Brasileirão Série A

9ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: o líder Flamengo vai provar que está mesmo por cima do Corinthians?

Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Encontro dos dois gigantes do país será no Maracanã às 16h (de Brasília) deste domingo (3)                        

Quem olha para a tabela do Brasileirão depois de oito rodadas fica realmente intrigado com esta liderança do Flamengo. Em sérios altos e baixos nos últimos anos, a equipe comandada agora por Mauricio Barbieri soma 17 pontos, de cinco vitórias e dois empates que a equipe conquistou até aqui. A única derrota foi o dramático 3×2 sobre a Chapecoense. A campanha flamenguista está deixando para trás até mesmo quem vinha dominando o Brasileirão nos últimos anos, caso do Corinthians, que agora está na terceira colocação, com 14 pontos, e vê no confronto direto deste domingo (3) uma ótima possibilidade de reduzir esta distância e emparelhar a disputa pelo título. O palco para o duelo é o melhor possível: o Maracanã, que deve contar com arquibancadas praticamente lotadas para o confronto dos dois gigantes brasileiros às 16h (de Brasília).

 

Fase positiva e encaixe no banco

Tanto Flamengo quanto Corinthians vem de vitórias no Brasileirão. O Fla bateu fácil o Bahia por 2×0 na última quinta, com gols de Diego e Lucas Paquetá ainda no primeiro tempo. O resultado corintiano foi mais sofrido, com um 1×0 em casa sobre o América-MG, gol de Jadson no comecinho da segunda etapa.

O que é curioso nos dois lados é que ambos têm profissionais da sua própria estrutura como técnicos, colocando realmente em xeque os altíssimos investimentos que os clubes muitas vezes fazem em treinadores que custam milhões e que deixam a desejar.

Mauricio Barbieri assumiu o Flamengo com a saída de Paulo Cezar Carpegiani e está até agora, o que demonstra ser uma escolha feliz por parte da diretoria. A classificação para as oitavas da Libertadores e a liderança do Brasileirão demonstram que não há o que contestar na sua campanha até aqui, embora ainda haja um ou outro torcedor mais exigente que ainda prefira ver um técnico “medalhão” na beira do campo.

O caso de Osmar Loss é bem parecido. Ele assumiu o Corinthians com a saída de Fábio Carille para a Arábia, e o começo de trabalho está mesmo apresentando os percalços que eram naturais de se esperar. A equipe conquistou a primeira vitória sob seu comando justamente na última rodada, com o 1×0 sobre o América-MG, e conferir as suas estratégias em um clássico nacional como este Flamengo x Corinthians vai ser realmente uma das grandes atrações do duelo de domingo.

O histórico entre os dois times mostra confrontos realmente malucos nos anos anteriores. O Fla, por exemplo, fez 3×0 no Corinthians no Brasileirão do ano passado, resultado que já havia obtido em 2015 – mas levou 4×0 em 2016, por exemplo. Há também empates recentes, como o 1×1 de Itaquera no ano passado, e o 2×2 do Rio em 2016.

 

E Vasco x Botafogo?

Outro clássico interessante de se acompanhar é o Vasco x Botafogo, reedição da final do Campeonato Carioca deste ano. No Estadual, deu Botafogo. Agora pelo Brasileirão, é difícil imaginar desfecho semelhante. A partida será em São Januário – no sábado, às 19h -, e o Vasco aparece melhor na tabela, ocupando uma 11ª colocação, três á frente do Botafogo, que vem em 14º.

Os dois times demonstram também momentos diferentes. O Vasco suou, mas bateu o lanterninha Paraná Clube por 1×0 em São Januário na última quarta. No mesmo dia, o Botafogo até esboçou um resultado oposto, mas perdeu por 3×2 para o São Paulo no Morumbi.

O Botafogo não vai poder contar com o meia João Pedro, que desmaiou ao cair de cabeça no Morumbi. Já o Vasco tem os desfalques certos do lateral-esquerdo Henrique e do zagueiro Werley, mas vai poder contar com os retornos do volante Desabato e do meia Wagner, que cumpriram suspensão automática contra o Paraná.

 

Palpites

O Flamengo está com um rendimento melhor que o Corinthians. Tem peças melhores, vem mais entrosado e já assimilou a ideia do seu técnico. Por isso, imaginamos um 2×1 para o Fla no Maracanã.

O Vasco também ganha demais com o retorno de Wagner e Desabato. Por isso, e pela paz com a torcida depois da virada sobre o Paraná, o placar mais lógico é a vitória vascaína – bem magra, por 1×0.

 

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 2 de junho 

  • 16:00 – Atlético-MG x Chapecoense – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Internacional x Sport – Palpite: Inter
  • 19:00 – Vasco x Botafogo – Palpite: Empate
  • 21:00 – Palmeiras x São Paulo – Palpite: Palmeiras 

Domingo, 3 de junho 

  • 21:00 – América-MG x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 21:45 – Bahia x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Flamengo x Corinthians – Palpite: Flamengo
  • 18:00 – Santos x Vitória – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ceará x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro 

Segunda-feira, 4 de junho 

  • 21:00 – Paraná x Fluminense – Palpite: Fluminense