Champions League

Análise e prognóstico: Jogos das quartas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Na fase que reúne os oito melhores da Champions, teremos reedição da última final, clássico inglês, além de Barcelona e Bayern contra adversários teoricamente mais fracos

Após o sorteio que definiu os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões 2017/2018, traçaremos um panorama sobre o que cada duelo reserva. De cara, podemos dizer que dois times despontam como grandes favoritos para avançar: Barcelona e Bayern de Munique. Em compensação, os demais embates prometem muita rivalidade e sentimento de revanche. Além disso, vale destacar a Espanha, que colocou três clubes entre os oito melhores, seguida de Inglaterra (2), Itália (2) e Alemanha (1).

 

Real Madrid x Juventus

É hora de ver se teremos um time dando o troco no outro novamente. Na temporada passada, Real Madrid e Juventus decidiram o título. Os Merengues foram implacáveis com uma goleada por 4 a 1 pra cima dos hexacampeões italianos. Além da satisfação de erguer a “Orelhuda” pela 12ª vez na história, os Madridistas conseguiram a revanche da eliminação na semifinal em 2014/2015. Porém, na final, a Vecchia Signora acabou perdendo para o Barcelona.

Agora, as equipe encontram-se em situação muito parecida com a do jogo de Cardiff, em 03 de junho de 2017. O Real carrega o favoritismo em função das duas vitórias incontestáveis sobre o Paris Saint-Germain, até então um dos favoritos ao título, nas oitavas de final. Depois de um início de 2018 de causar calafrios na torcida, com derrotas seguidas no Espanhol e eliminação para o modesto Leganés na Copa do Rei, Zidane conseguir fazer sua estelar equipe entrar nos eixos. Com Cristiano Ronaldo e Cia. dando show novamente, ficará difícil para a Juve interromper a caravana galáctica rumo à terceira conquista consecutiva.

 

Manchester City x Liverpool

Na minha opinião, será o encontro mais eletrizante das quartas de final. O Manchester City pode ter Guardiola e a confiança inflamada por uma grande campanha de seu elenco milionário. Porém, o Liverpool brilha intensamente nas fases decisivas da Liga dos Campeões. É mais ou menos como a premissa dos flamenguistas no afunilamento das competições: “não pode deixar chegar”. Na Liga dos Campeões, o máximo que os Citizens alcançaram foi a semifinal. Já os Reds gabam-se dos seus cinco títulos europeus (1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84, 2004–05).

O mais intrigante sobre os comandados de Jürgen Klopp é que o time tornou-se ainda mais “letal” desde que Philippe Coutinho foi vendido para o Barça. Mesmo sem o craque brasileiro, a equipe intensificou seu ímpeto ofensivo com Salah, Mané e Roberto Firmino. Prova disso foi a goleada por 5 a 0 sobre o Porto, em pleno estádio do Dragão. No último sábado (17), o clube de Anfield Road repetiu a dose, desta vez sobre Watford, pela Premier League.

Porém, o favoritismo é do City, que está com a mão na taça na liga inglesa e terá o direito de decidir a vaga na sequência da UEFA Champions League em casa. Portanto, Guardiola sabe que um bom resultado como visitante, inclusive um empate, deixaria as coisas bem encaminhadas para a classificação.

 

Barcelona x Roma

O poderoso Barcelona é o único time que ostenta a condição de invicto na atual edição da Liga dos Campeões. Na etapa anterior, os Blaugranas foram absolutos diante do Chelsea, um velho rival em âmbito europeu – 4 a 1 no placar agregado. Já a Roma passou na conta do chá. Graças à regra do gol qualificado, os italianos alcançaram as quartas de final – com a derrota por 2 a 1 fora, a vitória com o placar mínimo, na Cidade Eterna, decretou a eliminação do Shakhtar Donetsk.

Como os Giallorossi não apresentam um histórico de resultados expressivos na Champions – o melhor resultado foi o vice em 1983/1984, quando tinha Falcão como grande astro – o Barça tem tudo para vencer os dois jogos, até porque conta com um grupo superior ao plantel romanista. Bastaria Lionel Messi e mais dez para os espanhóis serem apontados como favoritos.

 

Bayern de Munique x Sevilla

Fique de olho no Bayern de Munique. A badalação em torno de Real Madrid, Barcelona e Manchester City é natural, mas os Bávaros estão com uma equipe redondinha e muito eficiente. Mérito do competente técnico Jupp Heynckes, que substituiu Carlo Ancelotti no início da temporada. Aliás, foi com Heynckes que o Gigante da Baviera ergueu a Orelhuda pela última vez, em 2012/2013. Podem cobrar: os alemães vão á final da Champions. Contra o Sevilla, serão dois triunfos do germânicos.

 

Jogos de ida das quartas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 03 de abril

  • 15:45 – Juventus x Real Madrid – Palpite: empate
  • 15:45 – Sevilla x Bayern de Munique – Palpite: Bayern

Quarta-feira, 04 de abril

  • 15:45 – Liverpool x Manchester City – Palpite: Liverpool
  • 15:45 – Roma x Barcelona – Palpite: Barcelona

 

Comentários

1 Comentário

1 Comentário

  1. Tolstoly da Silva Milomem

    2 de abril de 2018, às 13:29

    Grandes equipes em duelos memoraveis! Estou torcendo para o Bayern Munique

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.