Ligue 1

Vem aí mais um show de Neymar? Confira os prognósticos para a 15ª rodada do Campeonato Francês

Foto: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Com campanha irresistível até aqui, líder Paris Saint-Germain fecha a jornada em casa, às 18h (de Brasília) desta quarta (29), contra o Troyes, 11º na tabela      

O Paris Saint-Germain é o time do momento na Europa e em todo o mundo. E, a exemplo do que ocorria com o Barcelona de Pep Guardiola, cada partida da equipe, por mais trivial que seja, é a deixa para quem aprecia o futebol internacional e está disposto a conferir ao vivo o espetáculo que tais “supertimes” oferecem. É nesta condição que a equipe entra em campo às 18h (de Brasília) desta quarta-feira (29) contra o Troyes, que faz uma campanha digna e ocupa a 11ª colocação no campeonato até aqui. Mas a diferença de capacidade entre as duas equipes fica bem esclarecida com a apresentação de somente um dado: o Troyes tem menos que a metade dos pontos do PSG até aqui (18 a 38). Um assombro.

 

Neymar está confirmado

Havia um certo suspense pela participação ou não do astro brasileiro na partida desta quarta (29), mas o Paris Saint-Germain confirmou que ele está habilitado e vai para campo normalmente nesta 15ª rodada. Neymar recebeu um cartão amarelo contra o Mônaco, no último final de semana, e vai precisar cumprir sua suspensão só no próximo dia 9, contra o Lille.

A suspensão ocorre só daqui a algumas partidas porque este cartão amarelo não foi o terceiro a ser recebido por Neymar. Ele foi expulso do clássico contra o Olympique de Marselha, e parte da punição era ter o comportamento fiscalizado a partir dali. Como o amarelo diante do Mônaco ocorreu neste período de “supervisão”, o craque brasileiro vai reunir condições de atuar diante do Troyes nesta quarta-feira (29).

Não é esperada nenhuma mudança na equipe titular do PSG, que vai levar a campo os mesmos 11 jogadores que participaram da vitória por 2×1 contra o Mônaco no último final de semana. A equipe de Paris perdeu um caminhão de chances, mas conquistou os três pontos graças aos gols de Neymar e Cavani. O português João Coutinho descontou para o time do Principado.

O trio ofensivo formado por Mbappé, Cavani e Neymar está garantido diante do Troyes. Os argentinos Di María e Pastore vão seguir no banco.

A campanha do PSG no Campeonato Francês é uma covardia. São 12 vitórias e só 2 empates nas 14 partidas realizadas, com 45 gols marcados e só 10 sofridos. A média de gols da equipe é espantosa, com as redes balançando 3,25 vezes por jogo.

O artilheiro do campeonato até aqui é o uruguaio Cavani, com impressionantes 16 gols em 13 jogos. Neymar tem 8, e Mbappé, outros 4.

O PSG tem um aproveitamento de 90% dos pontos. O clube já abriu nove para o Lyon, o segundo colocado (38 a 29). O terceiro é o Mônaco, também com 29.

 

Demais confrontos

Com o título mais do que garantido para o Paris Saint-Germain, que não tem mesmo nenhuma possibilidade de deixar este campeonato escapar, a grande dúvida fica para conferir como vão se sair as demais equipes tradicionais do país – e elas vão ter desafios de características bem diferentes nesta 15ª rodada.

Vice-líder, o Lyon recebe o desesperado Lille, vice-lanterna e que está em litígio com o seu técnico, o argentino Marcelo “El Loco” Bielsa, que não deve mais comandar a equipe. O Lyon é o amplo favorito para a partida que começa às 16h (de Brasília) desta quarta-feira (29).

Em terceiro na classificação, com a mesma quantidade de pontos do Lyon, o Mônaco tem um compromisso consideravelmente mais difícil. Vai enfrentar o Nantes, em Nantes, no mesmo dia e horário (16h de quarta-feira). O Nantes é o quinto colocado na tabela e precisa dos três pontos para se aproximar dos quatro primeiros na classificação.

Ocupando a quarta posição, o Olympique de Marselha também atua fora: será contra o Metz, o lanterninha, em outra partida que pode ser considerada como três pontos garantidos para o time de Marselha.

 

Jogos da 15ª rodada do Campeonato Francês 2017/2018

Terça-feira, 28 de novembro

  • 16:00 – Amiens x Dijon – Palpite: Empate
  • 16:00 – Strasbourg x Caen – Palpite: Caen
  • 18:00 – Bordeaux x Saint-Éttiene – Palpite: Saint-Éttiene

Quarta-feira, 29 de novembro

  • 16:00 – Angers x Rennes – Palpite: Rennes
  • 16:00 – Guingamp x Montpellier – Palpite: Montpellier
  • 16:00 – Lyon x Lille – Palpite: Lyon
  • 16:00 – Metz x Olympique de Marselha – Palpite: Olympique
  • 16:00 – Nantes x Mônaco – Palpite: Mônaco
  • 16:00 – Toulouse x Nice – Palpite: Toulouse
  • 18:00 – Paris Saint-Germain x Troyes – Palpite: PSG