Copa do Nordeste

Bahia começa a defender seu título da Copa do Nordeste

Foto: Bahia EC - Facebook oficial

Fase de grupos do Nordestão começa logo mais

Grandes nações, como Bahia, Santa Cruz, Ceará, Botafogo-PB, Vitória, CRB, ABC, Náutico, Sampaio Corrêa, Treze, CSA, Confiança e Ferroviário começam a lutar pela hegemonia regional. A Copa do Nordeste é um dos melhores torneios do futebol brasileiro e a rivalidade entre estas agremiações é enorme. Uma pena o Sport ter optado por ficar de fora da festa. Confira abaixo os principais prognósticos da primeira rodada.

 

Bahia x Botafogo-PB

Em números absolutos, talvez o Bahia tenha sido o quadro que mais revelou talentos ao longo do Brasileirão do ano passado. Sem tanto poder financeiro quanto seus oponentes do Sudeste e do exterior, algumas peças foram negociadas: o volante Renê Júnior foi para o Corinthians, o goleiro Jean seguiu para o São Paulo, o lateral Juninho Capixaba se transferiu para o Corinthians e Romulo acertou com o Busan L’Park, da Coreia do Sul. Além deles, Juninho acabou no Ceará e Tinga foi para o Fortaleza. Com tanto dinheiro no bolso, o Tricolor pôde ir ao mercado. Seus três principais reforços são o lateral Mena (que jogava no Sport), o atacante Kayke (que estava no Yokohama Marinos) e o goleiro Douglas Friedrich (que se destacou no Avaí).

O Botafogo-PB tem problemas para encarar o Super-Homem. O meia Marcos Aurélio ainda precisa cumprir uma peleja de suspensão. Ele foi punido quando ainda vestia a camisa do Luverdense. Os outros desfalques são por contusão: André Santos e Hiroshi estão no departamento médico. Pelo Estadual, o Belo ganhou do Serrano por 2 a 1 e empatou com o CSP por 1 a 1.

O Bahia tem tudo para começar com os três pontos.

 

Treze x CRB

O CRB sonha com o título que escapou em 1994, quando alcançou a final. Os alagoanos mantiveram Neto Baiano e fizeram contratações cirúrgicas sem cometer loucuras financeiras. O atacante Jônata (emprestado pelo Cruzeiro), o lateral Ayrton (ex-Paysandu), o zagueiro Anderson Conceição (que brilhou no Chaves português) e o volante Serginho (que estava no Gangwon sul-coreano) são as novidades.

O Treze sonha alto e conseguiu trazer Marcelinho Paraíba. O veterano fez fortuna no exterior e defendeu a seleção brasileira, além de ter passado por grandes clubes do país quando era mais jovem. O Galo já entrou em campo quatro vezes neste ano. Tirou o Cordino na fase preliminar desta contenda, venceu o Auto Esporte e empatou com o Nacional de Patos pelo Campeonato Paraibano.

Mesmo em Campina Grande, os alvirrubros devem se impor.

 

Confiança x Santa Cruz

O Santa Cruz tenta esquecer a crise financeira e o descenso à Série C. Nada mais, nada menos, que catorze atletas foram contratados para este ciclo. A grande esperança, porém, reside em Grafite, que renovou seu vínculo com a Cobra Coral por mais um ano. Ele não entra em campo nesta semana porque está resolvendo problemas pessoais em Dubai.

O Confiança conseguiu liberar o Batistão para a entrada de torcedores. Essa é sua principal armadilha contra adversários mais técnicos.

Os pernambucanos devem prevalecer.

 

Globo x Vitória

O Vitória vai à Ceará Mirim encarar o Globo. Os potiguares surpreenderam ao conseguir alcançar a terceira divisão do Brasileirão no ano passado.

Já o Vitória conseguiu manter os craques Uillian Correia, Kanu e Kieza. As caras novas são as de Bryan (ex-Cruzeiro), Lucas Marques (ex-Chapecoense), Lucas (ex-Palmeiras) e Denílson (ex-Granada). Tudo indica que o colombiano Tréllez também fica no Barradão.

Acredito no Leão rubro-negro!

 

Salgueiro x Ceará

O Ceará decidiu não poupar esforços para permanecer na elite do futebol nacional. Foram onze contratações: Wescley, Andrigo, Patrick, Juninho, Bruno Pires, Luidy, Naldo, Leandro Silva, Douglas Coutinho, Javier Reina e Felipe Santos. Tudo isso sobre a batuta de Marcelo Chamusca.

O Salgueiro tem ambições mais modestas e ainda sonha em se firmar como um dos grandes de Pernambuco, capaz de desafiar Sport, Santa Cruz e Náutico.

Penso que o Vovô vence no sertão!

 

Regulamento

A fase preliminar classificou quatro equipes e desclassificou outras quatro. Agora, os dezesseis times jogam entre si em turno e returno dentro de cada uma das quatro chaves. Os dois primeiros colocados de cada avançam para as quartas de final.

A partir de então, teremos mata-mata em ida e volta até conhecermos o campeão. O primeiro colocado garante uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019.

 

Os grupos da 1ª fase da Copa do Nordeste de 2018

  • Grupo A: Confiança, CRB, Santa Cruz e Treze.
  • Grupo B: ABC, Ferroviário, Globo e Vitória.
  • Grupo C: Altos, Bahia, Botafogo-PB e Náutico.
  • Grupo D: Ceará, CSA, Salgueiro e Sampaio Corrêa.

 

1ª Rodada da 1ª fase da Copa do Nordeste de 2018

Terça-feira, 16 de janeiro:

  • 19h00: Treze x CRB – palpite: CRB.
  • 21h45: Confiança x Santa Cruz – palpite: Santa Cruz.
  • 21h45: Globo x Vitória – palpite: Vitória.
  • 21h45: Salgueiro x Ceará – palpite: Ceará.

 

Quarta-feira, 17 de janeiro:

  • 19h00: Náutico x Altos – palpite: Náutico.

 

Quinta-feira, 18 de janeiro:

  • 19h00: Ferroviário x ABC – palpite: Ferroviário.
  • 19h00: CSA x Sampaio Corrêa – palpite: CSA.
  • 21h15: Bahia x Botafogo-PB – palpite: Bahia.