Brasileirão Série A

Só mais três! Fluminense recebe Ponte Preta dependendo de uma vitória para acabar com ameaça de rebaixamento no Brasileirão

Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.

Tricolor das Laranjeiras precisa vencer um dos últimos três jogos contra times do Z-4 dar fim a qualquer hipótese de disputar a segunda divisão em 2018; Macaca tem jogo da vida no Maracanã

O encerramento da 36ª rodada promete “pegar fogo” no verão do Rio de Janeiro, que será palco nesta segunda-feira (20 de novembro) de Fluminense x Ponte Preta, às 17h. Separadas por apenas quatro pontos na tabela, as duas equipes têm um objetivo em comum: livrar-se do rebaixamento. Neste quesito, o Tricolor das Laranjeiras larga na frente, precisando de apenas uma vitória nos últimos três jogos do Brasileirão para sacramentar sua permanência na Série A. Já os paulistas, em situação bem mais delicada, não podem nem pensar em perder se quiserem continuar sonhando em ficar na elite do futebol brasileiro. Quem se sairá melhor logo mais, no Maracanã? Confira a análise da partida!

 

Xô, rebaixamento

O fim de temporada do Fluminense não é nem de longe o esperado pelo torcedor. De mãos vazias em 2017, salvo pelo magro título de Campeão da Taça Guanabara, o clube tenta terminar o ano pelo menos de forma digna, permanecendo na Série A. Em 15º lugar com 43 pontos, o Tricolor Carioca está quatro pontos da zona do rebaixamento, que tem a Ponte Preta, com 39, encabeçando a lista dos times que querem sair da desconfortável situação.

Em uma rodada em que conhecemos o primeiro time rebaixado desta edição – o Atlético Goianiense, que caiu após o empate com a Chapecoense em 1×1 -, o Flu depende de suas próprias forças para fugir da confusão. Uma vitória nos últimos três jogos e o clube dirigido por Abel Braga assegura sua vaga na elite. Caso contrário, o time terá que ter uma “reza forte” para que seus adversários não pontuem. Aí, a probabilidade de queda, que hoje é de apenas 1,6%, pode aumentar rapidamente.

E nada melhor do que jogar em casa, não é?! O Tricolor terá dois jogos no Maracanã, contra Ponte Preta e Sport. Vencendo um dos dois e tudo estará “tranquilo, favorável”. Mas vale uma ressalva aqui, já que os rivais, que atualmente estão no Z-4, estão com a corda no pescoço e têm os “jogos de suas vidas” na Cidade Maravilhosa. E se somarmos a instabilidade carioca atuando em seus domínios – apenas seis vitórias em 17 jogos e aproveitamento de apenas 47% -, é realmente necessário ficar com o “pé atrás”.

 

Tudo ou nada

Por falar em visitantes, a Ponte Preta vive uma mistura de emoções. Se por um lado o clube vem motivado para o embate contra o Flu depois de uma vitória por 2×1 sobre o Atlético Paranaense, por outro o time comandado por Eduardo Baptista convive com uma dura marca. A Macaca é a pior equipe do Brasileirão atuando longe de seu estádio. Os pontepretanos têm apenas 17,6% de aproveitamento como visitante, com o fraco número de uma vitória em 17 partidas. Para piorar, a probabilidade de rebaixamento não ajuda, já que o clube é cotado em 68% para estar na Série B de 2018.

Mas se a situação anda tão desfavorável, o que faria a Ponte Preta permanecer na elite? Não tomar gol é fundamental! Para isso, os campineiros confiam na dupla de zaga formada por Marllon e Yago, que volta a jogar junto com a lesão de Rodrigo. Os zagueiros foram o destaque da Macaca na campanha que deu ao clube o vice-campeonato do Paulistão. Agora, eles terão a chance de parar o ataque liderado por Henrique Ceifador, vice-artilheiro do torneio com 17 gols. Será? O clube é atualmente o 17º colocado, com 39 pontos. Uma vitória no Maracanã tira o alvinegro do interior paulista do Z-4 e coloca o Vitória, atualmente com 40.

 

Palpite

A vantagem é toda do Fluminense antes de a bola rolar. Mas será que o time mandante colocará em prática o fator casa? É bom ficarmos de olho na instabilidade carioca, que tem tido dificuldades para manter o placar quando sai vencendo. Que os jogos contra Flamengo, pela Copa-Sul-Americana, e Coritiba e Fluminense, pelo Brasileirão, tenham servido de lição.

 

Jogos da 36ª rodada do Brasileirão 2017

Domingo, 19 de novembro

  • 17:00 – Flamengo 3×0 Corinthians – Palpite: Flamengo
  • 17:00 – São Paulo 0x0 Botafogo – Palpite: São Paulo
  • 17:00 – Vitória 1×1 Cruzeiro – Palpite: empate
  • 17:00 – Sport 1×0 Bahia – Palpite: Sport
  • 17:00 – Atlético Goianiense 1×1 Chapecoense – Palpite: Atlético Goianiense
  • 19:00 – Santos 1×0 Grêmio – Palpite: Santos
  • 19:00 – Atlético Mineiro 3×0 Coritiba – Palpite: Atlético Mineiro
  • 19:00 – Atlético Paranaense 3×1 Vasco – Palpite: Atlético Paranaense

Segunda-feira, 20 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Ponte Preta – Palpite: empate
  • 20:00 – Avaí x Palmeiras – Palpite: empate