Brasileirão Série C

Série C 2017: CSA e Botafogo-SP são os favoritos à liderança na 11ª rodada

Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo

Competição exibe equilíbrio e forte presença também de Fortaleza e São Bento

Em plena metade de competição, a Série C do Campeonato Brasileiro de 2017 abre sua 11ª rodada às 21h (de Brasília) nesta sexta-feira (21) com o confronto entre Botafogo-PB e Fortaleza, duelo que pode significar uma aproximação do Fortaleza na briga pela liderança com o CSA – o clube alagoano, por sua vez, atua só no domingo, contra o Sampaio Corrêa, em sua casa, no Estádio Rei Pelé.

   

CSA FAZ PROMOÇÃO EM BUSCA DA CASA CHEIA

A boa fase do CSA tem sido aproveitada pela diretoria do clube de Maceió. Tanto que há uma promoção para que o torcedor lote as arquibancadas às 16h (de Brasília) de domingo. Houve uma venda “casadinha” de ingressos – comprando a entrada contra o Sampaio Corrêa, se ganha também o ingresso para o domingo seguinte, ante o Botafogo-PB, no mesmo “Trapichão”, como é popularmente chamado o Estádio Rei Pelé, que tem capacidade para 17.000 pessoas.

O CSA vai encontrar um Sampaio Corrêa bastante motivado para subir na tabela. O clube de São Luís, no Maranhão, ocupa o terceiro lugar, com a possibilidade inclusive de encostar no CSA na pontuação (hoje em 19 a 15).

A grande dúvida de Francisco Diá, técnico do Sampaio, é saber se seu meio-campo terá dois meias e dois volantes ou um trio defensivo. É mais provável que ele opte por uma formação mais conservadora. O CSA até aqui tem um ataque que não chega a ser assustador, é verdade, mas que é bom o suficiente para a equipe agarrar com firmeza a ponta da classificação. O clube de Alagoas marcou 11 gols em 10 jogos e sofreu apenas cinco. A sua defesa é a menos vazada da competição, com somente cinco tentos sofridos.

A disparidade da campanha do Sampaio Corrêa com relação ao CSA está mesmo no sistema defensivo, tendo levado 12 gols – mais que o dobro do CSA. O clube está na inusitada situação de ocupar o terceiro lugar, podendo incomodar os líderes de verdade, e exibindo um saldo de gols negativo de – 2.

   

BOTAFOGO-SP VISITA O LANTERNA

Famoso em todo o Brasil pelos tempos do “Carrossel Caipira” e por ser o berço do craque Rivaldo, o Mogi Mirim está irreconhecível nesta Série C. Ocupa apenas a décima e última colocação do Grupo B, com menos pontos (oito) que partidas disputadas (dez).

E a possibilidade de crescimento é complicada. O Mogi Mirim joga em casa, é verdade, mas nem a atuação no Estádio Vail Chaves, às 15h30 de sábado, anima o lanterna no confronto contra o líder Botafogo de Ribeirão Preto, também do interior de São Paulo.

O Botafogo tem linda tradição no futebol paulista e brasileiro. Foi, para ficar só em dois nomes, o clube que revelou ninguém menos que Sócrates e Raí. E a equipe está mantendo a tradição vencedora – embora oscilante nos últimos anos – nesta Série C.

Prova dessa capacidade foi dada na rodada passada, quando o “Fogão” brigou pelo resultado durante os 90 minutos e acabou sendo recompensado com o gol da vitória de 1×0 sobre o Bragantino somente aos 47 do segundo tempo. E foi um golaço: de Wesley, em uma bomba no ângulo.

Os três pontos foram vitais para as pretensões do Botafogo. O clube conta com uma apertadíssima concorrência, e sua liderança não permite sossego. Apenas três pontos separam os cinco primeiros em sua chave – logo atrás do clube do interior vêm: São Bento, Tupi, Volta Redonda e Joinville.

É um prato cheio para quem busca partidas equilibradas e com jogos definidos somente nos instantes finais – vide o 1×0 do Fogão sobre o Bragantino.

   

CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE C APÓS A 10ª RODADA:

Grupo A:

  1. CSA – 19
  2. Fortaleza – 15
  3. Sampaio Corrêa – 15
  4. Botafogo-PB – 14
  5. Remo – 13
  6. Cuiabá – 13
  7. Salgueiro – 11
  8. Moto Club – 11
  9. ASA – 11
  10. Confiança – 10

Grupo B:

  1. Botafogo-SP – 17
  2. São Bento – 16
  3. Tupi – 16
  4. Volta Redonda – 15
  5. Joinville – 14
  6. Ypiranga – 13
  7. Tombense – 13
  8. Macaé – 10
  9. Bragantino – 10
  10. Mogi-Mirim – 8

   

OS JOGOS DA 11ª RODADA:

SEXTA-FEIRA, 21 DE JULHO

  • 21h00 – Botafogo-PB x Fortaleza

SÁBADO, 22 DE JULHO

  • 15h30 – Tombense x São Bento
  • 15h30 – Mogi-Mirim x Botafogo-SP
  • 16h00 – Bragantino x Macaé
  • 16h00 – Volta Redonda x Joinville
  • 17h00 – Moto Club x Salgueiro

DOMINGO, 23 DE JULHO

  • 15h00 – Ypiranga x Tupi
  • 16h00 – CSA x Sampaio Corrêa

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO

  • 15h00 – Confiança x Cuiabá
  • 21h00 – Remo x ASA