Copa do Brasil

Terceira fase da Copa do Brasil tem jogos decisivos com Vasco sob risco de eliminação; confira os prognósticos!

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Fluminense também se encontra em situação perigosa; demais grandes estão com a classificação bem encaminhada.

A Copa do Brasil chega ao momento do desfecho da terceira fase, quando a grande maioria dos jogos de volta acontece nesta semana. Entre os grandes clubes, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional estão praticamente garantidos na sequência da competição. Quem também está perto de conseguir a vaga é o Fluminense, que empatou com o Criciúma, fora de casa, em 1 a 1, mas não pode bobear no jogo de volta.

 

VITÓRIA X VASCO DA GAMA

Já o Vasco tem uma missão mais complicada na Bahia. Como também ficou no 1 a 1, mas em São Januário, o Gigante da Colina conta com duas condições para alcançar a quarta fase: derrotar o Vitória, no Barradão, ou obter qualquer placar igual a partir do 2 a 2. Se o resultado do Rio de Janeiro se repetir nos 90 minutos, em Salvador, os times decidirão a vaga nos pênaltis. A partida está marcada para esta quinta-feira (16), às 19h30.

As competições de mata-mata são interessantes pelo dinamismo da regra do gol fora de casa. Na semana passada, o Leão da Barra vencia a equipe cruzmaltina até os 47 minutos do segundo tempo, quando Nenê deixou tudo igual e deu números finais ao marcador. Por muito pouco, os rubro-negros não voltaram com uma vantagem ainda mais significativa na bagagem. Para o confronto decisivo, em seus domínios, o Vitória passa de fase com o empate em 0 a 0 ou qualquer resultado positivo independentemente do marcador.

Atualmente, os dois clubes vivem situações distantes. Enquanto o Leão lidera o Campeonato Baiano e está perto de garantir uma vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste, o atual bicampeão carioca tropeçou, no último domingo (12), contra o Macaé (2 a 2), time que não havia somado um ponto sequer no Estadual. Não é de hoje que a pressão sobre o técnico vascaíno, Cristóvão Borges, é grande. Caso o Gigante da Colina seja eliminado da Copa do Brasil, a tendência é que ele seja demitido.

Odds: Vitória (2.46), Vasco (2.99), empate (3.40).

Palpite: momento muito ruim do Vasco na temporada. No Barradão, o Vitória irá se impor com o resultado positivo por um gol de vantagem no placar.

 

FLUMINENSE X CRICIÚMA

Amanhã (15), o Fluminense volta ao estádio Giulite Coutinho, onde irá encarar o Criciúma no duelo de volta pela terceira fase, a partir das 19h30 (horário de Brasília). Como a primeira partida, em Santa Catarina, terminou em 1 a 1, o Tricolor das Laranjeiras conta com o trunfo de seguir vivo na competição se ficar no empate sem gols. Mas é uma vantagem arriscada, pois o Tigre abocanha a vaga se vencer ou conseguir qualquer marcador igualado a partir do 2 a 2. Abre o olho, Abelão!

Odds: Fluminense (1.38), Criciúma (7.67), empate (4.61).

Palpite: o fator casa e a boa fase do Flu, atual campeão da Taça Guanabara, farão a diferença. Os cariocas passam com um triunfo por dois tentos de frente.

 

ABC X SÃO PAULO

No mesmo horário, o São Paulo jogará contra o ABC, em Natal. Apesar da moral em baixa, após ser goleado pelo Palmeiras, por 3 a 0, no último sábado (11), o Tricolor está em boas condições para continuar na Copa do Brasil – já que ganhou da equipe potiguar, no Morumbi, por 3 a 1. Os comandados de Rogério Ceni conseguem a classificação até com derrota por 1 a 0. Como marcou fora, o ABC passa de fase com a vitória por 2 a 0.

Odds: ABC (8.39), São Paulo (1.34), empate (4.67).

Palpite: com desfalques consideráveis e ainda muito instável na temporada, a tendência é que o São Paulo volte com o empate da capital do Rio Grande do Norte.

 

CORINTHIANS X LUVERDENSE

Em ótimas condições, já que venceu a primeira partida, fora, por 2 a 0, o Corinthians está com um pé e meio na quarta fase da Copa do Brasil. O Timão recebe o Luverdense, nesta quinta-feira (16), às 19h30, em Itaquera, com a vantagem de poder garantir a vaga com derrota pelo placar mínimo.

Odds: Corinthians (1.53), Luverdense (6.36), empate (3.77).

 

CRUZEIRO X MURICI

Mais uma barbada! No confronto de ida, em Alagoas, o Cruzeiro jogou o suficiente para vencer o modesto Murici por 2 a 0. No Mineirão, a Raposa também se classifica mesmo que perca por 1 a 0. O duelo acontece nesta quarta-feira (15), às 21h45 (horário de Brasília).

Odds: Cruzeiro (1.11), Murici (18.50), empate (12.50).

 

INTERNACIONAL X SAMPAIO CORRÊA

Simultaneamente, o Internacional receberá o Sampaio Corrêa, no Beira-Rio. Como o Colorado voltou do Maranhão com uma bela vantagem, construída com o triunfo por 4 a 1, é possível alcançar a vaga mesmo com um revés por 3 a 0. Fato consumado para os gaúchos, concorda?

Odds: Internacional (1.46), Sampaio Corrêa (5.56), empate (4.63).

 

Demais confrontos de volta pela 3ª fase da Copa do Brasil:

  • 15/05 – 20:00: Gurupi (2.80), Joinville (2.61), empate (3.40) – ida: Joinville 3 x 1 Gurupi
  • 15/05 – 21:45: Sport Recife (1.26), Boavista (11.75), empate (6.50) – ida: Boavista 0 x 3 Sport
  • 16/05 – 21:30: Cuiabá (2.80), Goiás (2.61), empate (3.40) – ida: Goiás 4 x 0 Cuiabá

OBS: Nesta semana, teremos apenas um jogo de ida pela terceira fase, entre Asa e Paraná, que se enfrentarão às 21h30 (horário de Brasília), na quinta-feira (16), em Arapiraca.