Florida Cup

Atlético Mineiro leva time reserva para buscar o bicampeonato da Florida Cup. Equipe estreia nesta quinta contra o Rangers

Galo Florida Cup
Foto: Divulgação Atlético

Galo ficou com o título em 2016, enquanto o Rangers busca uma conquista inédita

Na próxima quinta-feira (11), às 22 horas (horário de Brasília), o Atlético Mineiro dará início à busca pelo bicampeonato da Florida Cup encarando o Rangers, da Escócia, no Orlando City Stadium. Esta será a terceira participação consecutiva do Galo no torneio, que nos últimos anos vem atraindo um grande número de clubes brasileiros interessados em internacionalizar suas marcas. O Rangers já disputou duas edições da competição, mas nunca foi campeão.

O título da Florida Cup será do time que somar mais pontos ao final de duas partidas. O número de vitórias é o primeiro critério de desempate. Uma peculiaridade do regulamento do torneio é que nos jogos que terminam empatados acontece uma disputa de pênaltis, e o vencedor leva um ponto extra.

 

Galo leva equipe alternativa para os Estados Unidos

Na cerimônia de abertura da Florida Cup 2018, realizada na última terça-feira, no Loews Sapphire Falls Resort, em Orlando, o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Sette Câmara, exaltou o torneio, que este ano chega à sua quarta edição, e deu ênfase à importância da conquista de 2016. No entanto, o discurso do dirigente vai de encontro à prática do clube, que enviou um time alternativo para os Estados Unidos.

O Galo será representado por jovens atletas da equipe Sub-23 e jogadores que foram pouco aproveitados na temporada 2017. Alguns nem devem continuar no clube, casos do volante Adilson, que pode ser envolvido em uma troca por Copete, do Santos, e do zagueiro Erazo, que ao retornar ao Brasil se apresentará ao Vasco, que já acertou sua contratação por empréstimo.  Outros, como o lateral-esquerdo Mansur, e os atacantes Leleu e Pablo, esperam agarrar a oportunidade para recuperar espaço dentro do plantel.

O técnico Oswaldo de Oliveira ficou no Brasil cuidando da pré-temporada do elenco principal, e o comando do time ficará à cargo de Caio Zanardi, treinador do Atlético Mineiro B.

Depois do Rangers, o time mineiro enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia, no domingo, às 16 horas.

 

Rangers tem muitos desfalques

O mês de janeiro é tenso nos bastidores do Rangers. Até o encerramento da janela de transferências, o clube, que disputa uma liga periférica da Europa, vive a apreensão pela possibilidade de perder seus melhores jogadores para adversários de centros mais ricos e badalados.

No que diz respeito à estreia na Flórida, o grande motivo para preocupação por parte do técnico Graeme Murty é o elevado número de jogadores importantes que estarão fora de combate por lesão. Além de Lee Wallace, Kenny Miller e Graham Dorrans , que sofreram contusões sérias e não têm previsão de retorno para os próximos dias, o zagueiro Ross McCrorie voltou a sofrer com um recorrente incômodo no pé, e precisou ser cortado. A situação de Ryan Jack também inspira cuidados, e o volante tem boas chances de não participar da competição.

Em compensação, o meia Sean Goss, recém-contratado junto ao Queens Park Rangers, além do atacante Michael O’Halloran e o meio-campista Andy Halliday, que acabam de voltar de empréstimo, estarão à disposição.

O Rangers ocupa atualmente a terceira colocação no Campeonato Escocês, mas está bem longe do seu arquirrival Celtic, que lidera com onze pontos de vantagem. No clássico disputado no penúltimo dia do ano passado, os dois times ficaram no 0x0, e os Lightblues praticamente deram adeus à possibilidade de conquistar o título.

 

Prováveis escalações

Atlético Mineiro: Cleiton, Adson, Donato, Rodrigão e Mansur; Adilson, Ralph, Lorran, Thalis, Pablo e Leleu

Rangers: Foderingham, Tavernier, Alves, Wilson, John, Candeias, Holt, Barjonas, Windass, Kranjcar, Morelos

 

Palpite

Não há como negar que o Rangers entrará em campo com um favoritismo absolutamente destacado. Os escoceses estão no auge da temporada, já possuem uma equipe entrosada, e estão mais adaptados ao frio que neste momento assola os Estados Unidos. O Galo, por sua vez, levou para a Flórida uma série de jogadores inexperientes, além de outros que nada mostraram quando tiveram oportunidades com a camisa alvinegra. A equipe brasileira claramente não tem o torneio como uma de suas prioridades, e é pouco provável que brigue pelo título.

Acredito que os escoceses vencerão a partida sem grandes dificuldades, e assim chegarão vivos ao duelo contra o Corinthians pela última rodada, na tarde do próximo sábado.

 

Jogos da 1ª rodada da Florida Cup 2018

  • Quarta-feira, 10 de janeiro, 22:00 – Cortinthians 1×1 PSV (5-4)
  • Quinta-feira, 11 de janeiro, 22:00 – Atlético Mineiro x Rangers – Palpite: Rangers
  • Sexta-feira, 12 de janeiro, 22:00 – PSV x Fluminense – Palpite: PSV