Brasileirão Série A

Sport testa embalo nordestino contra Botafogo no Rio, em jogo que fecha a 14ª rodada do Brasileirão

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Equipes são candidatas a um lugar na zona de classificação para a Libertadores

Fechando a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebe o Sport no Engenhão nesta segunda-feira, e a partida promete. Com boas campanhas e times bem montados, os dois são candidatos a um lugar na zona de classificação para a Copa Libertadores.

   

Botafogo se recupera

Depois de três derrotas seguidas, o Botafogo enfim dá sinais de que vai voltar a disputar a parte de cima. A recuperação nasceu na Libertadores, com o triunfo de 1 a 0 sobre o Nacional, fora de casa. No entanto, o processo seguiu no Brasileirão, com um empate discreto com o Atlético-MG em 1 a 1 e uma vitória dominante para cima do Fluminense. No momento, aparece no meio da tabela, mas com totais condições de brigar para ficar entre os seis primeiros, como fez no ano passado.

Para isso, precisa melhorar um pouco o seu desempenho em casa. O clube até conquistou três vitórias, diante de Ponte Preta, Bahia e Vasco, mas acabou perdendo para o modesto Avaí e não passando de empates com o Coritiba e o Atlético-MG. Como mandante, foram nove gols marcados e seis sofridos.

   

Problemas para Jair

Apesar de demonstrar ter um controle total sobre suas peças, o técnico Jair Ventura vai ter que quebrar a cabeça para resolver alguns problemas. O primeiro é na lateral esquerda, que não terá Victor Luís, suspenso. A tendência é que Gilson fique com a vaga.

No meio, Bruno Silva sentiu dores na coxa antes da partida com o Fluminense e pode ficar de fora mais uma vez. Aqui, a perda seria significativa, pois o volante é um dos destaques do time na temporada, contribuindo inclusive no ataque. Diante do tricolor, Marcos Vinícius foi o seu substituto, algo que deve se repetir.

Em compensação, o chileno Valencia está disponível e deve ser relacionado para o banco de reservas pela primeira vez.

   

Sport vem extremamente forte

É impressionante a campanha do Sport Recife até aqui. O clube vem dominando as suas partidas e construindo uma série impressionante. Considerando Brasileirão, Sul-Americana estadual, são seis triunfos seguidos, todos sem sequer sofrer gols. A sequência invicta ainda é um pouco maior, de sete, considerando o empate em 2 a 2 com o Atlético-MG. O último revés foi em 18 de junho, quando perdeu para o Vitória por 3 a 1.

A chegada de Vanderlei Luxemburgo foi fundamental para este crescimento. Entre as mudanças, a de maior destaque foi a de escalar Mena no meio de campo. A alteração fez com que o time ganhasse opção na criação de jogadas e também ficasse mais protegido, usando Sander na lateral. Outra peça importante na arrancada é o atacante André, que marcou seis gols na competição.

A evolução tem sido impactante até mesmo fora de casa, não perdendo há três partidas como visitante no Brasileirão. No geral, foram duas vitórias, um empate e três derrotas nesta condição.

   

Clube em harmonia

O time vive também uma calmaria fora de campo. Depois de toda tensão com a possível negociação de Diego Souza e sua ausência, o martelo foi batido e o jogador vai ficar no clube. O camisa 87 inclusive já retornou na última rodada contra a Chapecoense e fez uma excelente partida. Com isso, é presença certa para esta segunda-feira, possivelmente no lugar de Everton Felipe.

   

Histórico do confronto

Ao longo da história, Sport e Botafogo se encontraram 32 vezes e o duelo é bem equilibrado. Os cariocas até aparecem em vantagem, com 14 vitórias, mas os pernambucanos já venceram 10 vezes. O encontro ainda terminou empatado em oito ocasiões.

No entanto, se considerarmos apenas os confrontos no Rio de Janeiro, o alvinegro demonstra boa superioridade, com nove triunfos, três empates e apenas um revés.

   

O que esperar do jogo

Apesar de serem duas equipes que costumam estudar mais o jogo do que serem ofensivas ou defensivas, a expectativa é de um número razoável de bolas na rede. O palpite é de três gols e uma vitória do Botafogo por 2 a 1. Nisso, pode contar que o time alvinegro vai para o primeiro tempo vencendo. O favoritismo dos cariocas se deve principalmente ao fator casa, que foi fundamental no duelo entre os dois na Copa do Brasil, com o clube ganhando por 2 a 1, o que fez dar um passo importante para a classificação.

   

Programação da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Segunda-feira – 20:00 – Botafogo x Sport Recife
Palpite: Botafogo vence por 2 a 1