Futebol: Podcast

Tem time jogando menos do que pode: conheça os classificados na Copa do Brasil e na Sul-Americana

[powerpress]

Com alguns jogos bem emocionantes, a Copa do Brasil e a Sul-Americana agitaram o meio de semana do futebol brasileiro. Mas tem técnico que continua com medo de acelerar a “Ferrari”.

No podcast de hoje, falamos sobre os jogos da rodada nas duas competições, quem segue adiante e quem segue devendo (muito) futebol. Aperte o play, curta nossas Caneladas e acompanhe o resumo da rodada a seguir.

 

Copa Sul-Americana

Chapecoense 1 x 0 Defensa y Justicia (4 x 2 nos pênaltis)

A Chapecoense voltou a atuar em uma partida de proporções épicas – menos pelo futebol apresentado e mais por todo o contexto do jogo. Em uma partida tecnicamente ruim, travada e com as duas equipes preocupadas mais em não tomar gols do que em fazê-los, o atacante Túlio de Melo conseguiu marcar, aos 24 do primeiro tempo, o gol que devolvia ao Defensa y Justicia o placar do duelo de ida na Argentina e empurrava a decisão da vaga para os pênaltis.

E para os pênaltis foram.

E quis a sorte que as penalidades fossem cobradas no mesmo gol que consagrou o falecido goleiro Danilo, no ano passado, também numa decisão por pênaltis, também contra um time argentino. Desta vez, porém, brilhou a estrela de Jandrei – um bom goleiro que vinha sofrendo muito com os vacilos da defesa alviverde. Com duas defesas, o arqueiro garantiu a equipe – que foi impecável e converteu suas 4 cobranças – nas oitavas de final da Sul-Americana, mantendo vivo o sonho do bicampeonato. O que não é pouco. Não é pouco, mesmo.

A equipe catarinense agora espera o vencedor de Flamengo x Palestino para conhecer seu adversário na próxima fase.

Universidad de Quito 1 x 2 Fluminense

Lutando contra a altitude de Quito, no Equador, o Fluminense se aproveitou do elástico placar construído no Brasil (4 a 0) e levou o jogo – tecnicamente muito ruim – em “banho-maria” fazendo o suficiente para se garantir nas oitavas de final da competição. Os donos da casa saíram na frente, mas Henrique Dourado – melhor do que no jogo do último domingo contra o Corinthians pelo Brasileirão – ainda no primeiro tempo deixou tudo igual. Marlon Freitas, no início do segundo tempo, colocou o Flu em vantagem e praticamente acabou com o jogo. Precisando marcar um caminhão de gols, a equipe da Universidad se lançou ao ataque que qualquer jeito, mas não ameaçou o gol de Júlio César.

O tircolor agora espera o vencedor de Bolívar e LDU na próxima fase. Os bolivianos venceram o duelo de ida por 1 a 0.

Corinthians 2 x 0 Patriotas

Jogando em  casa e com um elenco teoricamente muito superior ao do adversário, o técnico Fábio Carille foi “ousado” e poupou alguns titulares – além dos contundidos Pablo e Jadson – no duelo que valia a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Desta forma, Giovanni Augusto, Kazim e Clayton puderam “mostrar serviço” para o chefe e para a trocida. Ou quase. Augusto fez uma partida mediana. Diferente de Marquinhos Gabriel que mudou sua postura nesta temporada e se mostrou muito útil à equipe, o meia ainda não convenceu, embora tenha tido alguns pequenos “lampejos” de grandiosidade. Clayton, embora seja mais habilidoso do que Romero, não “se entrega” tanto quanto o paraguaio e não fez muita diferença. Mas Kazim, o divertidíssimo e simpático “gringo da favela”, não deixou dúvidas: se Jô se machucar, o Timão não tem reserva pro comando de ataque.

Felizmente o alvinegro não precisou de suas melhores armas para definir o duelo. Balbuena, no primeiro tempo – novamente de cabeça – e Pedrinho no segundo (o garoto é muito bom!) definiram a favor do Timão que agora espera o vencedor de Independiente Medelin e Racing na próxima fase.

Sport e Flamengo

Hoje, a partir das 19:15, o Sport enfrenta o Arsenal de Sarandí (fora) podendo até perder por 1 a 0 para se classificar às oitavas de final, uma vez que venceu o duelo de ida por 2 a 0 em casa.

E no próximo dia 9, o Flamengo recebe o Palestino num duelo que deverá servir apenas para “cumprir tabela”. Na partida de ida, jogando fora de casa, o Mengão venceu por 5 a 2 e somente uma tragédia na Ilha do Urubu tira-lhe a vaga. Se bem que, como veremos a seguir, o Flamengo gosta de abusar da sorte.

 

Copa do Brasil

Santos 4 x 2 Flamengo

Com a vantagem construída na Ilha do Urubu no duelo de ida (2 a 0) o Flamengo foi pro jogo com o regulamento na mão e o gol de Berrío no início do primeiro tempo deixou os cariocas ainda mais tranquilos. O Peixe empatou ainda no primeiro tempo com Bruno Henrique, mas o gol dos vistantes obrigava o time da casa a vencer o duelo por 4 a 1.

No início do segundo tempo, Guerrero ampliou para o Flamengo. Mas durou pouco: Rafael Vaz quis driblar na área rubro-negra, cedeu o escanteio e, na cobrança, Copete subiu sozinho para empatar. Menos de um minuto depois, Victor Ferraz aproveitou uma bola espirrada e acertou um chutaço no ângulo de Muralha. O Santos renascia no jogo e o Flamengo se encolhia, segurando o resultado como podia.

No final, Copete ainda marcou o 4º gol dos donos da casa que, por 1 gol, não eliminaram o Mengão que, mais uma vez, jogou muito abaixo daquilo que pode jogar. A traquilidade de ter o resultado a seu favor o tempo todo ajudou, é claro, a manter o time relaxado, mas se jogar assim no domingo contra o Corinthians em Itaquera, terá problemas. Muitos.

Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras

Depois do sensacional empate por 3 a 3 em São Paulo – no qual o Palmeiras foi buscar um placar de 3 a 0 aberto pelo Cruzeiro ainda no primeiro tempo – o duelo de ontem no Mineirão seria emocionante. E foi. Jogando pelo empate, o Cruzeiro foi paciente e cauteloso. Precisando da vitória – qualquer uma – o Palmeiras foi ofensivo e abriu o placar com Keno ainda no primeiro tempo.

Com mais posse de bola, o Verdão controlava o jogo e segurava as ações do Cruzeiro, que precisava do gol salvador. E ele veio aos 39 minutos do segundo tempo, com Diogo Barbosa. Sem tempo para uma reação, o Palmeiras entrou naquele “desespero” que já vimos em outras vezes, com Mina abandonando sua posição na zaga e indo curtir uma de centro-avante – uma vez que Borja segue sendo de uma inutilidade constrangedora (mas não tanto quanto a de Kazim, diga-se).

O Cruzeiro chega à semifinal e espera, agora, o vencedor de Atlético-PR e Grêmio que jogam hoje na Arena da Baixada à partir das 21:45. No duelo de ida, o tricolor gaúcho venceu por 4 a 0, e dificilmente perderá a vaga para a próxima fase em sua busca pelo bicampeonato.

Botafogo 3 x 0 Atlético-MG

E o técnico Rogério Micale – medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 com a seleção masculina –, não teve sorte em sua estréia no comando do Galo. Recém-chegado da China, o professor não conseguiu organizar o Atlético-MG de modo a garantir o empate que o classificaria – o time havia vencido o duelo de ida por 1 a 0. Melhor para o Botafogo, que se aproveitou da “bagunça” atleticana, fez 3 a 0 no Engenhão e agora faz o clássico carioca contra o Flamengo para definir um dos finalistas da Copa do Brasil. Uma recompensa mais do que merecida ao trabalho do técnico Jair Ventura que segue avançando com seu time de “operários”.