Paulista A1

Após perder para a Ponte Preta na estreia do Paulistão, Corinthians volta ao Pacaembu contra o São Caetano

Foto: SC Corinthians P - Facebook Oficial

Pressionado pelo tropeço, Timão terá reforços no embate contra o Azulão

Na reedição da final do Paulistão 2017, a Ponte Preta levou a melhor sobre o Corinthians em pleno Pacaembu. O tropeço na estreia colocou pressão sobre o time do Parque São Jorge, que precisará correr atrás do prejuízo na partida do próximo domingo (21), às 19:30 (horário de Brasília), diante do São Caetano, novamente no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. O Azulão também começou mal o campeonato, e perdeu por 3×1 para o Ituano.

Confira a seguir o prognóstico para o segundo compromisso do Timão pelo Campeonato Paulista.

 

Corinthians terá novidades para buscar sua primeira vitória

Com sete campeões brasileiros em campo, o Corinthians que enfrentou a Ponte Preta apresentou algumas das virtudes que o levaram ao sucesso na última temporada. Foi um time organizado taticamente e soube manter a posse de bola. O técnico Fábio Carille testou um novo esquema, o 4-1-1-1, com Kazim como homem de referência no ataque. Foi justamente no setor, contudo, que a equipe esbarrou. Com um jogador a mais desde o fim do primeiro tempo, quando Felipe Cardoso foi expulso, o Timão criava as chances, mas falhava na hora de concluir. A mais clara aconteceu aos 28 minutos da etapa complementar, quando Jadson foi derrubado na área. O próprio meia cobrou o pênalti, mas o goleiro Ivan defendeu. A Macaca chegou ao gol através de um rápido contra-ataque, que culminou com a finalização de Felipe Saraiva no ângulo esquerdo do goleiro Cássio. O Corinthians dominou a partida, mas perdeu.

Para seu segundo compromisso pelo Paulistão, o time terá um desfalque certo. O lateral Guilherme Romão levou um cartão vermelho nos minutos finais da partida, e terá que cumprir suspensão. Menos mal que Juninho Capixaba, um dos reforços para a temporada, teve sua documentação regularizada, e poderá substitui-lo. Dois outros novatos, o zagueiro Henrique, ex-Fluminense, e o meia Matheus Vital, contratado junto ao Vasco, também deverão estar aptos para jogar no domingo. O veterano Emerson Sheik ainda precisará de alguns dias para entrar em forma.

 

São Caetano aposta no entrosamento do time

Campeão da Série A2 na última temporada, o São Caetano têm como principal objetivo neste Campeonato Paulista conseguir uma colocação que lhe garanta vaga na Série D do Brasileirão. Para isso, precisará terminar pelo menos entre os oito primeiros na classificação geral.

O Azulão não se saiu nada bem na estreia contra o bom time do Ituano, que em 2017 conquistou o título de Campeão do Interior. Jogando fora de casa, o São Caetano levou dois gols no espaço de apenas cinco minutos, e foi para o intervalo perdendo. No início da segunda etapa, ainda ensaiou uma reação, e descontou através do artilheiro Carlão, aos 10 minutos. A esperança não durou muito tempo. Claudinho marcou o terceiro do Ituano aos 26, dando números finais ao jogo.

Um fator que favorece o São Caetano é a continuidade do trabalho do técnico Luis Carlos Martins, que está no clube desde 2014. Apesar da chegada de onze reforços, incluindo o goleiro Hélton Leite, ex-Botafogo, e o experiente meia Chiquinho, que já defendeu equipes como Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Santos e Flamengo, a espinha dorsal do time campeão em 2017 foi mantida. Responsável por 18 gols em 22 jogos pela Série A2, a dupla Carlão e Ermínio é depositária das maiores esperanças dos torcedores do clube do ABC.

 

Retrospecto de São Caetano x Corinthians

Faz tempo que não acontece uma partida entre São Caetano e Corinthians. O último encontro entre os times foi no Paulistão de 2013, com o placar final de 2×2. Também pelo estadual, os embates das duas temporadas anteriores tiveram uma vitória pra cada lado. O Azulão venceu por 2×1 em 2011, enquanto o Alvinegro do Parque São Jorge triunfou pela contagem mínima em 2012.

No cômputo geral, quem leva vantagem é o São Caetano, que venceu 13 dos 29 confrontos, enquanto o Corinthians levou a melhor em 11, e outras cinco terminaram empatadas. Em seu período mais profícuo, no início da década de 2000, o Azulão costumava dar muito trabalho ao time da capital.

Últimos jogos

  • 09/02/13 – Corinthians 2×2 São Caetano
  • 18/02/12 – São Caetano 0x1 Corinthians
  • 10/04/11 – Corinthians 1×2 São Caetano
  • 07/03/10 – Corinthians 1×0 São Caetano
  • 11/03/09 – Corinthians 2×1 São Caetano

 

Prováveis escalações

São Caetano: Hélton Leite; Pedro, Domingues, Sandoval, Bruno Recife; Régis, Vinícius Kiss, Esley, Chiquinho; Carlão, Ermínio. Técnico: Luis Carlos Martins

Corinthians: Cássio; Fágner, Balbuena, Pedro Henrique, Juninho Capixaba; Gabriel, Rodriguinho, Jadson; Angel Romero, Clayson, Kazim. Técnico: Fábio Carille

 

Palpite

Apesar da derrota na estreia, o Corinthians tem largo favoritismo no duelo contra o São Caetano. O campeão brasileiro conta com um plantel mais qualificado, e entrará com a obrigação de compensar os pontos perdidos contra a Ponte Preta. O mando de campo é do azulão, mas a partida será no Pacaembu, onde o Timão sempre se sentiu em casa. A chegada dos reforços, mesmo como opção no banco de reservas, darão maior consistência ao time de Fábio Carille. Meu palpite é que o Corinthians vence por 2×0.

 

Jogos da 2ª rodada do Campeonato Paulista 2018

Sábado, 20 de janeiro

  • 16:30 – Mirassol x São Bento – Palpite: Empate
  • 19:00 – São Paulo x Novorizontino – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Ferroviária x Ituano – Palpite: Ituano

Domingo, 21 de janeiro

  • 17:00 – Botafogo-SP x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 19:30 – São Caetano x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 19:30 – Santo André x RB Brasil – Palpite: Empate
  • 19:30 – Ponte Preta x Linense – Palpite: Ponte Preta
  • 20:00 – Santos x Bragantino – Palpite: Santos