Champions League

Sorteio da Champions League coloca Real Madrid no grupo da morte

Foto: Getty Images/Getty Images

Sorteadas hoje as chaves da fase de grupos da Champions League!

O Real Madrid não terá moleza se quiser conquistar o tricampeonato consecutivo. Borussia Dortmund e Tottenham serão seus adversários no grupo H. Outros confrontos interessantes acontecerão na chave B entre Bayern e PSG; na D, entre Barcelona e Juventus; e a C entre Chelsea e Atlético de Madrid. Confira como foi o sorteio e os prognósticos.

 

Os cabeças-de-chave

O ranking da UEFA definiu os oito cabeças-de-chave que integraram o pote 1 do sorteio das chaves da Champions League. A lista foi encabeçada pelo Real Madrid, atual campeão mundial, europeu, espanhol e da Supercopa europeia. Bayern de Munique, campeão alemão; Chelsea, campeão inglês; Juventus, campeão italiano; Benfica, campeão português; Mônaco, campeão francês; Spartak de Moscou, campeão russo; e Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano, completaram a lista.

 

Os outros 24

O pote 2 foi composto por três times espanhóis (Atlético de Madrid, Barcelona e Sevilla), dois ingleses (Manchester City e Manchester United), um alemão (Borussia Dortmund), um francês (Paris Saint-Germain) e um português (Porto).

O terceiro pote contou com Basileia (da Suíça), Anderlecht (da Bélgica), Olympiacos (da Grécia), Besiktas (da Turquia), Napoli e Roma (da Itália) e Liverpool e Tottenham (da Inglaterra).

O pote 4 foi feito das equipes que, caso somem pontos, serão chamadas de zebras: Celtic escocês, CSKA de Moscou russo, Sporting português, APOEL cipriota, Feyenoord holandês, Maribor esloveno, Qarabag azeri (Azerbaijão) e RasenBallsport Leipzig alemão.

 

Resultado do sorteio

  • Grupo A: Basileia, Benfica, CSKA de Moscou e Manchester United.
  • Grupo B: Anderlecht, Bayern de Munique, Celtic e Paris Saint-Germain.
  • Grupo C: Atlético de Madrid, Chelsea, Qarabag e Roma.
  • Grupo D: Barcelona, Juventus, Olympiacos e Sporting.
  • Grupo E: Liverpool, Maribor, Sevilla e Spartak de Moscou.
  • Grupo F: Feyenoord, Manchester City, Napoli e Shakhtar Donetsk.
  • Grupo G: Besiktas, Mônaco, Porto e RasenBallsport Leipzig.
  • Grupo H: APOEL, Borussia Dortmund, Real Madrid e Tottenham.

 

Grupo A

O Manchester United não deve ter maiores dificuldades para passar por Basileia, Benfica, CSKA de Moscou. Portugueses e russos devem brigar pela segunda vaga nas oitavas de final.

 

Grupo B

É quase impossível não afirmar que Bayern de Munique e Paris Saint-Germain eliminarão Anderlecht e Celtic. Belgas e escoceses devem duelar pela sobrevida na Liga Europa.

 

Grupo C

Este grupo é interessantíssimo. O Chelsea tem disparado o melhor elenco, mas não tem rendido tão bem quanto o esperado na Premier League. O Atlético de Madrid tem ido longe nas últimas edições da Champions e, mais uma vez, manteve a base. A Roma surge como uma perigosa terceira força.

 

Grupo D

Com o Barcelona em crise, a Juventus tende a terminar o grupo D em primeiro lugar. Resta saber se os espanhóis evitam uma queda precoce contra os sempre “chatos” gregos e portugueses.

 

Grupo E

Liverpool e Sevilla devem trucidar Maribor e Spartak de Moscou e avançar para o mata-mata. Acredito que os russos devem se garantir na Liga Europa.

 

Grupo F

No papel, uma das vagas nas oitavas pertence ao Manchester City. Será que o Napoli mantém o pique do último ano? Antigamente, os campeões da Holanda eram fortes, mas a Eredivisie caiu muito. Será que chegou o momento de mostrar que os holandeses voltaram a ser capazes de brigar pelos títulos continentais? O Shakhtar Donetsk ficará pelo caminho.

 

Grupo G

Nesta chave, o Mônaco é apontado como favorito. Resta saber como Besiktas, Porto e RasenBallsport Leipzig se mostrarão em campo. Os alemães teoricamente são melhores mas mexeram muito no elenco da última temporada e estrearam com derrota na Bundesliga.

 

Grupo H

O Real Madrid enfrenta frequentemente o Borussia Dortmund! Assim como em 2016/17, eles se cruzarão no quadrangular. Se na ocasião não havia uma terceira força, desta vez aparece o poderoso Tottenham. O APOEL é a baba a ser goleada. Apesar da presença cipriota, este quadrangular é o famoso grupo da morte. Um grande não estará entre os 16 da próxima etapa.

 

Os melhores de 2016/17

A UEFA anunciou os melhores jogadores de cada posição da última edição da Champions League. Cinquenta e cinco jornalistas puderam votar nesta eleição. Os eleitos foram:

  • Goleiro: Buffon (Juventus).
  • Defensor: Sergio Ramos (Real Madrid).
  • Meio-campo: Luka Modric (Real Madrid).
  • Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
  • Melhor jogador: Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

Como se pode ver, o bicampeão Real Madrid dominou a premiação e teve seu ídolo Cristiano Ronaldo eleito o melhor atleta do torneio do ano passado.