Paulista A1

Times mais modestos travam luta acirrada pelas últimas vagas na fase final do Paulistão; veja os prognósticos da 11ª rodada

Foto: Jonatan Dutra / Grêmio Novorizontino / Reprodução

Antes do início da penúltima rodada da fase de grupos, apenas Palmeiras e Corinthians já garantiram classificação antecipada; mas São Paulo e Santos estão perto das quartas de final.

Não vão faltar emoção e calculadora na mão durante a 11ª rodada da Série A1 do Paulistão, penúltima da fase de grupos. É bom frisar que os dois primeiros colocados das quatro chaves da competição avançam às quartas de final. Já garantidos matematicamente e também com a primeira colocação assegurada, em seus respectivos grupos, Palmeiras e Corinthians podem se dar ao luxo de assistir à correria alheia, principalmente de São Paulo e Santos, que, apesar de estarem com a classificação encaminhada, não podem bobear nas duas últimas rodadas.

Mas a luta é muito mais acirrada entre os clubes considerados pequenos. Tirando o Audax, os demais participantes da competição ainda têm chances de passar para o mata-mata do Campeonato Paulista. E como as equipes jogam umas contra as outras, com os confrontos não sendo restritos entre os times de um mesmo grupo, os resultados das partidas passam a ter múltiplos interessados. Ao longo do artigo, explicamos.

 

LINENSE X SÃO BERNARDO

No sábado (25), às 16h, o Linense receberá o São Bernardo no estádio Gilbertão. E o que interessa a cada um? Se vencer em casa, a equipe de Lins pode dar um importante passo rumo à classificação no Grupo B, do qual o São Paulo é o líder, com 16 pontos. Com 14 pontos, os mandantes podem chegar a 17 e ficariam na torcida pelos tropeços de RB Brasil (12) e Ferroviária (9).

Já com relação ao Tigre, que soma 10 pontos no grupo A (que tem o Timão garantido no primeiro lugar, com o dobro da pontuação), o triunfo é essencial. Hoje, Botafogo-SP e Ituano estão com três pontos a mais. Além de vencer, a equipe do ABC terá que secar os rivais que estão acima na tabela.

Odds: Linense (2.10), São Bernardo (3.20), empate (3.10).

Palpite: o Linense vem de uma derrota muito dolorida. Afinal, foi goleado por 5 a 1 pelo Ituano, enquanto o São Bernardo ficou no empate sem gols com a Ferroviária. Parece que ambos estão perdendo fôlego nesta reta final. Fica a sensação de um empate melancólico.

 

RB BRASIL X BOTAFOGO-SP

Agora, seguiremos para o estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, onde o RB Brasil terá o mando de campo contra o Botafogo, que arrancou um bom empate diante do São Paulo na rodada anterior. Em terceiro no grupo do Tricolor do Morumbi, a equipe da Red Bull precisa dos três pontos para buscar a ultrapassagem pra cima do Linense, que, hoje, ocupa a vice-liderança da chave B, posição que garante presença na próxima fase. Mas o time de Ribeirão Preto, que trava duelo acirrado contra o Ituano pela vaga restante no Grupo A, vem de três empates e irá buscar o triunfo a todo custo. Mas o RB Brasil merece atenção, pois somou sete pontos nos três últimos compromissos pelo Paulistão.

Odds: RB Brasil (2.31), Botafogo-SP (3.32), empate (3.40).

Palpite: situação difícil para definir um favorito. Nos momentos de decisão, os times buscam a superação até o fim. Acaba que a tradição é um fator de peso. E o Botafogo-SP sai na frente neste quesito. Mesmo longe de Ribeirão Preto, vale a pena acreditar em uma vitória apertada dos visitantes por um gol de vantagem.

 

NOVORIZONTINO X MIRASSOL

Fechamos com um prognóstico dos mais equilibrados. E o motivo é simples: tanto Novorizontino quanto Mirassol contabilizam 14 pontos, mas em diferentes grupos – no C e D, respectivamente. Só que ambos passam por situações um pouco distintas. No caso dos mandantes, além de ocupar a segunda colocação na chave C, o time mantém uma diferença de três pontos para o Santo André, que vem logo abaixo. Já o Leão da Alta Araraquarense está em terceiro na chave D, com dois pontos a menos que o Santos e que a Ponte Preta. O que pesa é a queda vertiginosa do Mirassol, que perdeu quatro dos últimos cinco jogos disputados na A1.

Odds: Novorizontino (2.32), Mirassol (3.04), empate (3.34).

Palpite: perto da definição de uma classificação, um clube não pode desabar tanto quanto o Mirassol, que está deixando escapar uma vaga que era quase certa. Melhor para o Novorizontino, que tem tudo para conquistar três pontos fundamentais diante da torcida.

 

Confira as demais partidas da 11ª rodada do Campeonato Paulista:

  • 25/03 – 15:00 – Santo Andre (5.82), Santos (1.57), empate (3.89)
  • 25/03 – 16:00 – Palmeiras (1.27), Audax (10.10), empate (5.37)
  • 25/03 – 19:00 – Ferroviária (2.19), Ituano (3.41), empate (3.28)
  • 26/03 – 16:00 – São Paulo (2.32), Corinthians (3.08), empate (3.34)
  • 26/03 – 18:30 – São Bento (3.08), Ponte Preta (2.32), empate (3.34)