Copa do Nordeste

Sport e Bahia fazem a 1ª final da Copa do Nordeste!

Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Times chegam à decisão do importante campeonato regional em momentos praticamente opostos

Nada de Estadual, nada de Campeonato Brasileiro, nada de Libertadores. O Nordeste do Brasil neste meio de semana só fala da sua “Lampions League”, maneira carinhosa como é chamada a Copa do Nordeste, o “Nordestão” que nesta quarta-feira (17) vai colocar frente a frente as duas equipes com as maiores torcidas de Bahia e Recife: trata-se da grande final entre o Sport e o Bahia, a partir das 21h45 em uma Ilha do Retiro superlotada, com mais de 30.000 torcedores rubro-negros.

   

TRADIÇÃO DE TÍTULOS

O Sport quer selar sua temporada com uma conquista importante que o clube sabe muito bem como ganhar. A equipe conquistou o Nordestão em 2014, em uma final vencida com o placar agregado de 3×1 sobre o Ceará. O adversário desta vez é bem mais forte e tradicional. O Bahia conquistou a “Lampions League” em duas ocasiões, em 2001 e 2002. Na primeira decisão, a vítima foi o mesmo Sport que reencontra desta vez. Na segunda, em 2002, a final foi contra o Vitória, e nem é preciso ser baiano para imaginar o que foi esta decisão e como foi a festa que se seguiu a esta conquista.

O momento do Sport não é dos melhores. O time soma duas derrotas seguidas e sete gols sofridos (!), não tendo conseguido marcar nenhum. Os dois placares elásticos foram impostos pelo Danúbio, do Uruguai, pela Sul-Americana, um 3×0 no último meio de semana, e um 4×0 diante da Ponte Preta, na estreia do Brasileirão.

Mas o Sport não contou com o seu grande craque, Diego Souza, que só com uma grande surpresa vai deixar de marcar presença em campo nesta quarta-feira. Diego Souza sabe que sua brilhante passagem pelo Sport precisa ser corroborada por títulos, então ele pretende atuar mesmo no sacrifício que seja para assegurar esta conquista.

A volta de Diego Souza, porém, não vai ser suficiente para o Sport contar com o time titular completo. O técnico Ney Franco terá três desfalques. A lista inclui o volante Rithely (suspenso), o lateral-esquerdo Mena e o zagueiro Henríquez (lesionados).

   

ESPERANÇA DO TRICOLOR DA BAHIA

O Bahia está em puro estado de “axé”. Na semifinal da Copa do Nordeste, o Tricolor eliminou simplesmente o Vitória, o seu grande adversário local, em duas partidas apertadas que mostraram que o elenco tricolor está apto a jogos mais duros.

Na semifinal de ida, perdeu para o Vitória por 2×1, que chegou a sentir o gostinho da vaga. Mas o Bahia fez uma brilhante segunda partida e venceu por 2×0, deixando a porção tricolor do Estado ainda mais animada para a sequência da temporada.

Para ajudar neste ânimo, a estreia da equipe do técnico Guto Ferreira neste Campeonato Brasileiro foi com a maior goleada da rodada: um 6×2 em cima do Atlético-PR, que não acreditou no que acontecia no primeiro jogo do Bahia na Série A depois da triste temporada na B em 2016.

Nem as ausências certas para a equipe baiana tiram o ânimo da torcida – que, é bom lembrar, vai ver de perto a decisão da Copa do Nordeste na quarta-feira que vem, na Fonte Nova, com o segundo e último jogo da final.

Guto Ferreira não vai poder contar com três jogadores suspensos, Régis, Edson e Armero, além de Renê Jr. e Lucas Fonseca, que farão um teste no vestiário para saber se terão condições de ir para o jogo.

Algo que tem chamado a atenção do Bahia é a tranquilidade às vésperas da decisão. “A gente sabe que este placar de 6×2 é uma raridade no futebol, ele não vai atrapalhar nossa concentração em nada para esta primeira final”, comentou Guto Ferreira.

Ele elogiou bastante a equipe do Sport. “É um time forte e tem mostrado isso a cada semana. Não é à toa que acabaram de passar de fase em uma competição internacional como a Sul-Americana. As derrotas que sofreram não vão influenciar nesta decisão de campeonato, até porque ocorreram em outras competições. Não acho que isso enfraqueça o time, e sim dê mais ânimo para que eles ofereçam uma resposta e tenham êxito no campeonato que está só a duas partidas de ser conquistado”, finalizou o experiente treinador.

 

Horário dos jogos

As duas partidas da final da “Lampions League” vão ocorrer nessas datas e nesses horários:

  • 17/05 (quarta) – 21h45 – Sport x Bahia, na Ilha do Retiro, em Recife (PE)
  • 24/05 (quarta) – 21h45 – Bahia x Sport, na Fonte Nova, em Salvador (BA)