Brasileirão Série A

Vasco quer subir afundando o Atlético-PR

Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Bola rola às 20h00, em Volta Redonda.

Se vencer, o Vasco fica pertinho o G-6. O Atlético-PR precisa dos três pontos para não fechar a rodada na zona de rebaixamento. Por causa da interdição de São Januário, os cariocas marcaram o espetáculo para o estádio Raulino de Oliveira, no sul-fluminense.

 

Histórico

Desde 1971, pelo Campeonato Brasileiro da primeira divisão, já tivemos 34 enfrentamentos entre Vasco da Gama e Atlético-PR. Os cariocas venceram 16 vezes, contra nove dos paranaenses e nove empates.

 

Nenê fora do Vasco

O Vasco da Gama se preparou para mais um compromisso pelo Brasileirão com portões fechados. O time entra em campo provavelmente sem Luís Fabiano, que continua se recuperando de contusão. Seu substituto natural seria Nenê mas desde que ele pediu para ser vendido, não faz mais parte do grupo. A proposta que disse que tinha, nunca foi apresentada. Além de fora dos próximos embates, ele sequer participa da semana dedicada a treinamentos em Pinheiral.

O Gigante da Colina vive um ótimo momento no Brasileirão, apesar dos incidentes ocorridos contra o Flamengo. O clube está na briga por uma vaga na Taça Libertadores da América. Se conseguir os três pontos contra o Furacão, ficará em sétimo lugar. Uma das razões do sucesso do elenco é a nova postura do lateral-esquerdo Ramon, que ganhou maturidade após cinco anos atuando pelo futebol turco.

 

Furacão junta os cacos constantemente em 2017

O Atlético-PR começou muito bem a temporada. A equipe saiu da segunda fase preliminar da Taça Libertadores para se classificar na chave da morte da competição sul-americana. De quebra, ainda chegou à final do Campeonato Paranaense utilizando a maior parte do tempo reservas. Tudo isso são águas passadas porém, pois o rubro-negro vai de mal a pior na Série A e foi desclassificado da Copa do Brasil com duas derrotas frente ao Grêmio.

Uma das causas do fracasso paranaense é a constante reformulação pela qual o plantel atravessa em 2017. Para se ter uma ideia, o futebol contratou o terceiro técnico do ano. Dos catorze atletas que entraram em campo no primeiro encontro do calendário, quatro já não estão mais em Curitiba e Otávio negocia sua transferência para o Bordeaux.

Para pegar o Vasco na estrada, Lucas Fernandes (emprestado pelo Fluminense) e Esteban Pavez (emprestado pelo Colo-Colo) podem debutar com a camisa atleticana. Thiago Heleno, recuperado de contusão, está à disposição. Já Jonathan, machucado, não deve participar da peleja.

Vivendo um mau momento, a delegação rubro-negra comemorou o fato da partida não ser realizada em São Januário, onde os alvinegros costumam ser muito fortes.

 

As prováveis escalações

Vasco da Gama:  Martín Silva; Gilberto, Paulão, Rafael Marques e Ramon; Jean, Bruno Paulista, Escudero, Paulinho e Mateus Vital; Thalles. Técnico: Milton Mendes.

Atlético-PR: Weverton; Cascardo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Matheus Rossetto, Eduardo Henrique e Lucho González; Lucas Fernandes, Nikão e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.

 

Serviço

Os ingressos para o jogo já estão à venda e variam entre R$ 20,00 e R$ 80,00. Eles podem ser encontrados no Rio de Janeiro, em Volta Redonda e on-line.

 

Palpite

Somente considerando duelos pelo Brasileirão, o Atlético-PR não vence há seis partidas. Desceu tanto a ladeira que adentrou a zona maldita. A crise no comando da instituição tem sido uma constante ao longo do ano com troca de diretores, de técnicos e de jogadores. Como manter um padrão de jogo assim?

A crise Furacão estava sendo controlada até a derrota no Durival de Brito para o Santos pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Com o resultado negativo não deu mais como esconder a péssima fase e o rendimento ruim de alguns profissionais. Se a classificação no torneio internacional ficou difícil, na Copa do Brasil ela foi para o espaço após dois revezes frente ao Grêmio.

O Vasco vive uma crise política entre o presidente Eurico Miranda e sua diretoria eleita pelos sócios vascaínos e parte da torcida cruzmaltina. Em campo, a delegação faz um papel bem melhor do que o esperado no início do ano, tendo conquistado inclusive a Taça Rio que não vencia há muitos anos. Se muitos achavam que os cariocas se aglomerariam no Z-4, fazer parte do G-12 é um desempenho extraordinário.

Diante desses ambientes tão distintos vividos pelos dois rivais, acredito que os da Cidade Maravilhosa chegam ao vestiário após os 90 minutos com os três pontos no bolso. Vascão 2 a 0, o que pode gerar uma ótima semana em São Januário, uma péssima no CT do Caju e um grande arrependimento no artilheiro Nenê.

 

17ª rodada do Brasileirão

Sábado, 29 de julho:

  • Botafogo 3×4 São Paulo
  • Palmeiras 2×0 Avaí

Domingo, 30 de julho:

  • Chapecoense 1×2 Atlético-GO
  • Corinthians 1×1 Flamengo
  • Coritiba 0x2 Atlético-MG
  • Bahia 1×3 Sport
  • Cruzeiro 0x0 Vitória
  • Grêmio 1×1 Santos

Segunda-feira, 31 de julho:

  • 20h00: Vasco da Gama x Atlético-PR – palpite: Vasco da Gama.

Quarta-feira, 09 de agosto:

  • Horário a definir: Ponte Preta x Fluminense – palpite: Ponte Preta.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 41 – Libertadores
  2. Grêmio, 33 – Libertadores
  3. Santos, 31 – Libertadores
  4. Palmeiras, 29 – Libertadores
  5. Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
  6. Sport, 27 – Pré-Libertadores
  7. Botafogo, 24 – Copa Sul-Americana
  8. Vasco, 23 – Copa Sul-Americana
  9. Cruzeiro, 23 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 23 – Copa Sul-Americana
  11. Ponte Preta, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Chapecoense, 21 – Copa Sul-Americana
  13. Fluminense, 21
  14. Bahia, 19
  15. São Paulo, 19
  16. Coritiba, 19
  17. Atlético-PR, 17 – Série B
  18. Avaí, 17 – Série B
  19. Vitória, 13 – Série B
  20. Atlético-GO, 12 – Série B

 

Como apostar na futebol 2021