Paulista A1

Após quatro rodadas, como estão nossos palpites para o Campeonato Paulista da Série A1?

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Quatro rodadas depois do início do Campeonato Paulista, como está o desempenho dos times em comparação com nosso palpite antes de a bola começar a rolar?

Embora seja muito cedo para determinar verdades absolutas em relação aos times que disputam o Campeonato Paulista da Série A1, 25% dos jogos da fase de grupos já foram disputados e faltando ainda os jogos entre Santo André x Mirassol, Red Bull Brasil x Linense e Ferroviária x Botafogo, que acontecem hoje, segunda-feira, dia 29, já é possível fazermos um comparativo entre meus palpites para os times antes do início do Paulistão e seu momento atual (para alegria do editor de coração peludo e poucos cabelos que adora ver o meu score na redação cair mais que jogador argentino em jogo da Libertadores).

 

Os favoritos

Mesmo vivendo realidades bem diferentes no Paulistão, os quatro grandes – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos – devem confirmar sua superioridade e avançar à segunda fase do campeonato, com base no que mostraram até aqui.

Único 100% no torneio, o Palmeiras segue como o franco favorito não só à melhor campanha na primeira fase como ao título. No domingo, o Verdão não teve dificuldades para superar o Bragantino por 2 a 0, com gols de Keno e Dudu. De decepcionante na equipe até aqui, apenas o desempenho de Borja – que vem jogando melhor que na temporada passada, mas segue sem ser o “matador” que o Palmeiras precisa. No mais, mesmo quando não joga bem – como no duelo contra o Red Bull Brasil pela terceira rodada – o alviverde segue “sobrando” graças à enorme qualidade de seu elenco.

O Corinthians – atual campeão estadual – vem em seguida com três vitórias e uma derrota. Com um esquema de jogo bem definido – e mais ofensivo nesta temporada – e uma defesa ainda bastante sólida (apesar das baixas de Pablo e Guilherme Arana), o Timão vem mantendo a regularidade da temporada passada, jogando o simples sem se preocupar com o espetáculo. Assumindo uma nova função no meio campo, Jadson – que terminou 2017 no banco – vem comandando as ações criativas do alvinegro com eficiência, mas a falta de um camisa 9 segue atrapalhando o time. Kazim, mais uma vez, não foi bem no duelo contra o São Paulo no último sábado (vitória do Timão por 2 a 1) e saiu vaiado de campo para a entrada de Júnior Dutra. Definitivamente, o turco não é o centro-avante que o alvinegro precisa e Dutra deverá assumir a titularidade na próxima rodada.

O Santos, ainda em fase de reconstrução, aparece em seguida, com 7 pontos conquistados em duas vitórias, um empate e uma derrota. O time sente a falta de jogadores mais qualificados e as ausências de Lucas Veríssimo e Bruno Henrique vem pesando no desempenho global. Diante do Ituano, pela quarta rodada, o técnico Jair Ventura precisou poupar titulares e escalar alguns reservas diante de sua torcida. A falta de entrosamento cobrou seu preço e o time foi vaiado no Pacaembu enquanto perdia por 1 a 0. Coube ao garoto Rodrygo, de 17 anos, sair do banco e mais uma vez ver sua estrela brilhar ao fazer o gol salvador que garantiu o empate ao Peixe. Apesar do início irregular, o Santos é outro time que não deve ter problemas para chegar às quartas de final do Campeonato Paulista.

O São Paulo, entretanto não pode dizer o mesmo. No momento, o tricolor do Morumbi ocupa a segunda posição do Grupo B, com 4 pontos – 2 atrás da Ponte Preta, que lidera com 6 e 1 à frente do São Caetano. No clássico contra o Corinthians no último sábado, o time comandado por Dorival Júnior mostrou muita vontade e pouca qualidade e parece não dar sinais de evolução em relação ao conjunto que terminou o Campeonato Brasileiro com a lama da Série B seca em suas chuteiras. Para sorte do tricolor, ele está no mesmo grupo que São Caetano (uma vitória e três derrotas) e Santo André (uma derrota e dois empates), que não fazem boas campanhas. Mas, se vencer o duelo de hoje, no encerramento da quarta rodada do Campeonato Paulista, o Santo André poderá chegar aos 5 pontos e tomar a segunda posição do tricolor que segue dando chances ao azar e pode passar a “vergonha” de não se classificar para a segunda fase do Paulistão – pouco provável, mas nem de longe, impossível.

 

Fechando as quartas de final

Em meu texto antes do início do Paulistão, escrevi que Ituano, Ponte Preta, Novorizontino e Botafogo eram os times com mais chances de ficarem com uma das duas vagas dos grupos A, B, C e D.

A situação atual dos clubes é a seguinte:

Pelos critérios de desempate, o Ituano, que tem os mesmos 6 pontos de Bragantino, está na terceira posição no Grupo A. Seria o segundo colocado se não tivesse cedido o empate ao Santos ontem, no Pacaembu. Para deixar tudo ainda mais “embolado” na luta por uma vaga no grupo, a Linense chegará aos mesmos 6 pontos se vencer o Red Bull Brasil hoje no encerramento da rodada. Apesar disso, sigo acreditando que dos três times, o Ituano (ainda) tem mais chances de classificação.

A Ponte Preta, se reconstruindo depois do inesperado rebaixamento para a Série B no Brasileirão, lidera o Grupo B, contando com as “patinadas” de São Paulo e São Caetano para se manter na ponta – mesmo não exibindo um futebol exuberante. Muito provavelmente deverá confirmar minha previsão inicial de ficar com uma das duas vagas.

No Grupo C, São Bento e Novorizontino estão numa luta acirrada, somando os mesmos 7 pontos até aqui. Eu acredito que o Novorizontino está mais preparado para chegar as quartas de final, mas de maneira alguma acharei surpresa ver a vaga ficar com o São Bento que vem fazendo um bom campeonato até aqui.

E finalmente, no Grupo D, depositei minhas fichas no Botafogo, que está em segundo lugar e joga hoje contra a Ferroviária. Uma vitória, mantém sua posição, mas um empate ou uma derrota podem favorecer o Red Bull Brasil caso ele triunfe no duelo contra a Linense as 19:30 no Moisés Lucarelli. Independente disso, também sigo acreditando mais na classificação do Botafogo do que na do RBB.

 

Lutariam para não cair

Antes de a bola começar a rolar apontei que os quatro times com maiores chances de lutarem pelas duas vagas na Série A2 seriam: São Caetano, RBB, Bragantino e Mirassol.

No momento em que este texto está sendo escrito, os quatro piores colocados do Paulistão são: Mirassol, RBB, Ferroviária e Santo André – todos com um jogo a menos e que encerrarão a quarta rodada do Campeonato Paulista hoje à noite.

Caso o Santo André vença o jogo contra o Mirassol e a Linense derrube o RBB, o São Caetano entra na linha dos quatro piores desempenhos do torneio até aqui – o que deixaria apenas o Bragantino como “salvo” na minha lista inicial – com a Ferroviária assumindo o seu lugar.

 

Concluindo

Fazendo um comparativo final de minha análise inicial com o momento atual dos times, posso mostrar ao meu editor de coração peludo que:

Dos oito possíveis classificados para as quartas de final, seis estão tendo o desempenho que eu esperava (alguns mais convincentes que outros): Palmeiras, Corinthians, Santos, Ponte Preta, São Paulo e Botafogo. Ituano e Novorizontino seguem na briga, mas se o campeonato terminasse hoje, estariam de fora.

Dos quatro que disse que lutariam para não cair, dois estão nas últimas posições na classificação geral: Mirassol e RBB e o São Caetano ainda pode entrar na lista ao final da rodada. O Bragantino, pelo visto, vai brigar pelas quartas de final mesmo e será o grande tiro n’água que eu dei.

 

Jogos, resultados e palpites para a quarta rodada do Campeonato Paulista da Série A2

Sábado, 27 de janeiro

  • 17:00 – Corinthians 2 x 1 São Paulo – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Novorizontino 1 x 0 São Caetano – Palpite: Novorizontino

Domingo, 28 de janeiro

  • 17:00 – Bragantino 0 x 2 Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – São Bento 0 x 1 Ponte Preta – Palpite: São Bento
  • 19:30 – Santos 1 x 1 Ituano – Palpite: Santos

Segunda-feira, 29 de janeiro

  • 17:30 – Santo André x Mirassol – Palpite: Mirassol
  • 19:30 – RB Brasil x Linense – Palpite: RBB
  • 20:00 – Ferroviária x Botafogo-SP – Palpite: Ferroviária