Brasileirão Série A

11ª rodada do Brasileirão 2018: o Flamengo tem chances de repetir a decolagem do Corinthians no ano passado?

Flamengo
Foto: Staff Images/Flamengo

O time do surpreendente Mauricio Barbieri tem um jogo propício para disparar na liderança: pega o frágil Paraná, em pleno Maracanã, às 19h deste domingo (10)                        

Veio técnico, saiu técnico e o Flamengo, quem diria, foi se encaixar com quem já estava em casa, trabalhando quietinho. O treinador Mauricio Barbieri conseguiu dar ao Rubro-Negro a paz que a equipe tanto buscava. E a tabela do Brasileirão é muito clara ao demonstrar aos demais que este Fla é sim o time a ser batido neste começo de campeonato. Depois de dez rodadas, a vantagem para o segundo colocado, o também espantoso Sport, já é de cinco pontos. Fica então a pergunta: este Flamengo tem alguma chance de repetir o que o Corinthians fez no ano passado e abrir uma larga vantagem logo no começo?

 

Técnico quer o pé no chão

Barbieri sabe que o humor do torcedor flamenguista não aceita muitos desaforos. Por isso ele faz questão de baixar a bola de todos e dizer que o próximo jogo da equipe, contra o Paraná, o complicado 18º na tabela de classificação, pode mudar tudo o que o time está fazendo até agora. O confronto será no Maracanã, às 19h (de Brasília) de domingo (10).

O técnico tem razão. O Fla está com uma boa “gordura” na liderança, mas vai bastar um tropeço para um time do Z-4, principalmente em casa, para que a euforia pela boa campanha vire de novo uma desconfiança com o trabalho de um técnico que chegou como interino e que tem, é sempre bom ressaltar, só 36 anos.

O curioso no discurso de Barbieri é que ele em momento algum demonstra estar deslumbrado com a sua situação.

O Flamengo vive o seu melhor início nos pontos corridos – e olha que temos um longo período a analisar, pois este formato é seguido desde 2003.

O clube tem até aqui um ótimo aproveitamento de 76,7% dos pontos conquistados, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. Impressiona também a capacidade da defesa, que está sem tomar gols há quase cinco jogos. Os últimos quatro terminaram com o gol rubro-negro intacto. E só enfrentando times fortes: foi 1×0 no Atlético-MG, 2×0 no Bahia, 1×0 no Corinthians e 2×0 no Fluminense no Fla-Flu para 60 mil pessoas no Mané Garrincha, em Brasília.

O Corinthians terminou o primeiro turno em 2017 invicto – algo que o Flamengo não vai conseguir repetir por já ter caído ante a Chape na Arena Condá. O comparativo com o Alvinegro no ano passado só vale a pena ser feito por uma razão: pelo domínio psicológico que o time então comandado por Fábio Carille impôs aos seus adversários. O atual Flamengo está sim com boas condições de se impor desta maneira, e a sequência de vitórias diante de times fortes, e sem sequer tomar gols, é uma prova de que uma arrancada logo mais é bastante provável sim.

O Paraná, adversário deste domingo, não chega a preocupar, em que pese as duas vitórias consecutivas, contra Fluminense e Bahia. Há um verdadeiro abismo de orçamento e de capacidade técnica entre uma equipe e outra. É bem provável que o Fla atue com esmero para aproveitar esta boa fase e descansar durante a Copa do Mundo já saboreando o gostinho de ser campeão.

 

Vasco tenta se achar

O Gigante da Colina atuou de maneira positiva no 1×1 do meio de semana contra o Cruzeiro e agora respira um pouquinho menos ansioso para enfrentar o Sport, às 19h deste sábado (9).

Ao se basear nas palavras do novo técnico Jorginho, a equipe deve ter uma atitude muito diferente daqui para a frente, especialmente na defesa, a sua fragilidade crônica neste 2018. O Sport é um ótimo adversário para medir forças neste instante, especialmente por estar em segundo no campeonato e dar uma noção muito boa de onde o Vasco está. É bom, porém, o Gigante da Colina não relaxar: em 13º na classificação, o time pode despencar para perto do Z-4 em caso de derrota em São Januário.

 

Palpites

Cravamos um 3×0 para o Flamengo e um 1×0 para o Sport. E para você? Como estes dois grandes do Rio vão se sair neste final de semana?

 

Jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 9 de junho 

  • 16:00 – Atlético-PR x São Paulo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Vasco x Sport – Palpite: Sport
  • 21:00 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians 

Domingo, 10 de junho

  • 16:00 – Atlético-MG x Fluminense – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Ceará x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Grêmio x América-MG – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Flamengo x Paraná – Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Santos x Internacional – Palpite: Empate