NBB

Vale a liderança do NBB: Pinheiros e Mogi se enfrentam e prometem um jogão nesta quarta

Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor

Os dois times estão empatados na ponta da tabela e fazem um confronto direto para ninguém pôr defeito                 

O NBB promete uma quarta (20) de arrepiar. Líderes do campeonato Pinheiros e Mogi se enfrentam às 19h30 (de Brasília) no Ginásio Henrique Villaboim, na capital paulistana, com transmissão ao vivo pela conta do NBB no Facebook. Promete ser um jogão, com tudo o que o basquete brasileiro tem de melhor.

 

Pinheiros leva vantagem

Em duelos tão equilibrados assim, todos os detalhes fazem muita diferença – especialmente no basquete, talvez o esporte mais minucioso de todos aqueles que são disputados com uma bola nas mãos ou nos pés. Para se ter ideia do equilíbrio, tanto Pinheiros quanto Mogi tem oito vitórias e uma derrota na temporada até aqui. Os dois times possuem 88,8% de aproveitamento. O fator casa deve ser uma vantagem para o Pinheiros, embora tenha sido lá, em seus domínios, que a equipe conheceu a única derrota da temporada até aqui, para o Bauru.

Checar o poder de recuperação do Pinheiros também vai ser um item importante a se observar nesta quarta-feira (20). Depois de perder para o Bauru e sair da liderança do campeonato, a equipe suou para vencer o Vitória no último sábado (16), com uma cesta milagrosa de três pontos de Ansanoli nos instantes finais.

Mogi, por outro lado, promete ser um adversário duríssimo de ser batido, como prova a sua sequência de três vitórias – contra Joinville e diante dos rivais locais Franca e Bauru. Os dois últimos jogos foram realizados em Mogi e contaram com muita emoção. Diante de Franca, o Mogi precisou batalhar até a última bola para vencer por 72×71. Contra o Bauru, a situação também não foi das mais fáceis, com um 72×69 bastante acirrado. O time do técnico Guerrinha talvez seja o mais “cascudo” do basquete brasileiro no momento, vendendo caro qualquer derrota.

 

Shamell, atração à parte

Craque do time de Mogi, o americano Shamell deve ser justamente reconhecido pela torcida do Pinheiros nesta quarta (20). Afinal, ele defendeu a equipe por cinco anos, ganhando a Liga das Américas de 2013, quando terminou a competição como MVP.

Se foi craque no Pinheiros, Shamell tem sido ainda mais craque no Mogi. Escolhido o melhor jogador da última semana no NBB, ele mostra hoje médias de 20,5 pontos, 4,5 assistências e 3,0 roubos de bola. É o porto seguro da equipe e não se entrega nunca, como mostrou nas difíceis vitórias contra Franca e Bauru.

E é bom que ambos os times esperem novas dificuldades.

O histórico é favorável ao Mogi, mas o retrospecto é bem apertado, com oito vitórias dos mogianos, contra seis dos atletas do Pinheiros. Olho aberto: na última temporada, apenas os mandantes ganharam. Foi 74×67 para o Pinheiros em São Paulo, com 90×78 para o Mogi na partida realizada em Mogi das Cruzes.

Neste histórico, vale lembrar o playoff de 2014, quando o Mogi, então o 12º, eliminou o Pinheiros logo nas oitavas de final. Ou seja: além de grande equilíbrio técnico, a partida deve ser marcada por uma rivalidade que tem crescido ao longo dos anos e que atinge seu ápice agora, com ambas as equipes duelando pela ponta do principal campeonato do basquete brasileiro.

Esse toque de rivalidade deve ser visto também no duelo entre os gringos.

Além de Shamell, pelo Mogi, outro americano que sempre dá o que falar é Holloway, o craque do Pinheiros. Os dois têm um largo retrospecto de confrontos diretos: foram nove partidas, com seis vitórias de Shamell, que leva vantagem também nos atuais números individuais em pontos (24,3 contra 16,1). A vantagem de Holloway, bem pequena, aparece só nos rebotes: 5,0 a 4,0 por partida.

 

Jogos da 7ª semana da temporada regular do NBB 2017/2018

Quarta-feira, 20 de dezembro

  • 19:30 – Pinheiros x Mogi – Palpite: Pinheiros
  • 20:30 – Basquete Cearense x Caxias do Sul  – Palpite: Caxias
  • 20:30 – Vitória x Joinville – Palpite: Vitória

Quinta-feira, 21 de dezembro

  • 20:00 – Vasco x Campo Mourão – Palpite: Vasco
  • 20:00 – Botafogo x Paulistano – Palpite: Paulistano
  • 20:00 – Bauru x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 20:10 – Franca x Minas – Palpite: Minas

Sexta-feira, 22 de dezembro 

  • 20:00 – Liga Sorocabana x Pinheiros – Palpite: Pinheiros
  • 20:30 – Basquete Cearense x Joinville – Palpite: Ceará
  • 20:30 – Vitória x Caxias do Sul – Palpite: Vitória

Sábado, 23 de dezembro

  • 11:00 – Botafogo x Campo Mourão – Palpite: Campo Mourão
  • 11:00 – Vasco x Paulistano – Palpite: Paulistano
  • 14:00 – Franca x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 18:00 – Bauru x Minas – Palpite: Bauru