Copa do Brasil

Atlético-PR estreia na Copa do Brasil pressionado por boas atuações do rival Caxias

Foto: Imprensa CAP / Divulgação

Furacão fará seu primeiro jogo da temporada com o time considerado titular; invictos em 2018, gaúchos querem surpreender paranaenses na primeira fase

A Copa do Brasil 2018 dá largada nesta terça-feira (30 de janeiro) com Caxias x Atlético Paranaense e está repleta de novidades, que prometem dar muita emoção aos 40 jogos na rodada de abertura. Com um regulamento novo, que inclui apenas um jogo na primeira e segunda fases, dando aos visitantes a vantagem de empate, a competição pode ter algumas surpresas logo de cara. Uma delas pode aparecer no jogo entre Caxias, líder do Campeonato Gaúcho com 100% de aproveitamento, e o Atlético Paranaense, que estreará logo mais o time titular. Se liga só no resumo da partida que vai ferver o estádio Centenário!

 

Zebra? Nem tanto

Os olhos estão voltados para a primeira partida do Furacão em 2018 com o seu time considerado ideal – o clube paranaense disputa o estadual com uma equipe alternativa – , mas a partida na serra gaúcha é um prato cheio para o mandante Caxias, líder do Gaúchão.

Na terra em que Grêmio e Internacional são praticamente imbatíveis, o Grená tem mostrado que a temporada que se inicia pode não ser tão favorável aos poderosos. Depois de o Novo Hamburgo vencer a competição no ano passado e acender o sinal de alerta nos times de Porto Alegre, agora é a vez do Caxias surpreender os grandes do Rio Grande do Sul.

Com 12 pontos em quatro rodadas, o clube dirigido por Luís Carlos Winck comanda a tabela de classificação. No currículo, o Caxias já bateu os Imortais – 5×3 – e os Colorados – 2×1 – na temporada. Ou seja, ter a condição de azarão não afeta em nada o jogo do clube. Por isso, os gaúchos querem também mostrar o seu valor na Copa do Brasil. E a equipe aposta na dupla João Paulo e Nicolas, responsáveis por quatro dos 11 gols do clube no Gaúchão, para dar o cartão de visitas ao Furacão.

 

Pedreira

Pode ter certeza que quando o Atlético Paranaense fez sua programação para a temporada não esperava um adversário tão duro para a estreia na Copa do Brasil. Tudo bem que os paranaenses “podem fazer acontecer” e as dificuldades expostas aqui podem “virar pó” quando a bola rolar no estádio Centenário. Porém, enfrentar o líder do Gaúchão não estava nos planos de Fernando Diniz, que comanda a equipe após uma saída conturbada do Guarani.

Apesar da liderança do Grupo B do Paranaense com sete pontos em três jogos, os rubro-negros disputam a competição com um time de transição. A equipe considerada titular, por exemplo, teve 25 dias de pré-temporada. Agora é hora de mostrar que o tempo de treinamento no CT do Caju valeu a pena.

O jogo contra o Caxias marca a estreia dos quatro reforços do Furacão: Thiago Carleto, Marcinho, Bergson e Raphael Veiga. Destes, o meio-campista vindo do Palmeiras é o que mais gera expectativa. Ao lado de Guilherme e Nikão, ele fará parte do trio de armadores responsáveis por municiar o atacante Ribamar. Aguardemos!

 

O que eu acho

Apesar do bom tempo de preparação, o Atlético Paranaense pode sentir falta do ritmo de jogo, coisa que do outro lado não haverá problema. O Caxias chega embalado para o confronto e pode complicar bastante a vida paranaense logo de cara.

É bom ficarmos de olho no setor esquerdo do time gaúcho, já que foi por ali que o Grená anotou quatro gols no estadual. Os avanços de Julinho e Nicolas serão um importante teste para a defesa comandada pelos experientes Paulo André e Thiago Heleno. Não seria surpresa se os mandantes alcançassem a classificação, mas o fato de o Furacão jogar com o empate – em razão do novo regulamento – pode fazer total diferença.

 

Confira os jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2018

Terça-feira, 30 de janeiro

  • 20:00 – Vitória da Conquista x Boa Esporte – Palpite: Vitória da Conquista
  • 21:30 – Caxias x Atlético-PR – Palpite: Empate

Quarta-feira, 31 de janeiro

  • 16:00 – Nova Iguaçu x Bragantino – Palpite: Bragantino
  • 19:30 – Boavista x Internacional – Palpite: Internacional
  • 19:30 – Caldense x Fluminense – Palpite: Fluminense
  • 20:00 – Tubarão x América-RN – Palpite: Tubarão
  • 20:00 – Aimoré x Cuiabá – Palpite: Cuiabá
  • 20:30 – Uberlândia x Ituano – Palpite: Ituano
  • 21:30 – Novo x Salgueiro – Palpite: Novo
  • 21:30 – Floresta x Botafogo-PB – Palpite: Botafogo-PB
  • 21:30 – Cordino x Náutico – Palpite: Empate
  • 21:30 – Treze x Figueirense – Palpite: Figueirense
  • 21:30 – Itabaiana x Joinville – Palpite: Joinville
  • 21:30 – Independente-PA x Sampaio Corrêa – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 21:30 – Interporto x Juventude – Palpite: Juventude
  • 21:45 – Madureira x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 22:00 – Real Ariquemes x Londrina – Palpite: Londrina
  • 22:30 – Flu de Feira x Santa Cruz – Palpite: Flu de Feira

Quinta-feira, 1º de fevereiro

  • 19:15 – URT x Paraná – Palpite: Paraná
  • 21:30 – Novo Hamburgo x Paysandu – Palpite: Paysandu