Copa do Brasil

Sport x Botafogo: Vanderlei Luxemburgo é a grande atração das oitavas de final da Copa do Brasil

Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife

Técnico recordista de títulos do Campeonato Brasileiro coloca prestígio em jogo na Ilha do Retiro

Vanderlei Luxemburgo acabou de fazer 65 anos, mas está vivendo uma quarta-feira (31) de ansiedade e de adrenalina como nos tempos em que era jogador juvenil no Flamengo. Tudo porque ele faz hoje sua reestreia como técnico no futebol brasileiro. E justamente na partida de volta do mata-mata das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Luxemburgo será o comandante do Sport no duelo contra o Botafogo que começa às 21h45 (de Brasília), na Ilha do Retiro. E se depender do pedido do treinador, o estádio estará lotado para empurrar a equipe em busca da classificação.

Vale lembrar: na partida de ida, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu por 2×1, obrigando agora o Sport a ganhar – desde que o alvinegro carioca não faça mais de dois gols nesta noite. Um novo 2×1 para o Sport levaria a decisão para as cobranças de pênaltis.

   

…E O PROFESSOR VOLTOU

A apresentação de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Sport foi nesta terça-feira, véspera do confronto decisivo. E como já era esperado, o treinador esbanjou autoconfiança e chamou para si a responsabilidade de virar a página da má fase da equipe, que perdeu recentemente a Copa do Nordeste e soma apenas quatro pontos em três jogos no Campeonato Brasileiro.

“Sei que sou muito cobrado, mas se sou cobrado é porque sou bom. Sou cobrado de manhã, de tarde e de noite. E se o Sport quer ganhar, é bom que conte com o Vanderlei. Nossa meta é se classificar para a Libertadores e ser um clube de vanguarda no cenário nacional. Fui técnico da seleção brasileira e dos maiores times do mundo, até o Real Madrid eu dirigi, então posso oferecer muito ao Sport neste projeto. É claro que vou estar em campo já nesta quarta. Eu não me escondo de nada”, disse o técnico, voltando a chamar a atenção de todos com um discurso contundente e muitas vezes agressivo.

Os defensores do seu trabalho dizem que Luxemburgo tem o direito de ser assim porque este é o linguajar mais absorvido pelo jogador de futebol do Brasil. De certa forma, seu currículo dá razão ao “jeito Luxemburgo de ser”. O técnico apresenta simplesmente cinco títulos do Campeonato Brasileiro, oito conquistas no Campeonato Paulista, duas da Taça Rio-São Paulo e uma da Copa do Brasil.

O currículo de Luxemburgo é inquestionável. O que também não cabe discussão é que seus dias de glória estão cada vez mais no passado.

No Brasileiro, sua última conquista foi há 13 anos, com o Santos, em 2004; em 2003, um ano antes, ele havia conquistado também a Copa do Brasil com o Cruzeiro. No Paulista, desde 2008, com o Palmeiras, Vanderlei não dá uma volta olímpica. E no extinto Torneio Rio-São Paulo, a taça que Luxemburgo tem mais fresca na memória é a de 1997, quando o Santos conquistou o título em cima do Flamengo.

Vanderlei vai dar a volta por cima no Sport ou comprovar que segue decadente?

Seus últimos projetos no Grêmio, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro beiraram o vexame, e a necessidade do Sport de encontrar um substituto para Ney Franco é uma ótima oportunidade para conferir se Vanderlei ainda tem o que oferecer à beira de um gramado de futebol.

   

DUELO DE GERAÇÕES

Quem está muito atento com Luxemburgo é Jair Ventura, técnico do Botafogo e que fará um verdadeiro confronto de idades com Vanderlei nesta noite. Enquanto Luxemburgo tem 65 anos, Jair está com somente 38.

“Todos sabem da capacidade dele. O Vanderlei sempre foi uma referência para os treinadores no Brasil, e comigo não foi diferente. Enfrentá-lo vai ser uma satisfação, claro, mas sabemos que a simples chegada dele pode mudar todo o astral do Sport. Falei disso com os jogadores e vamos entrar com a concentração redobrada para jogar bem e se possível logo fazer o 1×0”, analisou Ventura, explicando que a eventual abertura de placar do Botafogo obrigaria o Sport a marcar três gols para conquistar a vaga nos 90 minutos.

Santos e Flamengo são os dois únicos times já classificados para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Ambos assistem às definições desta semana de camarote.

   

Confira os seis jogos que decidem a Copa do Brasil:

QUARTA-FEIRA, 31 DE MAIO

  • Atlético-PR x Santa Cruz (Ida: 0x0 em Recife)
    19h30, Arena da Baixada
    Palpite: Atlético-PR 2×1
  • Fluminense x Grêmio (Ida: Grêmio 3×1)
    19h30, Maracanã
    Palpite: Fluminense 1×0
  • Sport x Botafogo (Ida: Botafogo 2×1)
    21h45, Ilha do Retiro
    Palpite: Sport 2×0
  • Atlético-MG x Paraná Clube (Ida: Paraná 3×2)
    21h45, Independência
    Palpite: Atlético-MG 3×1
  • Internacional x Palmeiras (Ida: Palmeiras 1×0)
    21h45, Beira-Rio
    Palpite: 1×1

QUINTA-FEIRA, 1º DE JUNHO

  • Chapecoense x Cruzeiro (Ida: Cruzeiro 1×0)
    21h30, Arena Condá
    Palpite: Cruzeiro 1×0