Brasileirão Série A

Vida segue sem Camilo; Botafogo encara o Atlético-PR

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bola rola a partir de 21h00, na Arena da Baixada.

Ambos os adversários vêm de grandes resultados no fim de semana. O Atlético-PR segurou o Corinthians, em plena Itaquera, e conquistou um ponto precioso para se afastar do Z-4. O Botafogo sofreu, mas conseguiu domar o Sport e voltou ao G-6. O duelo desta noite pode consolidar o bom momento de quem sair de campo com os três pontos.

 

Palpite

O Botafogo surpreenderá e ganhará do Atlético-PR, na capital paranaense, por 1 a 0. Apesar da saída de Camilo, o clima em General Severiano é muito melhor que no sul do país. Não é novidade para ninguém recordar que o Glorioso vive uma grande temporada e tem tudo para ir mais adiante tanto na Taça Libertadores da América quanto na Copa do Brasil. Na competição sul-americana, considerada prioritária, os brasileiros derrotaram o Nacional, em plena Montevidéu e jogarão por um simples empate no Nílton Santos.

Ao contrário, o outrora exemplo de administração esportiva, vive uma bagunça só. O retorno de Paulo Autuori ao comando do departamento de futebol ilustra bem isso. O investimento num treinador desconhecido é outro fator que gera desconfiança. E o que dizer da negociação para ter Lucas Fernandes? O atleta fazia parte da equipe até dezembro, a agremiação não o adquiriu, e agora volta para um novo empréstimo. Isso sem contar o fato que nos torneios mata-mata, a sorte do Furacão está por um fio, principalmente na Copa do Brasil. Será preciso ganhar com um bom saldo para continuar vivo nestes certames.

 

Histórico

Desde a primeira edição da Série A em 1971, Furacão e Glorioso se cruzaram em 36 oportunidades. Os paranaenses venceram mais da metade dos confrontos: 19. Os cariocas prevaleceram em 12 e aconteceram cinco empates.

    

Como chegam para esta partida?

O Furacão não poderá contar nem com Ederson, que ainda aguarda registro de seu novo vínculo com a instituição (ah, a burocracia!), nem com Matheus Rossetto, contundido. Para compensar, Thiago Heleno está disponível, pois cumpriu sua punição contra o Corinthians.

Apesar de todos saberem disso, o técnico Fabiano Soares prometeu um “fator surpresa” contra o Botafogo. Como os últimos treinamentos foram fechados ao público, não se sabe que pombo ele quer tirar da cartola. Uma troca no time titular tampouco é esperada.

O atacante Pablo concedeu entrevista coletiva e pediu que a torcida apoiasse um quadro agressivo contra os cariocas. Ele fez referências aos dois jogos seguidos em Curitiba, contra Botafogo e Ponte Preta, onde os rubro-negros querem somar os seis pontos para dar um salto na classificação. Pouca gente percebeu mas o Atlético-PR ainda não apareceu entre os dez primeiros em nenhum momento desta edição do Brasileirão.

Em outra frente, o quadro ganhará dois reforços. Um deles será Lucas Fernandes, pouco aproveitado no Fluminense, que será emprestado até o final do ano.  O outro é o goleiro Léo, emprestado pelo São Paulo. Já Paulo Autuori, que pediu demissão há poucas semanas, assumiu novamente a gerência de futebol.

Na Cidade Maravilhosa, as manchetes ficaram por conta da saída de Camilo. O meio-campista botafoguense surpreende a todos ao pedir para sair da Estrela Solitária. Logo ele, que vinha fazendo uma grande campanha na Taça Libertadores da América e chegou a ser titular durante boa parte da temporada. O atleta alegou que a aposentadoria precoce de Montillo mexeu com seu espírito e ele achou melhor seguir a carreira em outro lugar.

Se Camilo se vai, Brenner chega, afinal, o negócio com o Colorado foi um troca-troca. O jovem atacante estava sem oportunidade com Guto Ferreira. Já o craque Jefferson continuará trabalhando no Glorioso até o fim de 2018.

Na fria Curitiba, o Fogão terá três desfalques que ficaram se recuperando no Rio de Janeiro. Helton Leite cortou a cabeça no treino, Gatito Fernándes continua se tratando e Arnaldo sofreu uma grave lesão e ficará de fora por um longo período. Luis Ricardo herdará a posição.

 

As prováveis escalações para o espetáculo de daqui a pouco

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique e Lucho González; Nikão, Douglas Coutinho e Pablo. Técnico: Fabiano Soares.

Botafogo: Jefferson; Luis Ricardo, Igor Rabello, Joel Carli e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Paulo e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

    

Serviço

Os bilhetes para Atlético-PR x Botafogo começaram a ser vendidos na manhã de terça-feira. Os preços variam entre R$ 50,00 e R$ 350,00. Os pontos de venda são o site do clube, além da Arena da baixada, lojas Mundo do Futebol e Disk Ingressos.

    

Resultados e jogos da 15ª Rodada da Série A:

Quarta-feira, 19 de julho:

  • Santos 1×0 Chapecoense
  • Vitória 1×3 Grêmio
  • Avaí 0x0 Corinthians
  • Ponte Preta 4×0 Coritiba
  • Atlético-MG 0x2 Bahia
  • Flamengo 2×2 Palmeiras
  • São Paulo 1×0 Vasco da Gama

Quinta-feira, 20 de julho:

  • 19h30: Fluminense x Cruzeiro
  • 19h30: Sport x Atlético-GO
  • 21h00: Atlético-PR x Botafogo

      

Classificação:

  1. Corinthians – 37 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  2. Grêmio – 31 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  3. Santos – 27 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  4. Flamengo – 25 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  5. Palmeiras – 23 – Taça Libertadores da América (fase preliminar).
  6. Botafogo – 22 – Taça Libertadores da América (fase preliminar).
  7. Cruzeiro – 21 – Copa Sul-Americana.
  8. Sport – 21 – Copa Sul-Americana.
  9. Vasco da Gama – 20 – Copa Sul-Americana.
  10. Fluminense – 20 – Copa Sul-Americana.
  11. Atlético-MG – 20 – Copa Sul-Americana.
  12. Bahia – 19 – Copa Sul-Americana.
  13. Coritiba – 19
  14. Ponte Preta – 18
  15. Chapecoense – 18
  16. Atlético-PR – 16
  17. São Paulo – 15 – Série B.
  18. Avaí – 14 – Série B.
  19. Vitória – 12 – Série B.
  20. Atlético-GO – 8 – Série B.