Brasileirão Série B

Vale título! América-MG e Internacional disputam a taça na última rodada da Série B

América MG Brasileiro
Foto: Daniel Hott / América

Líderes do campeonato, mineiros largam na frente por precisarem de suas próprias forças para serem campeões; gaúchos dependem de tropeço rival e ainda triunfo no Beira-Rio

Depois de 37 rodadas e muita emoção, a edição 2017 do Campeonato Brasileiro da Série B termina neste fim de semana com nove jogos. Com as quatro vagas para a Série A já definidas – América-MG, Internacional, Ceará e Paraná estarão na elite no próximo ano – e também para a Série C – Náutico, ABC, Santa Cruz e Luverdense disputarão a terceira divisão – resta-nos saber quem erguerá a taça de campeão. Jogando pela primeira vez em casa desde o acesso, mineiros e gaúchos têm a oportunidade de alcançar o título sob os olhares de sua torcida. Quem irá faturar o caneco? Confira a análise da 38ª rodada da segunda divisão!

 

América-MG x CRB

Uma vitória. É tudo o que o América-MG precisa fazer sobre o CRB neste sábado, no estádio Independência, para alcançar o título da Série B. Líder da competição com 70 pontos, o Coelho tem vantagem de dois pontos sobre o rival Internacional, que pega o Guarani em Porto Alegre. Para não depender do resultado gaúcho, os mineiros têm que fazer o dever de casa.

Para isso, a equipe comandada por Enderson Moreira conta com a eficiente campanha de 70,4% de aproveitamento atuando como mandante na segunda divisão. O alviverde de Belo Horizonte venceu 11 dos 18 jogos no torneio, além de ter empatado cinco e perdido apenas dois.

Outro fator que motiva o clube para o jogo de logo mais contra o time alagoano é a possibilidade de o Coelho alcançar uma marca histórica na competição. Com apenas 25 gols tomados ao longo do campeonato, o América-MG pode derrubar o recorde do Palmeiras, clube menos vazado – 28 gols – da história da Série B, desde que passou a contar com 20 clubes.

 

Internacional x Guarani

O Internacional cumpriu o seu dever: retornar a Série A. Apesar de sonhar com o título do Nacional, o clube gaúcho sabe que não será fácil o América-MG cair em casa e, por isso, foca apenas em fazer o seu papel no Beira-Rio. Além disso, o clube vive a expectativa da volta de Abel Braga. Sem técnico desde a demissão de Guto Ferreira no início do mês, o clube termina a Série B com o interino Odair Hellmann. Agora, com o término da competição, o Colorado foca as energias na negociação com o comandante do Fluminense, que é o sonho de consumo da diretoria gaúcha. Já dentro de campo, o principal atrativo na partida contra o Guarani é D’Alessandro, que em final de contrato, pode fazer sua última partida com a camisa colorada. O jogador, que ainda definiu se fica no clube, pode retornar ao River Plate para se aposentar.

 

Ceará x ABC

Após oito anos, o Ceará estará de volta à elite do futebol brasileiro. E o terceiro acesso em toda a história do clube à Série A – 1992, 2009 e agora 2017 – tem feito a parte alvinegra de Fortaleza não dormir. O desembarque da delegação na capital cearense mostrou o tamanho da importância da conquista, já que mais de 100 mil pessoas tomaram as ruas da cidade para celebrar o retorno do Vovô. Agora, o time dirigido por Marcelo Chamusca tem a chance de retribuir todo o carinho de seus torcedores contra o já rebaixado ABC, na Arena Castelão. E não é preciso dizer que o estádio estará lotado, não é?! Mais de 40 mil ingressos já foram vendidos e a expectativa é que Magno Alves e sua trupe confirmem a terceira posição no campeonato.

 

Paraná x Boa Esporte

Outro clube que tem motivos para celebrar – e muito – é o Paraná, que depois de nove anos e, para sermos mais precisos, 379 rodadas, jogará novamente a Série A. Mas antes disso, o Tricolor Paranaense tem um último compromisso na temporada e encara o Boa Esporte, no Couto Pereira. O estádio do Coritiba será o palco do duelo em razão da imensa expectativa que o acesso repercutiu entre os torcedores, que devem lotar o campo rival. Melhor mandante do torneio com mais de 80% de aproveitamento, o Paraná tem tudo para deixar a segunda divisão com uma vitória.

 

Jogos da 38ª rodada do Brasileirão da Série B 2017

Terça-feira, 21 de novembro

  • 20:00Santa Cruz 5×2 Juventude – Palpite: empate

Sexta-feira, 24 de novembro

  • 19:15 – Brasil de Pelotas x Criciúma – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 21:30 – Figueirense x Paysandu – Palpite: Figueirense

Sábado, 25 de novembro

  • 17:30 – Ceará x ABC – Palpite: Ceará
  • 17:30 – Vila Nova x Londrina – Palpite: Vila Nova
  • 17:30 – Oeste x Goiás – Palpite: empate
  • 17:30 – Paraná x Boa Esporte – Palpite: Paraná
  • 17:30 – América-MG x CRB – Palpite: América-MG
  • 17:30 – Luverdense x Náutico – Palpite: empate
  • 17:30 – Internacional x Guarani – Palpite: Internacional