Brasileirão Série A

12ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: O que esperar de Fluminense x Santos e Botafogo x Atlético-PR?

Fluminense
FOTO: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C.

As quatro equipes estão mal na tabela, e apenas o Botafogo não corre risco de trocar de técnico na pausa para a Copa                        

Os resultados do Campeonato Brasileiro são realmente cortantes na hora de definir o que fazer no intervalo que os clubes têm a partir desta quinta (14), quando começa o recesso pela Copa do Mundo. O torneio que mobiliza o planeta todo e que é organizado na Rússia vai fazer com que a Série A volte a jogar apenas no dia 18 de julho, dia em que está prevista a realização da 13ª rodada. Até lá, há ainda esta 12ª jornada que promete ser de muita apreensão para as torcidas de Fluminense, Santos, Botafogo e Atlético-PR.

 

Flu e Santos fazem o ‘jogo da desconfiança’

O Maracanã recebe um grande clássico nacional às 19h (de Brasília) desta quarta (13). Mas este é o típico clássico que merece ser chamado assim apenas pelas enormes tradições de ambas as equipes, e não pelo presente de cada uma. O Fluminense ocupa a 11ª colocação no campeonato, enquanto o Santos assusta a sua torcida com uma inesperada 16ª colocação – com um jogo a menos, é bom ressaltar.

Quando falamos que este será o confronto da “desconfiança”, é interessante também situar onde está a questão em cada um dos clubes. No caso do Flu, o grande dilema é resolver a questão dos salários atrasados e do raquítico elenco que Abel Braga tem à disposição. O próprio treinador teve uma discussão acalorada com os diretores para definir os passos a seguir. E um deles pode ser particularmente ruim para o clube.

O Santos cogita simplesmente demitir Jair Ventura e contratar Abel Braga – e sua saída do Flu para o Santos faria todo sentido mediante a estrutura que cada clube hoje tem para si. O que seria estranho neste movimento é o Santos dispensar Jair, que chegou como um dos nomes mais fortes do mercado atual e sairia depois de apenas seis meses. O confronto desta noite vai definir muita coisa e promete fortes emoções. Vale ficar de olho.

 

Botafogo x Atlético-PR: quem respira?

Também no Rio de Janeiro, mas no Estádio Nilton Santos, Botafogo e Atlético-PR medem forças às 21h (de Brasília) em situações diferentes entre si. O Botafogo é o 12º, enquanto o Furacão de Curitiba atravessa uma fase ruim e aparece só em 17º. A distância de pontos entre ambos, porém, não é tão grande (14 a 9) e pode começar a sofrer uma reviravolta caso o Atlético vença como visitante.

O Botafogo tem uma campanha irregular. São três empates, cinco empates e três derrotas. Jogar em casa contra um time que está numa colocação abaixo na tabela é praticamente se obrigar a buscar a vitória e somar mais três pontos. Resta saber se o time terá recursos para tal. O Fogão até aqui fez 14 gols e sofreu os mesmos 14, demonstrando que há fraquezas claras tanto na defesa quanto no seu ataque.

O Atlético-PR está evidentemente com a corda no pescoço. O técnico Fernando Diniz chegou ao clube com todo o aval, mas a falta de resultados pode forçar a diretoria a buscar uma outra alternativa que mude o atual panorama de apenas 36% dos pontos conquistados. Para dificultar sua tarefa, o Furacão tem duas dúvidas importantes para esta noite – saber se vai poder contar com Lucho González e Thiago Heleno. O Atlético parou nos nove pontos e vem de três derrotas seguidas, para América-MG (3×1), Sport (1×0) e São Paulo (1×0).

 

Palpites

Os dois jogos devem ser de muito nervosismo e de pouca técnica. O momento do futebol brasileiro é tão histérico que esta pausa para a Copa ganhou realmente ares de decisão. Muitas diretorias certamente vão usar este intervalo para mexer, nesses dias, aquilo que não foi previsto ou que deixou de ser trabalhado nos muitos meses anteriores.

Em Fluminense x Santos, imaginamos uma vitória do Flu, que daria, no Maracanã, a resposta que é necessária para que os jogadores enfim pressionem a diretoria e recebam os seus salários. Uma vitória magra: 2×1 para o Tricolor.

No Botafogo x Atlético-PR, outra vitória magra, desta vez para o Fogão, que tem mais paz e melhores peças para superar o desfalcado Furacão: 1×0.

 

Jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Terça-feira, 12 de junho 

  • 16:00 – São Paulo 3×0 Vitória 

Quarta-feira, 13 de junho 

  • 16:00 – América-MG x Chapecoense – Palpite: Empate
  • 19:00 – Fluminense x Santos – Palpite: Fluminense
  • 19:30 – Sport x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 19:30 – Paraná x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 21:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: Empate
  • 21:00 – Botafogo x Atlético-PR – Palpite: Botafogo
  • 21:45 – Bahia x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Internacional x Vasco – Palpite: Inter
  • 21:45 – Atlético-MG x Ceará – Palpite: Atlético-MG