadual, com cinco vitórias consecutivas, e a segunda posição na tabela com 20 pontos. E isso pode ser visto nos números da equipe, que viu o setor ofensivo tricolor ganhar força ao terminar a primeira fase com o melhor ataque, com 21 gols, incluindo o vice-artilheiro Vinicius (cinco gols), e a própria defesa, que foi a menos vazada do torneio, com apenas seis tentos sofridos.

Agora, Guto Ferreira quer que o time continue “voando”. Para isso, conta um retrospecto favorável diante da Juazeirense. O Esquadrão de Aço nunca foi derrotado pelo rival em toda história. Foram 11 confrontos desde 2006, data da fundação do clube de Juazeiro, sendo oito vitórias do Bahia e três empates. Um dos triunfos ocorreu justamente neste ano, quando os tricolores venceram os rivais por 2×1 no Adauto Moraes.

 

Palpite 2

Apesar da vitória na primeira fase em Juazeiro, o Bahia não deve esperar vida fácil nas semifinais. Principalmente porque o clube está com o departamento médico cheio. Só para se ter uma ideia, seis atletas estão no estaleiro. Allione e Élber, que se machucaram durante a derrota para o Náutico na Copa do Nordeste, se juntaram a João Pedro, Régis, Gregore e Mena.

Possivelmente desfalcado e enfrentando um adversário que conta com o artilheiro do torneio Salatiel com seis gols, a possibilidade de Guto Ferreira colocar uma equipe mais cautelosa é grande. E, por isso, o empate, pode ser o melhor resultado.

 

Confira os jogos de ida das semifinais do Campeonato Baiano

Sábado, 17 de março de 2018

  • 18:30 – Juazeirense x Bahia – Palpite: empate

Domingo, 18 de março de 2018

  • 16:00 – Bahia de Feira x Vitória – Palpite: Vitória