Paulista A3

Após derrota do São Bernardo, liderança do Campeonato Paulista da Série A3 deve mudar de mãos na terceira rodada

Palpites Paulista A3
Foto: Denis Maciel/DGABC

Taboão da Serra e Noroeste podem assumir a ponta, que é provisoriamente ocupada pelo Atibaia

A abertura da terceira rodada do Campeonato Paulista da Série A3 não poderia ter sido melhor para o Atibaia, que venceu o até então líder São Bernardo e assumiu a ponta da tabela. Seu reinado, no entanto, deve ter curta duração, já que o Taboão da Serra, que recebe a Matonense nesta quarta-feira (24), às 16 horas (horário de Brasília), e o Noroeste, que no mesmo horário mede forças com o Desportivo Brasil, em Porto Feliz, podem ultrapassá-lo.

 

Briga acirrada pela liderança

O São Bernardo fez uma estreia empolgante, com vitória sobre o Olímpia, de virada, por 4×2, herdou os três pontos e mais três gols de saldo graças ao W.O do Rio Branco na segunda rodada (o time de Americana alterou o local do jogo sem comunicar a Federação), e depois de quase uma semana de descanso, criou a expectativa de que poderia conseguir mais um grande resultado diante do Atibaia. Porém, quem voou alto foi o Falcão, que contrariou o favoritismo, venceu a partida por 2×1, e assumiu ele mesmo a ponta da tabela, pelo menos até o fim da rodada.

O Taboão da Serra, que venceu seus dois compromissos, contra o Manthiqueira e o São Carlos, por 2×0, é uma das equipes que podem suplantá-lo. Seu adversário será a Matonense, que está invicta, mas quando atuou fora de casa não saiu de um empate sem gols com o Rio Preto. A partida será no Estádio Municipal Vereador José Feres, o Feresão, em Taboão da Serra. Será um jogo duro, mas os anfitriões devem vencer.

O outro candidato a líder é o tradicional Noroeste, que segue firme em seu propósito de retomar um lugar entre os maiores do futebol paulista. O Norusca teve duas paradas duríssimas logo nas rodadas iniciais, mas conseguiu buscar uma virada diante do Mogi Mirim, e levou a melhor sobre o Velo Clube, fora de casa, com um gol salvador de Gabriel Esteves. Agora terá pela frente o Desportivo Brasil, que ainda não disse a que veio no campeonato, e além de não pontuar, ainda não balançou as redes adversárias. Se der a lógica, o Alvirrubro Operário leva os três pontos.

 

Monte Azul e Capivariano tentam subir na tabela

Três jogos que mexem com o setor intermediário também prometem fortes emoções. No Estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro, o Monte Azul tem um encontro marcado com o Velo Clube. Em Itapira, a peleja ficará por conta de Mogi Mirim e Capivariano. Rio Preto e União Barbarense se enfrentam no Anísio Haddad.

O Monte Azul não saiu do empate na estreia contra o São Carlos, mas depois da grande atuação na goleada por 3×0 sobre o Desportivo Brasil, credenciou-se para brigar na parte mais alta da tabela. O adversário desta vez será o Velo Clube, que seguiu um caminho inverso. Começou vencendo o mesmo Desportivo Brasil, fora de casa, por 1×0, mas quando jogou no Benitão, e teve a chance de buscar mais três pontos diante da sua torcida, fraquejou frente o Noroeste, e perdeu por 1×0. Acredito que voltando ao Estádio Sócrates Stamato, o Monte Azul vença novamente.

O empate do Capivariano com o Atibaia na segunda rodada contrariou o palpite deste redator, que na última sexta-feira cravou uma vitória do Leão da Sorocabana. Um resultado positivo colocaria o time de Capivari, que estreou com goleada fora de casa sobre o Osasco, na liderança do campeonato. Nesta quarta-feira, a equipe voltará a atuar fora de seus domínios, e o adversário da vez será o tradicional Mogi Mirim, que ainda não venceu. O Carrossel Caipira somou seu primeiro ponto na partida da última rodada, contra a Portuguesa Santista, e precisa vencer logo, antes que a distância em relação aos primeiros colocados se torne intransponível. Contudo, não acredito que o triunfo venha nesta partida, e meu palpite é que quem leva a melhor é o Capivariano.

Com 50% de aproveitamento, o União Barbarense é o nono colocado atualmente, mas sonha alçar voos mais altos. O time começou mal, com uma derrota por 2×0 para a Matonense. A recuperação veio na rodada seguinte, quando venceu o Manthiqueira por 2×0 em sua primeira partida na Toca do Leão. Nesta quarta-feira, o Leão da Treze ficará frente a frente com Rio Preto, que está invicto, mas ainda não venceu. O Verdão da Vila Universitária não saiu do zero em suas duas partidas, contra a Portuguesa Santista e a Matonense. Se o ataque conseguir acertar o alvo desta vez, a equipe poderá entrar na zona de classificação para os playoffs, mas meu palpite é que este embate também terminará sem um vencedor.

 

Jogos da 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3 2018

Terça-feira, 23 de janeiro

  • 16:00 – São Bernardo 1 x 2 Atibaia

Quarta-feira, 24 de janeiro

  • 16:00 – Desportivo Brasil x Noroeste – Palpite: Noroeste
  • 16:00 – Monte Azul x Velo Clube – Palpite: Monte Azul
  • 16:00 – Rio Preto x União Barbarense – Palpite: Empate
  • 16:00 – Taboão da Serra x Matonense – Palpite: Taboão da Serra
  • 19:30 – São Carlos x Barretos – Palpite: Empate
  • 20:00 – Mogi Mirim x Capivariano – Palpite: Capivariano
  • 20:00 – Olímpia x Grêmio Osasco – Palpite: Olímpia
  • 20:00 – Marília x Manthiqueira – Palpite: Empate
  • 20:00 – Portuguesa Santista x Rio Branco – Palpite: Portuguesa Santista

 

Classificação do Campeonato Paulista da Série A3 2018

  1. Atibaia, 7 – Classificação para a fase final
  2. São Bernardo, 6 – Classificação para a fase final
  3. Taboão da Serra, 6 – Classificação para a fase final
  4. Noroeste, 6 – Classificação para a fase final
  5. Monte Azul, 4 – Classificação para a fase final
  6. Capivariano, 4 – Classificação para a fase final
  7. Matonense, 4 – Classificação para a fase final
  8. Olímpia-SP, 3 – Classificação para a fase final
  9. União Barbarense, 3
  10. Velo Clube, 3
  11. Barretos, 2
  12. Portuguesa Santista, 2
  13. Rio Preto, 2
  14. Mogi Mirim, 1
  15. Marília, 1 – Zona de Rebaixamento
  16. São Carlos, 1 – Zona de Rebaixamento
  17. Grêmio Osasco, 1 – Zona de Rebaixamento
  18. Desportivo Brasil, 0 – Zona de Rebaixamento
  19. Manthiqueira, 0 – Zona de Rebaixamento
  20. Rio Branco-SP, 0 – Zona de Rebaixamento