Copa do Rei

Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid favoritos na Copa do Rei

Foto: Burak Akbulut/Anadolu Agency/Getty Images

Oitavas de final começam esta semana e terminam na próxima

A Copa do Rei demora a engrenar, pois os maiores clubes priorizam a Champions League e a La Liga. Como consequência, muitas feras são poupadas destas pelejas. Talvez isso seja um problema do regulamento que prevê partidas de ida e volta, o que reduz ainda mais as chances dos pequenos aprontarem uma zebra.

 

Celta quer aprontar novamente

O Celta, de Vigo, nunca foi campeão espanhol, nem da Copa do Rei. Suas máximas conquistas foram três segundonas, uma terceirona e uma quartona. Apesar do fraco retrospecto, os galegos estão querendo surpreender. Ano passado, desclassificaram o Real Madrid nas quartas de final e, surpreendentemente caíram diante do Alavés nas semifinais. Este ano, o desafio é tão complicado quanto: o Barcelona. A favor dos Celestes pesa o fato de terem resistido aos blaugranas dentro do Camp Nou, no mês passado: 2 a 2.

O Barcelona é franco favorito. Líder invicto do “Espanholão”, deve vencer mesmo se poupar algumas peças e mesmo considerando que a partida é na estrada. Apesar do tropeço diante de seu rival pela liga, o Celta é apenas o décimo-primeiro colocado.

 

Real Madrid pega time da segundona

Apesar de ser o atual bicampeão mundial, bicampeão da Champions League e campeão espanhol, o Real Madrid vive um princípio de crise. Tudo começou com a campanha decepcionante na liga nacional. O cúmulo veio com o humilhante revés para o arquirrival Barcelona, no Santiago Bernabéu, por 3 a 0. Na Copa do Rei, os Merengues devem conseguir os três pontos, mesmo indo a campo com os suplentes.

O Numancia está em quinto lugar da Segunda División e tem chances de ser promovido. Os Rojillos não desfilam entre os grandes desde 2008/09.

 

Sorteio beneficiou o Atlético de Madrid

Se havia um adversário que todo mundo queria pegar nesta etapa, este era o Lleida. Os catalães fazem campanha ruim na Segunda División B (que é equivalente à nossa série C). Mesmo assim, os Colchoneros devem abrir os olhos, pois os Llerdes surpreenderam a Real Sociedad nas 16as de final.

Em Madrid, Diego Costa e Vitolo foram apresentados no Wanda Metropolitano. Será que estreiam no duelo copeiro?

 

Valencia quer espantar a crise

O Valencia começou muito bem esta temporada e chegou a brigar pelo título ligueiro com o Barcelona. No entanto, as últimas apresentações foram um desastre! O Morcego vem de três revezes seguidos e apenas uma vitória nos últimos cinco embates. Os alvinegros perderam a vice-liderança para o Atlético de Madrid. Para reforçar o plantel, os cartolas estudam a contratação de Rafinha Alcântara por empréstimo.

O Las Palmas luta desesperadamente contra o descenso e sua grande prioridade em 2018 é permanecer na elite. Sendo assim, não acredito que os insulares possam oferecer muita resistência.

 

Clássico andaluz

Sevilla e Cádiz prometem um grande espetáculo que deve agitar a Andaluzia. As duas instituições tradicionais já se pegaram diversas vezes pela primeira divisão. Os Gaditanos, porém, estão fora do primeiro patamar desde 2005/06. Pelo menos este ano ocupam o segundo lugar e lutam pela promoção. Já os alvirrubros são o quinto da primeirona.

 

Formentera para fazer história

O Formentera foi fundado em 1971 numa ilha paradisíaca homônima. Até hoje, lhe faltam títulos de expressão. Aliás, os rubro-negros nunca conseguiram o acesso sequer para a série B. Em nono em sua chave na terceirona, não deve ser desta vez que os formenterenses conseguem subir para o segundo nível.

Na atual Copa do Rei, os insulares já bateram Tarazona, Logroñés e calaram o San Mamés ao desclassificar o tradicional Athletic.

Já o Alavés tirou apenas o Getafe e espera repetir a campanha de 2016/17, quando alcançou a grande final. Na liga, aparece em décimo-sétimo e luta pela permanência.

 

Outros confrontos

O Leganés recebe na Grande Madri o Villarreal, da Comunidade Valenciana. Apesar da boa campanha do Submarino Amarelo no campeonato, onde luta pela vaga na Liga Europa, acredito no êxito madrilenho nos primeiros 90 minutos.

Em El Prat, Español e Levante fazem um enfrentamento de poucos atrativos. Os catalães são o décimo-quinto da La Liga e os valencianos estão uma posição atrás.

 

Jogos de ida das oitavas de final da Copa do Rei de 2017/18

Quarta-feira, 03 de janeiro:

  • 16h00: Formentera x Alavés – palpite: Alavés.
  • 16h00: Lleida x Atlético de Madrid – palpite: Atlético de Madrid.
  • 18h00: Cádiz x Sevilla – palpite: Sevilla.
  • 18h00: Las Palmas x Valencia – palpite: Valencia.

Quinta-feira, 04 de janeiro:

  • 16h00: Celta x Barcelona – palpite: Barcelona.
  • 16h00: Leganés x Villarreal – palpite: Leganés.
  • 18h00: Español x Levante – palpite: Español.
  • 18h00: Numancia x Real Madrid – palpite: Real Madrid.