Carioca

Tudo pronto para o Campeonato Carioca de 2018

Foto: Marcio Menezes / America Rio

Mais charmoso Estadual do Brasil conta com 16 participantes

Com uma fórmula de disputa igual à deste ano, novamente Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama são os protagonistas. A boa novidade é o retorno do America à primeira divisão. Confira abaixo as notícias do arbitral que aconteceu ontem.

 

Quatro grandes contra doze sparrings

Os quatro grandes afiam as garras em busca de mais um troféu do Campeonato Estadual. O Flamengo é o atual campeão e tem o elenco mais caro do estado, senão do país, ou até mesmo da América Latina. Os da Gávea ostentam 34 taças.

O Vasco da Gama é o grande desafiante do rubro-negro e aparece em terceiro no ranking histórico com 24 conquistas, tendo perdido a defesa do título este ano.

O segundo maior laureado é o Fluminense, que não prevalece desde 2012.

O Botafogo já faturou o Carioca em vinte oportunidades, a última em 2013.

Deve-se abrir o olho com o Volta Redonda, que teve um bom desempenho na Série C nacional, com a Portuguesa, que nos orgulhou na Série D, o sempre perigoso Madureira e o Boavista, que levantou a última edição da Copa Rio.

Bangu e Nova Iguaçu foram os primeiros a se reapresentarem. Foi nesta segunda-feira e os treinos já começaram.

America e Goytacaz retornam à elite e contam com bons alçapões, que prometem intimidar as maiores forças fluminenses, além de duas fanáticas torcidas.

Não se espera muito de Bonsucesso, Cabofriense, Macaé e Resende FC.

 

Regulamento

A primeira fase será disputada pelo campeão e vice da segundona deste ano, Goytacaz e America, pelos dois que escaparam com vida do “torneio da morte” de 2017, Bonsucesso e Cabofriense, e pelos dois piores da segunda etapa da atual temporada, Macaé e Resende FC. Após turno único em cinco rodadas, os dois melhores avançam para a fase principal e os quatro últimos participam do grupo X.

Os quatro eliminados se enfrentam em turno único no grupo X. Os dois últimos colocados descem para a Série B-1 e os dois outros se garantem na elite para 2019.

Na segunda fase, o certame é dividido em Taça Guanabara e Taça Rio. Na primeira, os concorrentes de uma chave jogam dentro dela em cinco jornadas. Os dois melhores de cada fazem a semifinal.  O primeiro colocado de cada hexagonal pode empatar para avançar à final, onde não há vantagem. Em caso de igualdade nos 90 minutos, acontece uma disputa de pênaltis. O segundo turno tem o mesmo regulamento, mas os embates da primeira fase são entre agremiações do grupo oposto, totalizando seis compromissos.

Caso um time conquiste as duas taças, garante vaga na grande decisão. Neste caso seu oponente sai de uma competição mata-mata entre as quatro melhores associações da classificação geral, excetuando o finalista.

Caso tenhamos vencedores diferentes em cada turno, cada detentor de taça joga pelo empate na semifinal. Seus rivais saem da classificação geral da liga.

Os dois piores da segunda fase têm de passar pela primeira em 2019.

A Série A classifica seus três primeiros colocados à Copa do Brasil de 2019, duas equipes para a Série D do Brasileirão e oito quadros para a Copa Rio da temporada seguinte.

 

Dezoito clubes na segundona

A segunda divisão do Campeonato Carioca conta com 18 participantes na temporada 2018. Campeão e vice garantem vaga na primeira fase da elite de 2019.

Os nomes mais famosos do nível de prata são os de Americano, Friburguense, Olaria e Serrano.

Completam a lista de concorrentes: Angra dos Reis, Artsul, Audax Rio, Barcelona, CA Barra da Tijuca, Carapebus, Duque de Caxias, Gonçalense, AD Itaboraí, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, São Gonçalo EC, Serra Macaense e Tigres.

As regras serão discutidas num futuro próximo.

 

São Cristóvão na terceirona

O famoso São Cristóvão, campeão de 1926 e que revelou o Fenômeno, não resistiu ao mau desempenho e acabou pegando o elevador para mais um subterrâneo. Acompanhado de Barra Mansa e Queimados, os cadetes terão de passar pela Série B2.

Seus demais companheiros são Arraial do Cabo, Bela Vista, Futuro Bem Próximo, Juventus, Mesquita, Nova Cidade, Rio de Janeiro e Rio São Paulo, além de quatro promovidos da quarta divisão que ainda está em andamento.

 

Chaves

1ª Fase:

  • Grupo A: America, Bonsucesso, Cabofriense, Goytacaz, Macaé e Resende FC.

2ª Fase:

  • Grupo B: Bangu, Flamengo, Nova Iguaçu, Vasco da Gama, Volta Redonda e o 1º da 1ª fase.
  • Grupo C: Boavista, Botafogo, Fluminense, Madureira, Portuguesa e o 2º da 1ª fase.

 

1ª rodada da 1ª fase:

Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017:

  • America x Bonsucesso
  • Cabofriense x Resende
  • Macaé x Goytacaz

 

1ª rodada da 2ª fase

Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018:

  • Vasco da Gama x Bangu
  • Volta Redonda x Flamengo
  • Nova Iguaçu x 1º colocado da 1ª fase
  • Botafogo x Portuguesa
  • Boavista x Fluminense
  • Madureira x 2º colocado da 1ª fase