Mineiro

Com a presença de Fred, Cruzeiro estreia contra o Tupi no Campeonato Mineiro

Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro Divulgação

Raposa não conquista o estadual desde 2014

Agora com três times da elite, o Campeonato Mineiro tem tudo para estar ainda mais equilibrado. Membros da série A, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG largam como favoritos e são bem superiores aos seus adversários desta rodada de abertura, que começa nesta quarta-feira.

América-MG busca surpreender

Azarão em uma Série B que tinha o Internacional, o América-MG já demonstrou que não pode ser subestimado. Com um bom futebol e apresentando uma regularidade impressionante, o time faturou a segundona e disputará a primeira divisão nacional.

Este acesso foi fundamental para o projeto do clube, que com isso conseguiu manter a sua base. Dos titulares, apenas o volante Ernandes e o meia Ruy deixaram o elenco. Em compensação, buscou Matheus Sales, do Palmeiras, e Rafael Moura, do Atlético-MG. Além destes, também foram contratados Aderlan, Carlinhos, Matheus Ferraz, Capixaba e Aylon para completarem o grupo.

Neste primeiro jogo, a missão é tranquila, pois é contra o recém-promovido Patrocinense. O adversário conta com um time bem limitado e que tem como objetivo evitar a queda para o Módulo II. O clube até pode ter sucesso nesta tarefa, mas no máximo contando com as partidas em casa. Atuando fora, deve ser um alvo fácil.

Sendo assim, pode contar com um triunfo do Coelho. Mesmo uma vitória por dois ou mais gols de diferença é esperada devido à enorme diferença técnica. Uma goleada não é descartada, mas é menos provável.

Atlético-MG muda projeto

Se em 2017 o Atlético-MG apostou em medalhões, montando um time com Fred, Robinho e Elias, neste ano a história será bem diferente. A principal razão é que mesmo investindo pesado para contar com o trio, o clube amargou decepções na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.

Deles, apenas Elias segue na equipe e tem a missão de ao lado de Cazares conduzir o time a uma temporada mais satisfatória. Para reforçar o grupo chegaram Samuel Xavier, Roger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira. Com exceção deste último, que é veterano, todos ainda buscam se consolidarem no cenário nacional, o que pode ser bem positivo.

Com todo mundo querendo mostrar serviço e tendo o rival Cruzeiro focado na disputa da Libertadores, o estadual pode ser a principal oportunidade de o Galo levantar uma taça no ano. Finalista nas últimas 11 edições, o clube conhece muito bem o caminho para buscar o título.

Para estreia, o compromisso é contra o Boa Esporte, que veio do Módulo II. Apesar de ser um recém-promovido, o time não é dos mais fracos, pois também disputou a Série B do Brasileirão. Porém, como vem bem modificado, não deve ter forças para segurar o Atlético-MG. Com isso dá para contar com um triunfo alvinegro.

Cruzeiro tem jogo mais difícil

Das três equipes da elite nacional, o Cruzeiro é o que tem o compromisso mais complicado na estreia. O time encara o Tupi, que é outro clube que tem calendário completo, pois disputa a Série C nacional.

No entanto, a Raposa foi também quem mais investiu para esta temporada. Para somar ao elenco campeão da Copa do Brasil e que fez bonito no Brasileirão, chegaram Fred, Mancuello, Bruno Silva, Marcelo Hermes, Egídio e Edilson. Seis peças que possuem níveis para serem titulares em muitos times do futebol brasileiro.

Outro fator que pode ajudar é que o adversário vem sem muito entrosamento, pois perdeu jogadores e teve buscar outros nomes para reposição. Com isso, o Cruzeiro entra em campo como favorito para conquistar pelo menos uma vitória simples. Como não utilizará todos os seus reforços, o ideal é uma postura cautelosa e não contar com saldo de gols para esta primeira partida.

Um triunfo logo na estreia é fundamental para a Raposa, que pretende acumular o máximo de pontos possíveis neste começo de campeonato. Afinal, em fevereiro começa a disputa da Copa Libertadores e no planejamento de Mano Menezes certamente está a ideia de poupar os titulares no meio da primeira fase, dando prioridade ao torneio continental.

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Mineiro  2018

Quarta-feira, 17 de janeiro

  • 19:30 – América-MG x Patrocinense. Palpite: América-MG vence por 2 a 0
  • 20:00 – Tombense x Vila Nova. Palpite: Vila Nova vence por 2 a 0
  • 20:30 – Democrata x Caldense. Palpite: Caldense vence por 2 a 1
  • 20:30 – Uberlândia x URT. Palpite: Uberlândia vence por 1 a 0
  • 21:45 – Cruzeiro x Tupi. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 1

Quinta-feira, 18 de janeiro

  • 19:30 – Boa Esporte x Atlético-MG. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 0