Copa do Mundo Rússia 2018

Alemanha decide seu futuro na Copa do Mundo diante da Coreia do Sul

Seleção Alemã
Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Além de vencer os asiáticos, time tetracampeão mundial precisa ficar de olho no resultado da partida entre México e Suécia

Quem apostou que a Alemanha desmoronaria após a derrota para o México enganou-se redondamente. Os atuais campeões do mundo arrancaram uma vitória heroica no embate contra a Suécia, e agora estão a um triunfo sobre a Coreia do Sul das oitavas-de-final, com grandes chances de encarar o Brasil. Apesar das derrotas nas duas primeiras rodadas, os asiáticos ainda têm chances remotas de classificação. Para isso, precisarão vencer os alemães por uma boa diferença e torcer por um revés do time sueco. A partida acontece nesta quarta-feira (27), às 11 da manhã (horário de Brasília), na Arena Kazan, e será decisiva para os destinos do Grupo F da Copa do Mundo da Rússia.

 

De alma lavada, Alemanha busca mais uma vitória

A vitória de virada, com um gol nos acréscimos, no momento em que tinha um homem a menos em campo, serviu para lavar a alma dos alemães e mostrar ao mundo que os tetracampeões seguem vivos na luta por mais um título. No entanto, não foi suficiente para garantir a classificação às oitavas-de-final.

Para respirar aliviado, o time comandado por Joachim Löw precisará vencer a Coreia do Sul por uma diferença de gols superior à de um eventual triunfo da Suécia sobre o México, ou torcer para que os nórdicos voltem a tropeçar. Neste caso, poderia até empatar, mas tendo que contentar-se com a segunda colocação.

Caso a Alemanha vença por 1×0, e o placar se repita em Ecaterimburgo, mas a favor dos suecos, poderemos ter uma insólita decisão pelo critério de Fair Play. Até aqui, o México é o time que se sai melhor neste quesito, seguido pela Suécia. Os alemães foram bastante prejudicados pela expulsão de Boateng.

A ausência do zagueiro, que precisará cumprir suspensão, é uma das dores de cabeça do técnico, mas não a única. O meia Sebastian Rudy, que foi atingido no rosto pelo zagueiro Granqvist, fraturou o nariz e precisou submeter-se a uma cirurgia. Suas chances de entrar em campo são bastante remotas. Gündogan deve ser o substituto.

Apesar do largo favoritismo, o discurso é de respeito aos adversários. O jovem atacante Timo Werner, que passou em branco nas duas primeiras partidas, espera encarar um jogo duro contra os sul-coreanos, mas demonstra confiança: “Assistimos aos dois primeiros jogos. Eles têm atacantes rápidos. O Son é conhecido internacionalmente, fez uma grande temporada no Campeonato Inglês, temos de estar atentos com ele. Temos que olhar principalmente para o nosso jogo, como fizemos contra a Suécia. Se fizermos isso, temos grande chance de vencer. Espero que possamos vencer.”

 

Coreia do Sul terá um desfalque importante

A Coreia do Sul deu trabalho para a Suécia e o México nas duas primeiras rodadas, mas mostrou um nível técnico inferior ao dos adversários, e se a zebra não resolver passear na Arena Kazan, a história deve se repetir na partida contra a Alemanha.

O time asiático jogará desfalcado de seu capitão, o meia Ki Sung-Yueng, que foi diagnosticado com uma lesão muscular.

O lateral-esquerdo Hong Chul é um dos mais confiantes na classificação. Em entrevista coletiva, ele elogiou a postura do time nas partidas anteriores, e revelou que a estratégia sul-coreana para superar os favoritos será manter um forte sistema defensivo e tentar surpreender nos contra-ataques. Por fim, deixou uma mensagem de otimismo: “Nós não vamos desistir, mesmo que haja 1% de chance. Se nosso técnico diz que podemos conseguir, os jogadores também estão tentando recuperar sua energia para fazer acontecer.”

Retrospecto de Alemanha e Coreia do Sul

Apesar de terem se enfrentado apenas três vezes em toda a história, Alemanha e Coreia do Sul fizeram jogos bastante animados, em que ao todo foram marcados 10 gols. Os asiáticos levaram a melhor em um amistoso disputado em 2004, pelo placar de 3×1, mas foram os germânicos que triunfaram nos jogos mais importantes. Pela fase de grupos da Copa de 1994, venceram por 3×2 para sacramentar a classificação às oitavas-de-final, e na semifinal de 2002, Ballack marcou um gol solitário, já na reta final da partida, para interromper a melhor campanha sul-coreana em todas as edições da competição.

Últimos jogos:

  • 18/12/2004 – Coreia do Sul 3×1 Alemanha
  • 25/06/2002 – Alemanha 1×0 Coreia do Sul
  • 27/06/1994 – Alemanha 3×2 Coreia do Sul

Prováveis escalações

Alemanha: Neuer; Kimmich, Mats Hummels, Rudiger e Hector; Gundogan, Kroos e Draxler (Mario Gomez); Thomas Müller, Reus e Timo Werner. Técnico: Joachim Löw.

Coreia do Sul: Jo Hyeon-Woo; Lee Yong, Jang Hyun-Soo, Kim Yiung-Gwon e Kim Min-Woo (Hong Chul); Ju Se-Jong, Lee Seung-Woo, Moon Seon-Min e Lee Jae-Sung; Hwang Hee-Chan e Son Heung-Min. Técnico: Shin Tae-Yong

Palpite

Mesmo sem ter apresentado tudo o que pode até aqui na Copa do Mundo da Rússia, o time alemão é muito superior ao da Coreia do Sul. Caso consiga abrir o placar logo nos primeiros minutos, poderá até encerrar sua participação na fase de grupos com uma goleada. A única possibilidade da situação se complicar é se o gol demorar a sair, e o nervosismo começar a falar mais alto. Porém, os comandados de Joachim Löw provaram na partida contra a Suécia que não desistem até o apito final, e como bons alemães, sabem como manter o sangue frio.

Acredito em uma vitória tranquila, por dois ou mais gols de diferença.

Classificação do Grupo F

  • 1º México, 6
  • 2º Alemanha, 3
  • 3º Suécia, 3
  • 4º Coreia do Sul, 0

 

Jogos da 3ª rodada da Copa do Mundo 2018

Segunda-feira (25 de junho)

  • 11h – Rússia 3×0 Uruguai
  • 11h – Arábia Saudita 2×1 Egito
  • 15h – Portugal 1×1 Irã
  • 15h – Espanha 2×2 Marrocos

Terça-feira (26 de junho)

  • 11h – Dinamarca x França – Palpite: França
  • 11h – Peru x Austrália – Palpite: empate
  • 15h – Islândia x Croácia – Palpite: Croácia
  • 15h – Nigéria x Argentina – Palpite: Nigéria

Quarta-feira (27 de junho)

  • 11h – Coreia do Sul x Alemanha – Palpite: Alemanha
  • 11h – México x Suécia – Palpite: empate
  • 15h – Sérvia x Brasil – Palpite: Brasil
  • 15h – Suíça x Costa Rica – Palpite: Suíça

Quinta-feira (28 de junho)

  • 11h – Japão x Polônia – Palpite: empate
  • 11h – Senegal x Colômbia – Palpite: Senegal
  • 15h – Inglaterra x Bélgica – Palpite: Bélgica
  • 15h – Panamá x Tunísia – Palpite: empate