Baiano

Após acabar com fantasma do Barradão, Vitória quer embalar contra o Bahia de Feira pela 4ª rodada do Baiano

Foto: Mauricia da Matta/EC Vitória

Sem vencer há três meses em seu estádio, rubro-negros quebraram jejum contra o Ferroviário; Bahia precisa dos três pontos diante do Jacobina para se aproximar ao G-4

Depois da segunda rodada da Copa do Nordeste no meio de semana, no qual Bahia e Vitória alcançaram os três pontos e asseguraram a liderança de seus grupos, o Campeonato Baiano está de volta com a quarta rodada. E é claro que a dupla Ba-VI tem objetivos claros para o estadual: continuar vencendo. Líder invicto da competição, o Leão quer embalar no estádio Barradão, diante do Bahia de Feira, após derrubar o jejum de três meses sem vitórias no local. Já os tricolores baianos têm uma missão fora de casa contra o lanterna Jacobina. Hora de vencer e seguir à caça ao rival!

 

Líder x vice-líder

O Vitória terá neste domingo (4 de fevereiro) o seu maior teste até agora em 2018. Depois do mês de janeiro invicto e boas exibições tanto na Copa do Nordeste como no Baianão, o rubro-negro tenta manter a sequência positiva neste mês que bate a nossa porta. E para isso, terá que passar pelo Bahia de Feira, vice-líder do estadual com os mesmos sete pontos.

O jogo contra o “primo pobre” de seu maior rival é uma importante oportunidade para o técnico Vagner Mancini ganhar ainda mais confiança do torcedor. Apesar das vitórias nas rodadas de abertura da competição, o clube havia tropeçado no Barradão. E isso vinha incomodando os jogadores, que não venciam em casa há três meses.

Mas esta sequência negativa acabou na quinta-feira, quando o Vitória aplicou 4×1 no Ferroviário pela Copa do Nordeste. Em noite artilheira do zagueiro Kanu – autor de dois gols – , o Leão se impôs em campo e não deu chances ao adversário. Agora, a expectativa é de que isso aconteça contra o Tremendão.

Para isso, o Vitória conta com a boa fase de Neilton, que mais uma vez balançou as redes com um golaço na noite de ontem. Com ele e André Lima, que ganhou a posição de centroavante após as saídas de Kieza, para o Botafogo, e Santiago Tréllez, para o São Paulo. Hora desta nova dupla se entrosar!

 

Para embalar

Já no Bahia, a ordem é aproveitar o jogo contra o lanterna da competição para tentar trazer os torcedores ao seu lado. E isso tem explicação. Desde o retorno de Guto Ferreira, os tricolores têm sido bastantes impacientes com as atuações da equipe neste início de temporada. Fato é que baianos ainda não digeriram a saída do comandante para o Internacional no meio do ano passado.

Mas como sabemos no mundo da bola, basta uma sequência de vitórias e de futebol bem jogado para que esta desconfiança e resistência acabem. Depois de alcançar o primeiro triunfo na Copa do Nordeste, ao vencer o Altos por 2×0 no Albertão, o Tricolor Baiano tem que subir na classificação geral através do jogo com o Jacobina.

Com apenas quatro pontos na tabela, o Bahia é o sexto colocado. Se a primeira fase acabasse hoje, o clube estaria fora do mata-mata, já que apenas os quatro primeiros se classificam. Assim, se vencer o último colocado, que ao lado do Atlântico ainda não pontou na competição, o Esquadrão deve pegar o elevador na classificação. Isso porque as equipes correntes têm confrontos diretos na rodada: Vitória (1º) x Bahia de Feira (2º), Flu de Feira (5º) x Jequié (4º) e Vitória da Conquista (7º) x Juazeirense (2º).

Hora de o recém-chegado Kayke, peça fundamental nos três pontos conquistados no meio de semana contra o Altos, com gol e assistência, e o jovem Zé Rafael, revelação do clube e jogador com mais minutos em campo pelo Tricolor na temporada – 385 minutos – , continuarem mostrando serviço.

Por falar no meio campista, as boas atuações em 2017 lhe renderam a camisa 10 do Esquadrão, que um dia já foi de SanFilippo (1959) e Zé Carlos (1988), para citar apenas algumas estrelas do clube. Com a responsabilidade da nova numeração, o jogador tricolor espera ajudar o Bahia a derrubar a hegemonia do rival Vitória no Estadual, que já dura dois anos.

 

Confira os jogos da quarta rodada do Campeonato Baiano

Domingo, 4 de fevereiro de 2018

  • 04/02 – 16:00 – Jacobina x Bahia – Palpite: Bahia
  • 04/02 – 16:00 – Vitória x Bahia de Feira – Palpite: Vitória
  • 04/02 – 16:00 – Jacuipense x Atlântico – Palpite: Jacuipense
  • 04/02 – 16:00 – Vitória da Conquista x Juazeirense – Palpite: Vitória da Conquista
  • 04/02 – 16:00 – Flu de Feira x Jequié – Palpite: empate