Brasileirão Série A

Valendo invencibilidade e tabu, Coritiba e Corinthians se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians / Divulgação

Vivendo grande fase, paulistas não perdem para os paranaenses há seis anos

O domingo pela manhã traz um jogo fantástico pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Colados na tabela, Coritiba e Corinthians se enfrentam às 11h, mas o duelo é importante não só pelos três pontos. Isso porque os paranaenses não batem o adversário há seis anos, enquanto os paulistas defendem este tabu e ainda por cima a invencibilidade nesta edição do Brasileirão.

   

Coritiba surpreendendo

O bom começo de campeonato do Coritiba tem surpreendido um pouco. Apesar de não ser um time fraco, os paranaenses também não contam com nenhuma grande estrela.  Ainda assim, conquistaram resultados expressivos, como a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras e o empate em 2 a 2 com o Botafogo, fora de casa.

O ponto negativo foi o tropeço em 0 a 0 com o Bahia, que impediu inclusive do confronto deste domingo valer a liderança do Brasileiro. Esta foi apenas a segunda vez que o time passou sem marcar gols. O compromisso contra os baianos ainda foi trágico pois o Coxa perdeu o atacante Kleber. Com uma tarde extremamente infeliz, o jogador deu soco, cotovelada, cuspe e tudo o que não tinha direito na quinta-feira. O resultado disso foi uma expulsão e um possível gancho para os próximos meses. Com isso, já está fora do jogo contra o Corinthians.

Sem o Gladiador, o time da casa deve ser escalado com Wilson, Dodô, Márcio, Werley e Carleto; Tiago, Santos e Galdezani; Henrique Almeida, Alecsandro e Rildo.

   

Corinthians vem em grande fase

A campanha do alvinegro neste Brasileirão tem sido impressionante. A equipe está tão bem que nem mesmo quando joga fora de casa se assusta. Prova disso é que foram três partidas como visitante e três triunfos, contra Vitória, Atlético-GO e Vasco. Ao todo, marcou sete gols e sofreu apenas dois.

Com um retrospecto desse fica difícil acreditar em uma derrota. Porém, diante de um adversário arrumado, a tendência mesmo é que o clube conquiste apenas um pontinho no Couto Pereira. Isso porque mesmo com a força dos adversários, ao menos um gol o clube consegue marcar. A última vez que o Timão saiu de campo zerado foi no 1 de abril – e isso não foi mentira – quando ficou em 0 a 0 com a Botafogo-SP. Além desta partida, só passou em branco mais duas ocasiões, contra a Ferroviária e o Santo André.

Até mesmo o baixo número de bolas na rede foi superado. A ”equipe do 1 a 0” evoluiu e em três das quatro partidas recentes marcou dois ou mais gols. É bem verdade, porém, que três das seis vitórias no campeonato foram de fato por 1 a 0 – contra Vitória, Atlético-GO e Cruzeiro.

Para esta partida, o técnico Fábio Carille até contará com Fagner e Rodriguinho à disposição, mas devido ao desgaste da viagem, cogita poupar os dois atletas. Caso realmente fiquem de fora, eles se juntam a Léo Príncipe e Danilo, que já voltaram a treinar, mas ainda não têm condições de jogo.

Com estas duvidas, a formação de domingo deve ser: Cássio, Paulo Roberto (Fágner), Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Marquinhos Gabriel, Jádson e Romero (Rodriguinho); Jô.

 

Corinthians com boa vantagem no histórico

Com 48 anos de história, o confronto entre Coritiba e Corinthians tem amplo domínio dos paulistas. Em 43 encontros, os alvinegros levaram a melhor em 21, tendo empatado nove e perdido apenas 13. Nem mesmo quando considerados apenas os duelos no Paraná o confronto muda muito de figura. O Coxa até assume a vantagem, com nove triunfos, mas os visitantes também saíram com o resultado positivo em oito oportunidades, além de seis empates.

Muito desta superioridade começou nos últimos anos. Isso porque o Coritiba não vence este embate desde setembro de 2011, quando ganhou por 1 a 0. Desde então, foram dez encontros, com seis vitórias do Corinthians e quatro empates.

   

Campeonato

Com 19 pontos, o Corinthians é o líder do Brasileirão após estas sete rodadas. No entanto, o Coritiba também faz boa campanha até aqui, aparecendo na terceira posição, com 14.

 

Programação da 8ª rodada do Brasileirão 2017

Confira abaixo as datas e horários dos jogos. Os palpites da rodada aparecem em negrito.

Sábado (17/06) 

  • 16:00 – Atlético-GO x Atlético-PR. (1×1)
  • 19:00 – Vasco x Avaí (2×1)
  • 21:00 – Santos x Ponte Preta (2×0)

Domingo (18/06)

  • 11:00 – Coritiba x Corinthians (1×1)
  • 16:00 – Bahia x Palmeiras (1×2)
  • 16:00 – Chapecoense x Botafogo (2×1)
  • 16:00 – Fluminense x Flamengo (1×1)
  • 16:00 – São Paulo x Atlético-MG (3×1)
  • 19:00 – Sport x Vitória (2×0)

Segunda-feira (19/06)

  • 20:00 – Cruzeiro x Grêmio