NBA

Temporada 2017/2018 da NBA começa com duelo entre Cleveland Cavaliers e Boston Celtics

Foto: Streeter Lecka/Getty Images

Times que realizaram a troca mais badalada do ano abrem, com antecipação, a maratona de jogos do melhor basquete do mundo     

Chegou a hora! Antecipando seu calendário e espaçando um pouco mais o intervalo entre as partidas, a NBA abre nesta semana a sua Temporada Regular. Desta terça (17) até sexta (20), todas as 30 franquias farão seus primeiros arremessos para decidir quem é quem ao longo desta sequência de 82 partidas para cada uma das equipes. A temporada regular que começa nesta semana vai até o dia 11 de abril, com os playoffs sendo abertos logo depois, em 14 de abril. As finais estão previstas para os dias 31 de maio e 17 de junho (isso se a NBA não surpreender e resolver mudar as datas como está fazendo nesta temporada, de uma maneira bem fora do comum).

 

Logo de cara, dois jogos de arrepiar

Neste início de temporada mais acelerado, a grande atração vem já às 22h (de Brasília) desta terça-feira (17) na Quickens Loans Arena em uma partida diferente do habitual. Ao contrário dos anos anteriores, quando o privilégio de abrir a temporada seguinte era dado ao então campeão, a NBA lança a bola ao alto com as duas equipes mais fortes da Conferência Leste: Cleveland Cavaliers e Boston Celtics vão medir forças em um duelo infelizmente um pouco esvaziado, que não contará com a presença de Isaiah Thomas, com o quadril machucado. Outro que sequer deve ir à quadra é LeBron James, que voltou a sentir dores no tornozelo e, se jogar nesta terça (17), será por poucos minutos.

Entre as novidades, estão confirmadas as estreias de Dwyane Wade pelo Cleveland e de Kyrie Irving pelo Boston Celtics.

Outro jogo que agita este começo será entre o Golden State Warriors e o Houston Rockets. O duelo será na Oracle Arena, em Oakland, à 0h30 (de Brasília) desta quarta (18), e terá uma cerimônia antes da partida para os Warriors receberem o anel de campeão da temporada passada.

É uma partida que vai servir para conferir de que maneira continua calibrada a mão dos “splash brothers” Stephen Curry e Klay Thompson, além do sempre efetivo Kevin Durant, que pela primeira vez abre uma temporada como atual campeão.

Outra grande atração é saber como será o novo Rockets, com a chegada de Chris Paul para fazer companhia ao “maluco beleza” James Harden.

 

Lonzo Ball estreia na sexta

Grande atração deste começo de temporada, o novato Lonzo Ball, de 19 anos, terá uma madrugada só para chamar de sua. A NBA tanto está botando fé em seu desempenho que a estreia do Los Angeles Lakers será à 0h30 (de Brasília) desta sexta (20) no clássico diante dos Clippers.

Segunda opção do draft, Lonzo está sendo comparado por seu pai, o excêntrico LaVar Ball, a Stephen Curry antes mesmo de fazer seus primeiros movimentos na NBA. Seu desempenho é uma incógnita, e ele, até aqui, não demonstrou nada demais na pré-temporada, mas convém prestar atenção no que ele pode fazer – e qualquer coisa já será um lucro, pois os Lakers terminaram a temporada passada apenas com a 14ª posição entre as 15 equipes da Conferência Leste.

Outras equipes fora do radar têm boas possibilidades de render surpresas nesta nova temporada. Uma delas é o Minnesota Timberwolves, que agora conta com uma dupla bem pesada com Jimmy Butler e Karl-Anthony Towns. Ambos enfrentam o San Antonio Spurs na rodada inicial.

Vai valer a pena conferir também o Toronto Raptors (Kyle Lowry e DeMar DeRozan são garantia de jogo bruto e efetividade) e o Washington Wizards, com John Wall e Bradley Beal mostrando que merecem ser considerados dois dos mais rápidos e plásticos jogadores da atual NBA.

Bem fora das grandes atrações está também o Portland Trail Blazers, com Damian Lillard e C.J. McCollum, e o Milwaukee Bucks, com Khris Middleton e aquele que vem sendo elogiado como potencial melhor jogador de todos os tempos, o “Grego Maluco” Giannis Antetokounmpo.

Por último, mas não menos importante: olho bem aberto no Oklahoma City Thunder, que desta vez não contará com um Russell Westbrook na função de faz-tudo. Ele a partir de agora terá a essencial companhia de Paul George e Carmelo Anthony.

Vem aí um novo “supertime” na NBA?! Esperamos que sim.

 

Jogos da Temporada Regular da NBA

Terça-feira, 17 de outubro

  • 22:00 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics – Palpite: Cavs

Quarta-feira, 17 de outubro

  • 00:30 – Golden State Warriors x Houston Rockets – Palpite: Warriors
  • 21:00 – Indiana Pacers x New Jersey Nets – Palpite: Pacers
  • 21:00 – Washington Wizards x Philadelphia 76ers – Palpite: Wizards
  • 21:00 – Detroit Pistons x Charlotte Hornets – Palpite: Pistons
  • 21:00 – Orlando Magic x Miami Heat – Palpite: Heat
  • 21:30 – Boston Celtics x Milwaukee Bucks – Palpite: Celtics
  • 22:00 – Memphis Grizzlies x New Orleans Pelicans – Palpite: Grizzlies
  • 22:30 – Dallas Mavericks x Atlanta Hawks – Palpite: Mavs
  • 23:00 – Utah Jazz x Denver Nuggets – Palpite: Jazz
  • 23:30 – San Antonio Spurs x Minnesota Timberwolves – Palpite: Spurs