Brasileirão Série A

Vasco recebe o Flamengo em casa e põe à prova seu bom desempenho doméstico na 12ª rodada do Brasileirão; veja nosso prognóstico para este duelo

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Vasco e Flamengo fazem o clássico carioca da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro em São Januário, neste sábado (dia 8), a partir das 18 horas. Embora próximos na tabela de classificação, um abismo técnico separa os dois elencos – fator que pode ser determinante para pôr fim à boa campanha do cruzmaltino como mandante.

 

Vasco: o senhor absoluto de seus domínios

Com uma campanha que alterna boas e más apresentações, o Vasco chega à 12ª rodada do Brasileirão brigando na parte de cima da tabela. Ocupando a sexta posição, com 16 pontos, a esforçada equipe do técnico Milton Mendes tem feito de São Januário seu maior trunfo na competição. Em 6 jogos como mandante, o Vasco foi derrotado apenas uma vez: a goleada de 5 a 1 contra o Corinthians pela 5ª rodada. No mais, somou 15 pontos em seus domínios com 5 vitórias. Jogando fora de casa, entretanto, o desempenho cai consideravelmente: foram 4 derotas e apenas um empate – na última rodada, contra o Coritiba.

Os veteranos Luis Fabiano e Nenê, além do goleiro Martín Silva, são os grandes destaques do time que com 15 gols marcados tem o sexto melhor ataque do campeonato – um dado que, infelizmente, acaba pulverizado quando confrontado com os 22 gols sofridos que lhe dão a pior defesa do Brasileirão. Um evidente desequilíbrio que seu técnico busca corrigir com os volantes Wellington e Bruno Paulista – Rafael Marques deve ser o substituto do zagueiro Breno. No mais, o Vasco deverá ir para o jogo com a tradicional linha de 3 meias (Nenê, Mateus Vidal e Yago Pikachu) atrás do centro-avante Luis Fabiano. Será o bastante para derrubar o Flamengo?

 

Reforçado, o Flamengo gradualmente reassume seu protagonismo

Com o fim das baixas no elenco e a chegada de reforços, o Flamengo do técnico Zé Ricardo subiu de produção e, com 20 pontos, ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, 9 pontos atrás do líder, Corinthians. Pela competição nacional, são 5 jogos de invencibilidade com 3 vitórias seguidas – a última, 2 a 0 contra o São Paulo que acabou custando o emprego do técnico Rogério Ceni. Pra deixar o cenário ainda mais favorável ao rubro-negro, a equipe conseguiu uma goleada por 5 a 2 pra cima do Palestino do Chile, com direito a virada e tudo – e o combo “virada + goleada”, deixa a moral de qualquer time nas alturas. Pior para o Vasco, que terá a dura missão de acabar com o embalo do Flamengo.

 

Prognóstico

Embora tenha uma campanha absoluta em seu estádio, o Vasco caiu diante do único “cachorro-grande” que o visitou: o líder Corinthians. A campanha irregular do Fluminense – que perdeu em São Januário – o deixa, por enquanto, fora da mesma “prateleira” onde estão o líder, e também Palmeiras, Grêmio e Botafogo que, além da Chapecoense, venceram o cruzmaltino como mandantes.

Pode-se ver que, excessão feita à Chapecoense, o Vasco caiu diante de todos os candidatos ao título (em casa ou fora). O Flamengo, apesar da distância de 9 pontos pro líder é, neste momento candidatíssimo ao título. Embalado como está, deve superar os donos da casa com alguma tranquilidade – mas não facilidade. Acredito num duelo de poucos gols com vitória rubro-negra.

NA TV: Premiere – sábado, 08/07/17 – 18 horas

 

Caneladas ao vivo

Excepcionalmente neste final de semana, as Caneladas ao Vivo serão transmitidas pelo Twitter do Ganhador no sábado, dia 8, durante o jogo entre Corinthians e Ponte Preta. Nos vemos lá!