NBA

“Super” Cleveland Cavaliers enfrenta o Chicago Bulls e tenta vencer a primeira na pré-temporada

Foto: Patrick Smith/Getty Images

Ainda sem pôr todos os seus astros em quadra, time faz um interessante confronto às 21h (de Brasília) desta terça (10) em casa

O atual campeão é o Golden State Warriors, todos sabem, mas é outro time, o Cleveland Cavaliers, que vai dominar todas as atenções pelo menos neste início de temporada da NBA. Entre os fãs, a curiosidade é imensa para saber se o time “vai dar liga” e se os astros LeBron James, Dwyane Wade e Isaiah Thomas vão jogar tudo o que sabem em prol da equipe que surge como grande candidata a repetir as finais que protagonizou nos últimos três anos, com um título (em 2016) e dois vices (2015 e 2017).

O trio de ases está sendo levado com extremo cuidado nesta pré-temporada – e faz todo o sentido que seja assim. Dos três atletas, apenas Wade fez sua estreia, e jogando em ritmo lento, como um aquecimento ao que está por vir a partir do dia 20, quando a temporada começa oficialmente. Mas há a expectativa que pelo menos por alguns minutos o “supertrio” esteja em quadra nesta terça-feira (10), dia em que o Cleveland fará seu quarto amistoso de pré-temporada, desta vez contra o Chicago Bulls que ainda tenta encontrar uma formação e uma estrela para chamar de sua. Seria o jovem armador Zach LaVine, de só 22 anos? Difícil de acreditar.

 

Cavs carregam 0-3 até aqui

Tudo bem que os placares são quase fictícios, mas não dá para olhar com certa surpresa para os três jogos perdidos pelo Cleveland até aqui – a última derrota, um 109×93 para os Hawks, sem muita discussão.

Tanto LeBron como Isaiah Thomas ainda estão preparando o físico e mal foram para a quadra. Ambos tiveram playoffs extenuantes no ano passado e isso é levado em consideração antes de abrir a temporada propriamente dita. Apenas Wade já foi utilizado. Afinal, ele realizou menos jogos, pois seu antigo Chicago Bulls não avançou tanto na competição.

Outro ponto de grande interesse na NBA 2017/2018 vai ser avaliar a resposta física dos veteranos dos Cavs. LeBron tem 32 anos, e Wade é ainda mais experiente, com 35. Depois vêm Kevin Love (29) e Isaiah Thomas (28). Não é um time jovem e vai precisar de muita rotação, e ela já está ocorrendo nesta pré-temporada.

 

E o que esperar do “invicto” Boston Celtics?

Grande adversário dos Cavs na Conferência Leste no ano passado, o Boston Celtics está chamando a atenção por outra razão nesta pré-temporada: o time ganhou simplesmente as quatro partidas que fez.

Os Celtics, vale lembrar, trocaram Isaiah Thomas por Kyrie Irving com o Cleveland, e a equipe, ao menos neste começo, parece responder bem à mudança. Todos esperavam uma grande queda na equipe do técnico Brad Stevens, mas o fantástico treinador está encontrando as peças que, ele espera, farão a equipe não perder o fôlego na busca por dias melhores na NBA.

A próxima temporada será certamente especial para o Boston Celtics, que vai completar uma década exata do seu último título na NBA, obtido em 2008. A franquia dominou o basquete mundial nos anos 60 e parte dos 80, mas já há 30 anos não consegue brilhar como antes.

Difícil imaginar que a temporada 2017/2018 será melhor que a última, quando o Boston chegou à final da Conferência Leste contra o Cleveland Cavaliers, mas não ofereceu nenhuma resistência digna. Sofrendo com um Isaiah Thomas inconstante e com a boca sagrando devido a um problema no dente, a equipe só não foi varrida na decisão porque ainda encontrou uma “vitória de honra” para sacramentar o 4×1 para os Cavs na série. Qualquer coisa melhor que isso já surge como enorme surpresa na temporada que está por vir.

 

Jogos da pré-temporada da NBA

Segunda-feira, 9 de outubro

  • Detroit Pistons 97×107 Indiana Pacers
  • Atlanta Hawks 100×88 Memphis Grizzlies
  • Boston Celtics 113×96 Philadelphia 76ers
  • Miami Heat 109×106 Charlotte Hornets
  • New York Knicks 95×117 Houston Rockets
  • Dallas Mavericks 99×96 Orlando Magic
  • Phoenix Suns 102×120 Utah Jazz
  • Sacramento Kings 83×97 Portland Trail Blazers

Terça-feira, 10 de outubro

  • 20:00 – Toronto Raptors x Detroit Pistons – Palpite: Pistons
  • 20:00 – Haifa Maccabi x Indiana Pacers – Palpite: Pacers
  • 21:00 – Cleveland Cavaliers x Chicago Bulls – Palpite: Cavs
  • 21:30 – San Antonio Spurs x Orlando Magic – Palpite: Spurs
  • 22:00 – Denver Nuggets x Oklahoma City Thunder – Palpite: Thunder
  • 23:30 – Los Angeles Lakers x Utah Jazz – Palpite: Jazz