Carioca

Vasco e Botafogo a uma vitória das semifinais da Taça Rio; veja prognósticos da última rodada!

Foto: Vítor Silva / SSPress / Botafogo / Reprodução

Praticamente classificados, Flamengo e Fluminense têm chances remotas de ficarem de fora da fase decisiva do segundo turno, apesar de já estarem garantidos na semifinal do campeonato.

Pra que complicar, não é? Até o ano passado, o regulamento do Campeonato Carioca era simples. Tínhamos dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), quando o campeão de cada um decidia o torneio. E se um mesmo time faturasse ambos, já era declarado campeão. Simples e direto.

Eis que os “geniais” cartolas decidiram inovar. Em 2017, os turnos continuam, mas apenas garantem uma vaga na semifinal da competição aos vencedores. Campeão da Guanabara, o Fluminense já está classificado entre os quatro que irão lutar pelo título estadual. E se o Tricolor conquistar a Taça Rio? Nada muda, quando o Flu teria apenas a vantagem do empate e do mando de campo na semifinal, além de também poder escolher onde jogar o primeiro ou o segundo confronto da decisão.

Se outro time que não seja o Fluminense sagrar-se campeão da Taça Rio, este também estará garantido na fase decisiva do Estadual. Os outros dois serão aqueles que tiverem melhor pontuação na classificação geral. Caso o Tricolor das Laranjeiras ganhe o segundo turno, o terceiro melhor colocado no geral entra na semifinal do Carioca.

Critérios de desempate:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols pró;
  4. Confronto direto;
  5. Menor número de cartões amarelos e vermelhos;
  6. Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Pois é, tudo bem complicado. Enfim, ao término da penúltima rodada da Taça Rio, os quatro grandes da capital fluminense estão com a situação bem encaminhada para decidirem tanto o segundo turno quanto o próprio campeonato. No Grupo B, o Flamengo, líder geral de pontos e já garantido na semifinal do Carioca, está em primeiro na chave, com 11 pontos, mas corre o risco de não ficar entre os quatro melhores da etapa, pois pode ser ultrapassado por Botafogo e Nova Iguaçu, ambos com 10 – o Alvinegro tem saldo melhor que o time da Baixada.

No Grupo C, o Flu lidera com 10 pontos, um a mais que o Vasco, atual segundo colocado. O Volta Redonda soma sete pontos e ainda tem chances reais de tomar a vaga dos cruz-maltinos. Aliás, existe a chance remota de a equipe da Cidade do Aço ficar na primeira posição. E na classificação geral, a situação é a seguinte para quem ainda está no páreo:

Classificação geral do Campeonato Carioca:

  1. Flamengo – 26 pts
  2. Fluminense – 25 pts
  3. Vasco – 18 pts
  4. Botafogo – 17 pts
  5. Nova Iguaçu – 16 pts
  6. Volta Redonda – 13 pts

Resumindo: no que diz respeito à semifinal do Estadual, o Nova Iguaçu precisa vencer o Vasco, no domingo (02), e torcer para que o Gigante da Colina não conquiste a Taça Rio – caso se classifique no Grupo C. O Voltaço só se qualificaria como campeão do segundo turno.

 

FLA X FLU

No clássico da rodada final da Taça Rio, a dupla Fla-Flu, que tem tudo para fazer o famoso jogo de compadres, devido à situação confortável na tabela, se reencontra no próximo domingo (02), às 16h (horário de Brasília), no estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES. Grande atração na cidade capixaba, o derby deve atrair muitos torcedores, que, ao menos, devem contagiar os jogadores para o duelo, que é uma reedição da final da Taça Guanabara, vencida pelo Tricolor nos pênaltis – após empate em 3 a 3.

Odds: Fluminense (3.29), Flamengo (2.07), empate (3.44).

Palpite: ninguém vai querer se expor a contusões ou mesmo ao desgaste. Panorama típico de empate no Espírito Santo.

 

BOTAFOGO X RESENDE

Também no domingo e no mesmo horário do Fla-Flu, o Botafogo irá receber o Resende, no estádio Nilton Santos. Como os visitantes não contam com qualquer chance de classificação para as fases decisivas, o Alvinegro tem tudo para conquistar os três pontos, que o colocariam na semifinal da Taça Rio e do próprio campeonato.

Odds: Botafogo (1.41), Resende (7.81), empate (4.23).

Palpite: sem sustos, o Fogão fatura a vitória com três gols de frente.

 

NOVA IGUAÇU X VASCO

E também às 16h do domingo (horário de Brasília), o Vasco encara uma partida complicada diante do Nova Iguaçu, em Moça Bonita. A Laranja Mecânica da Baixada Fluminense pode protagonizar uma situação inusitada. A vitória sobre o Gigante da Colina pode não garantir a classificação na semifinal do segundo turno (dependeria de tropeço do Botafogo), e os vascaínos ainda teriam chances de ficar entre os quatro primeiros da Taça Rio. No entanto, com o resultado positivo, o Nova Iguaçu passaria à condição de semifinalista do campeonato, caso o Vasco não conquiste o título do segundo turno.

Odds: Nova Iguaçu (3.22), Vasco (2.08), empate (3.45).

Palpite: o Nova Iguaçu irá fazer das tripas coração para derrotar o Vasco, que tem uma equipe que ainda não inspira confiança. Hora de ousar: vai dar empate.

 

Demais partidas da última rodada da Taça Rio:

  • 02/04 – 16:00 – Boavista (2.03), Portuguesa (3.53), empate (3.32)
  • 02/04 – 16:00 – Macaé (3.14), Volta Redonda (2.13), empate (3.46)
  • 02/04 – 16:00 – Madureira (1.84), Bangu (4.26), empate (3.33)