Copa Sul-Americana

Timão recebe o Patriotas (COL) de olho na vaga para a próxima fase da Copa Sul-Americana; confira nosso prognóstico

Foto: Agência Corinthians

Com uma campanha irretocável no Campeonato Brasileiro até aqui, o Corinthians recebe o Patriotas da Colômbia, nesta quarta-feira na Arena Itaquera a partir das 21:45, de olho na próxima fase da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, Balbuena, no finalzinho do segundo tempo, garantiu o empate para o Timão – que manteve assim sua impressionante série invicta (30 jogos até o momento).

 

Os reservas darão conta?

Sem poder contar com os contundidos Jadson e Pablo, o técnico Fábio Carille espera pelas avaliações do fisiologista do Corinthians para saber se haverá a necessidade de poupar algum titular no duelo de amanhã. Por conta do desgaste que a posição exige dentro do esquema de jogo do Timão, os laterais Fágner e Guilherme Arana são fortes candidatos ao descanso, além do meia Rodriguinho. Por isso, não será surpresa se os donos da casa forem a campo com Léo Príncipe, Moisés e Giovanni Augusto – que se juntariam a Pedro Henrique e Marquinhos Gabriel, substitutos imediatos de Pablo e Jadson respectivamente.

Não que isso vá impactar negativamente o Corinthians.

Enfrentando o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro no último domingo, tirando as dificuldades naturais de entrosamento, o Timão não se ressentiu da falta de Jadson, que foi substituído sem maiores problemas por Giovanni Augusto (Marquinhos Gabriel cumpriu suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo). Por ter um sistema de jogo muito bem definido e uma “receita” para cada posição, o elenco sabe exatamente o que precisa fazer quando está atuando em determinada função. A falta de entendimento deste modo corintiano de jogar prejudicou demais Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto, Marlone e Guilherme no ano passado. Os dois últimos foram emprestados nesta temporada enquanto que Gabriel e Augusto foram – contra todas as expectativas – “recuperados” por Carille que agora, com a necessidade de preservar o time mostra que também tem “elenco” para disputar o Brasileiro e a Sul-Americana – algo que muitos duvidavam.

 

Patriotas não assusta

O time do Patriotas, da Colômbia faz uma temporada muito ruim. A equipe ficou de fora do Torneio Apertura na primeira fase – foram 24 pontos com 5 vitórias, 9 empates e 6 derrotas. A eliminação precoce lhe deu tempo para treinar e se preparar para o Torneio Encerramento – onde acumula 1 vitória e 3 empates (o tempo extra para treinos não ajudou tanto assim).

Pela Sul-Americana, a equipe avançou depois de perder para o Everton do Chile por 1 a 0, devolver o placar em casa, e definir a vaga nos pênaltis. No geral, um desempenho apenas mediano.

 

Nosso prognóstico

É chover no molhado falar da superioridade técnica do Corinthians. Jogando em casa, com a torcida a favor e com a moral lá em cima graças à excelente campanha no Campeonato Brasileiro, o Timão não deve ter nenhuma dificuldade para superar os colombianos e seguir adiante na Copa Sul-Americana. A vitória é quase certa.

Na TV: Globo (SP menos Santos) e SporTV 2