Copa do Mundo Rússia 2018

Veja aqui a lista de países classificados para a Copa do Mundo na Rússia 2018: Argentina está entre eles, mas a Holanda não.

Foto: AP Photo/Andre Penner

Confira quem está dentro, quem está fora e quem briga pelas nove vagas restantes na Copa do Mundo da Rússia

As Eliminatórias da América do Sul, da Ásia, da CONCACAF e da Oceania chegaram ao fim.  Em novembro, durante a última data FIFA do ano, os zonais da África, da Europa e a Repescagem definem os últimos participantes da Copa do Mundo do ano que vem. Confira abaixo quais são os países já classificados e vá se preparando para torcer pelo Brasil!

 

Holanda está fora; Itália vive drama

Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia se juntaram à Bélgica para conhecer a linda Rússia, escrete anfitrião já garantido desde a escolha como sede.

Vale o comentário dos cem por cento de aproveitamento conquistado pelos germânicos, atuais detentores do troféu. Registro também a boa vitória lusitana sobre os suíços por 2 a 0, num verdadeiro confronto direto que calhou de acontecer ontem.

Croácia, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Suécia e Suíça se enfrentam em um mata-mata por mais quatro vagas na fase final.

Bósnia & Herzegovina, Bulgária, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Holanda, Montenegro, País de Gales, Turquia e Ucrânia se tornaram os mais novos eliminados do Velho Continente.

O sorteio do playoff será no dia 17.

 

Messi leva a Argentina à Copa do Mundo

Com os brasileiros já bebendo vodka e com bolivianos e venezuelanos já parcelando seus novos aparelhos de televisão para assistir à Copa, as duas últimas jornadas definiram o destino das outras sete esquadras.

Na quinta-feira, o único que definiu seu futuro foi o Equador, que ficou sem chances de avançar.

Ontem, o Uruguai goleou a Bolívia para confirmar sua vice-liderança e a Argentina passeou no Equador para acabar com as dúvidas que pairavam sobre a Albiceleste.

Os paraguaios foram eliminados com um vexame histórico contra a Venezuela no Defensores del Chaco.

Como ninguém foi melhor do que ninguém em Lima, a Colômbia confirmou sua presença na Terra de Vladimir Putin e o Peru terá uma última chance encarando a Nova Zelândia.

 

Restam três vagas na África

A Nigéria se tornou a primeira representante do continente na Rússia, ao derrotar Zâmbia por 1 a 0 e confirmar a primeira posição do grupo B com uma rodada de antecedência. As Super Águias também despacharam Argélia, Camarões e Suazilândia ao longo da campanha. Será a segunda Copa seguida das Super Águas.

O Egito também só precisou de cinco pelejas para confirmar o primeiro lugar do grupo E. Sua última vítima foi o Congo, em Alexandria, por 2 a 1. Os Faraós eliminaram Chade, Gana e Uganda. Será a primeira vez da nação árabe na festa do mundo do velho esporte bretão desde 1990.

Tunísia e República Democrática do Congo decidem o classificado do quadrangular A na última jornada. Os tunisianos têm a faca e o queijo na mão. Guiné e Líbia estão fora.

A chave C tem Gabão e Mali eliminados. O Marrocos tem nove pontos, contra oito da Costa do Marfim. Na última data FIFA eles se encaram em Abidjan. Será que os marroquinos resistem aos Elefantes?

No grupo D, como a partida entre África do Sul e Senegal foi anulada por suposta manipulação de resultados, ainda há três jogos por acontecer e as quatro nações ainda podem sonhar em comer caviar fresquinho à beira do Rio Volga: a vantagem é senegalesa, que se derrotar os sul-africanos, garantem suas presenças. Burquina Faso e Cabo Verde torcem pelos de Johanesburgo.

 

Emoção até o apito final na CONCACAF

A última data FIFA foi emocionante. O México chegou classificado e fez dois amistosos de luxo. Costa Rica se garantiu na penúltima rodada.

Ontem, Estados Unidos, Honduras e Panamá entraram em campo para definir quem seguiria adiante, quem iria encarar a Austrália e quem seria barrado na festa. Com viradas no segundo tempo, Honduras quebrou a invencibilidade do México e Panamá surpreendeu a Costa Rica. No Caribe, os Estados Unidos sofreram um inesperado revés diante do lanterna Trinidad & Tobago.

Assim, o Panamá se credenciou pela primeira vez a participar do Mundial, Honduras foi para a Repescagem e os Estados Unidos assistem mesmo pela televisão.

 

Ásia tenta quinta vaga com a Austrália

Desde a última data FIFA que as vagas automáticas da Confederação Asiática de Futebol já eram conhecidas.

Os eternos rivais políticos e econômicos do Oriente Médio vão à Rússia. Será o segundo certame consecutivo dos iranianos, enquanto que os sauditas retornam à festa pela primeira vez desde 2006.

No extremo oriente os dois quadros mais tradicionais do continente também asseguraram suas presenças. A Coreia do Sul participa de todas as fases finais desde 1986. O Japão só acordou para o futebol mais tarde e é presença certa desde 1998.

A Austrália é a representante da AFC (Asian Football Confederation) na Repescagem. A seleção da Oceania eliminou a Síria no playoff: 1 a 1 na Malásia e 1 a 1 em casa. O embate foi para a prorrogação, onde os Cangurus venceram por 1 a 0.

 

Repescagem definida

Honduras e Austrália duelam por uma vaga. O duelo de ida deve ser marcado para San Pedro Sula e o de volta está confirmado para Sydney.

A outra eliminatória será entre Nova Zelândia e Peru. O primeiro capítulo da batalha acontece em Wellington e o segundo em Lima.

Os dois sobreviventes poderão fazer compras no famoso GUM, enquanto que os perdedores darão adeus à Rússia.

 

Lista dos países classificados para a Copa do Mundo 2018

  • África: Egito e Nigéria.
  • América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.
  • CONCACAF: Costa Rica, México e Panamá.
  • Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal, Rússia e Sérvia.
  • Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão.

 

Quem ainda sonha?

  • África do Sul, Austrália, Burquina Faso, Cabo Verde, R. D. Congo, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Grécia, Honduras, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Peru, Senegal, Suécia, Suíça e Tunísia.

 

Os 25 favoritos à volta olímpica

  1. Alemanha
  2. França
  3. Brasil
  4. Espanha
  5. Argentina
  6. Bélgica
  7. Inglaterra
  8. Itália
  9. Portugal
  10. Colômbia
  11. Uruguai
  12. Rússia
  13. Croácia
  14. Polônia
  15. México
  16. Suíça
  17. Sérvia
  18. Suécia
  19. Dinamarca
  20. Japão
  21. Nigéria
  22. Costa do Marfim
  23. Islândia
  24. Costa Rica
  25. Irlanda